Para os religiosos (preferencialmente, mas não obrigatoriamente).
Eu sei que a palavra "sagrados" aí pode não ser a mais adequada (ou politicamente correta) mas foi a maneira que eu encontrei para me referir a livros como o Alcorão, o Baghavad Gita (é assim que se escreve? =P), a doutrina de Buda, o Livro dos Espíritos de Allan Kardec, etc. Todos livros que têm, para as suas respectivas religiões, uma função parecida (eu disse parecida, não igual) com a que a Bíblia tem para o judaísmo e para o cristianismo.
Depois que li gente dizendo que acreditava na Bíblia, e em nada mais, porque via que ela "funcionava", que as coisas que ela dizia se concretizavam etc., fiquei com vontade de perguntar: vocês já leram (digo concretamente, não pela boca dos outros) algum outro livro "sagrado" pra saber se ele também diz a verdade, ou não?
Em caso positivo, gostaria que me dissessem também como vocês entendem as possíveis semelhanças - e diferenças - existentes entre um livro e outro(s). ;-)
2007-02-09
12:29:03
·
11 respostas
·
perguntado por
Drika
3
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Eu sempre digo isso nas minhas perguntas aqui, mas não custa repetir: não quero respostas grosseiras, nem contra mim nem contra ninguém. ;-)
2007-02-09
12:30:59 ·
update #1
Um esclarecimento: eu não estou perguntando às pessoas religiosas se elas já duvidaram de sua fé, seja ela qual for. Estou perguntando se elas já procuraram conhecer outras doutrinas, mesmo que só por curiosidade, pelo desejo de conhecer melhor o "outro", ok?
2007-02-09
12:46:56 ·
update #2
Eu sou agnóstico mas sei um pouco da Bíblia, já li o Baghavad Gita, já li o corão, já li alguns livros interessante sobre o budismo, já li umas 3 obras de Kardec e já li livros da Helena Petrovina Blawatsky entre outros. Posso dizer que todos esses livros podem ser ótimos ou péssimos dependendo da pessoa que as lê. Já ate´respondi utra pergunta onde escrevi que uma pessoa pode ler um texto da Bíblia e sair fazendo coisas maravilhosas pela sociedade em que vive e outra pessoa pode leer exatamente o mesmo texto e sair matando pessoas de outras crenças achando que isso é bom para Deus. O proprio Corão tem isso. Eu já li e posso dizer que apesar de ser um livro com mensagem forte em que dá para se ver que Maomé era um indivíduo aguerrido, não tem nenhuma passagem nela que justifique a crueldade então os homens bombas que se tem por aí, conseguiram enxergar algo que não estava realmetne escrito. Existe uma seita racista nos E.U.A que garante que estão certos quando à interpretação de um texto da Bìblia que fale sobre a superioridade branca sobre outras raças.Todo mundo sabe que na Bíblia não tem nada escrito sobre isso mas eles conseguiram enxergar e distorcer isso dentro de suas interpretações. Dependendo da pessoa, ela pode achar um milhão de semelhanças entre livros sagrados ou achar ZERO semelhanças afinal a outra crença com certeza é encarada como farsa. O problema não está na modalidade de fé. está nas pessoas. Elas sempre distorcem algo quando lhes convem.
2007-02-09 12:47:02
·
answer #1
·
answered by Jorge P 6
·
2⤊
0⤋
Sim já lí. Do começo ao fim. Resumi e fichei também.
Sou antropólogo e uma das minhas áreas de pesquisa é justamente a da religião.
Todos esses livros trazem informações de como você deve se comportar em sociedade para que tanto você quanto ela (ambos compõem o todo social e porisso indivíduo e sociedade devem ser uma coisa só) tenham uma coexistência pacífica e profíqua.
