apnéia é causada pelas obstruções na garganta já descritas. A pessoa tenta aspirar, o ar não vem, e ela acorda com um suspiro forte. O esforço se repete dezenas de vezes durante a noite. O sono é entrecortado, superficial, não-reparador. Mais grave que o ronco, ela é um problema de saúde pública pela sonolência que causa. Os apnéicos estão sempre “caindo de sono” e se expõem a riscos: são sete vezes mais propensos a se envolver em acidentes automobilísticos que outros motoristas. Estão sujeitos aos acidentes de trabalho ou baixo desempenho pela dificuldade de memorizar e se concentrar nas tarefas. Esse conjunto de sintomas ganhou o nome de síndrome de Pickwick, homenagem ao gordo e sonolento personagem de Dickens.
O estudo do ronco e da apnéia é feito pela polissonografia – exame que registra diversos parâmetros tomados durante uma noite de sono do paciente. São feitos eletrocardiogramas e eletroencefalogramas. Os movimentos respiratórios, o fluxo de ar pelo nariz e boca são registrados. Conta-se o número de apnéias e como elas repercutem na oxigenação do sangue e nos batimentos cardíacos.
Estabelecida a gravidade do problema, os médicos podem lançar mão de soluções brandas, classificadas como de “higiene do sono”, ou, então, de cirurgias complexas. No primeiro caso pede-se para o paciente evitar comer ( ou beber ) e ir dormir. Deve-se ter cuidado com tranqüilizantes. Dormir, só de lado e com a cabeceira da cama elevada. Emagrecer é fundamental ( e, às vezes, é a única solução ).
Em seguida, pode-se utilizar aparelhos para acordar o roncador, por meio de pequenos choques ou vibrações. Em 1984, havia nos Estados Unidos mais de 200 pedidos de patentes para aparelhos de redução do ronco.
Nos casos persistentes, uma máscara que contém ar comprimido pode ser aplicada sobre o nariz e boca do paciente. A força do ar soprado pelo compressor faz com que o roncador receba todo o oxigênio de que precisa e pare de roncar. Esse aparelho, o NCPAP ( sigla para a expressão em inglês Nasal Continous Positive Airway Pressure ), é incômodo, mas extremamente eficaz.
2007-02-10 04:42:09
·
answer #1
·
answered by QUELZINHA 1
·
0⤊
0⤋
Obesidade é uma das causas
2007-02-09 23:09:34
·
answer #2
·
answered by Mulher 7
·
0⤊
0⤋
Eliana, quando nós estamos casados, e um dia tumultuado e estressante, isto nos provoca ronco; pode está certa; você procure ter um dia calmo, com pouca correria, que a noite vai ser maravilhosa; você vai como om anjinho, sem fazer barulho.
Bjs.
2007-02-09 22:57:56
·
answer #3
·
answered by Antonio A 4
·
0⤊
0⤋
A minha mãe roncava muito depois que fez uma cirurgia de tiróide ela parou de roncar.
2007-02-09 22:49:53
·
answer #4
·
answered by Á amizade é como uma flor 7
·
0⤊
0⤋
Bem pode ser o travesseiro pois o travesseiro tem que apoiar o pescoço ou tomar cuidado pois ou dormir com a barriga p/ cima faz roncar e procure um medico p/ retirar as duvidas
2007-02-09 22:47:00
·
answer #5
·
answered by cris 2
·
0⤊
0⤋