Besta é o cara que supõe que a bíblia ou o corão ou qualquer desses livros estejam errados. Ele será um excluido social e portanto um elemento pernicioso à sua sociedade (contraventor, bandido, criminoso, pecador, herege ou outra coisa do gênero). Certos ou errados, os conteúdos de cada um desses livros trazem cada um, uma realidade mais forte que o que seria a verdade para cada um dos povos que os seguem, ou seja, pode não ser verdadeiro, mas é real e nesse caso, a realidade é muito mais relevante do que a verdade(*).
Cada sociedade tem uma cultura baseada num comportamento religioso (Max Weber em "A ética protestante e o espírito do capitalismo"). A isso se dá o nome de "Ethos religioso". Toda sociedade tem seu ethos religioso, mesmo que alguns dos seus membros não sejam religiosos ou sigam outras religiões ou sejam agnósticos. O ethos se fundamenta no contexto histórico da formação dessa sociedae.
Mesmo que você seja ateu, a sua educação foi baseada no ethos católico devido aos jesuitas terem formado os nossos antepassados (se bem interpretada, a bíblia chama isso de "maldição da milésima geração) e ainda sermos regidos por esses fundamentos. Portanto os seus princípios éticos estão baseados na ética cristã, católica enquanto os princípios éticos americano e canadense estão baseados na ética cristã protestante e assim por diante.
Porisso é comum o povo brasileiro, americano e canadense se embasarem na bíblia para se conduzirem social e espiritualmente. Se nos baseássemos no corão seria uma aberração porque não temos nenhum vínculo cultural notável com os povos muçulmanos em nenhuma época da nossa história (contexto histórico desconsiderável).
(*) Verdade é um termo muito relativo, pois o que é a mais pura verdade para um, pode ser uma deslavada mentira para outro.
Abs
2007-02-09 13:15:43
·
answer #2
·
answered by Químico 7
·
1⤊
0⤋
Eu nunca li os outros livros sagrados, mas entendo um pouco de espiritismo e islamismo e já sei muito bem no que o cristianismo difere das demais. 1) nenhum outro líder/fundador/etc disse ser o próprio Deus, só Jesus. Todos os outros vieram para trazer princípios, idéias, um sistema de crenças. Jesus veio oferecer sua pessoa. A salvação é pela fé nele, pelo relacionamento com ele, não pelo seguimento de um sistema filosófico. Isso é único do cristianismo.
2) Todas as religiões falam sobre o homem buscando Deus. Apenas no cristianismo, é Deus buscando o homem. Nas outras, é necessário fazer boas obras, se purificar pelo próprio esforço, enfim, alcançar Deus, subir ao nível dele. No cristianismo, Deus estende a mão para puxar o homem. Desce ao nível dele, vem ao mundo como um ser humano, e leva o homem a ele por misericórdia. Uma diferença gritante.
Eu me dou por satisfeito com isso. Vejo muitíssimo mais sentido nessas coisas que só o cristianismo tem. Acho interessante aprender sobre as outras religiões, até porque dizem coisas parecidas com o cristianismo, mas são radicalmente diferentes nesses pontos, e esses pontos são o centro da minha fé.
2007-02-09 13:10:53
·
answer #3
·
answered by Fernando - Macaco Véio 5
·
1⤊
0⤋
Sim li vários e também tratados que explicam várias religiões!
Há erro e sabedoria em todos!
NADA é perfeito!
2007-02-09 12:55:52
·
answer #4
·
answered by Nabosantos 7
·
1⤊
0⤋
Boa pergunta. Não posso estabelecer o paralelo que você deseja com outros escritos,mas posso tentar esclarecer o motivo pelo qual os cristãos crêem que a Bíblia seja, ou contenha, a "verdade". Os cristãos crêem que o Espírito Santo inspirou os homens que escreveram a Bíblia, portanto seriam escritos divinamente inspirados, não provenientes da vontade humana, embora em seus escritos cada autor pudesse utilizar-se de um estilo propriamente seu. Não seria razoável esperar que um erudito como o apóstolo Paulo escrevesse como um pastor de rebanhos como o profeta Amós. Por ser considerada divinamente inspirada, a Bíblia é considerada como a Palavra do próprio Deus, a mensagem que Ele queria deixar aos homens, e portanto a revelação escrita do que seria considerado verdadeiro e justo. Os demais escritos por não serem considerados como "divinamente inspirados" pelos cristãos não são considerados "sagrados", pois são vistos mais como filosofias escritas por pessoas diferentes, sem influência ou direção divinas. Espero que alguem lhe responda mais convenientemente. PAZ
2007-02-09 12:50:41
·
answer #5
·
answered by dsn 3
·
1⤊
0⤋
Menina eu já ia dormir mas eu tenho q lhe responder esta! Talvez ninguém tenha procurado (alias pessoas já procuraram tanto qto eu mas somos poucos) razão para a vida. Eu busquei respostas a todas as minhas duvidas existenciais e li os grandes livros do oriente e ocidente. O livro dos espíritos é bom, mas melhor que a bíblia sinceramente eu não encontrei! é impressionante como a Bíblia é completa e atual. Ontem mesmo eu li no livro de Marcos que quando os homens estiverem inquietos pelo bramido do mar o fim estaria bem próximo. Fiquei assombrada: Vc tem assistido aos noticiário utimemente? Só se fala em efeito estufa e na alta do nível do mar...... tsunami.... A terra nunca foi tão maltratada e na Bíblia já estava previsto estes acontecimentos há pelo menos 2500 anos atrás. Então, dá pra duvidar? Leia Marcos apartir do versículo 18. beijocas!
2007-02-09 13:14:15
·
answer #6
·
answered by sarita 3
·
0⤊
0⤋
Querida DRIKA, A sua pergunta é muito polémica, assim sendo não vou discutir com vc, mas uma coisa é certa, já li livros que falam sobre religião, mas que não foram ismpirados por Deus, como sabemos que a bíblia foi fruto de ismpiração Divina, por isso só conseguimos entendê-la se estivermos cheio do Senhor Espirito Santo, caso contrário não vamos entendê-la jamais.Se foi o Espirito que orientou para escrevê-la, somente Ele pode nos orientar sobre o que está escrito nela, não é verdade? Nenhum livros "sagrados que li" me deu inspiração para ser o que sou hoje, vez que o que sou eu consegui após o conhecimento, prática e perseverâça na Bíblia Sagrada. A Bíblia é fonte de: Conhecimnto, sabedoria e um meio pelo qual leva o homem a fugir do caminho do mal, por isso eu leio a Bíblia e creio no seu Santo texto. Eu Não acredito na Bíblia como um livro, mas como é a palavra de Deus. Acreditar na Bíblia é diferente de acreditar na palavra de Deus. A Bíblia é um livro como qualquer outro. É como uma laranja de onde se extrai o suco. Assim é a Bíblia, das letras dela se extrai a palavra ( conhecereis a palavra e a palavra vos libertará). Amém. Fique com Deus. Jesus te ama e eu também. Beijos no seu coração. José....
2007-02-09 13:08:49
·
answer #7
·
answered by Filho do Rei... 5
·
0⤊
0⤋
É aquela história! Cada lugar do planeta que vc nascer, vai ter a sua religião e jurar que ela é a mais perfeita. Mesmo desconhecendo as outras!
2007-02-09 12:46:48
·
answer #8
·
answered by SATELLITE 7
·
0⤊
0⤋
geralmente quem crê ; crê de tanto OUVIR / REPETIR O QUE O RELIGIOSO FALOU . EU não creio .
2007-02-09 12:41:52
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu ja li os livros de Kardek, o livro dos espiritos e Filosofia espirita, li tambem o livro dos Mórmaos.
Sinceramente... hoje temos o conhecimento do poder do pensamento, então como acreditar nas mesas girantes???
Quando li a Bíblia, principalmente o Novo testamento, me apaixonei, literalmente por Jesus.
Tenha um dia abençoado.
2007-02-09 12:38:56
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