As bactérias anaeróbias diferem de outras bactérias de várias maneiras. Elas desenvolvem-se adequadamente em áreas do organismo com concentrações baixas de oxigênio (p.ex., intestino) e nos tecidos que sofrem um processo de degeneração, particularmente as feridas profundas e contaminadas, onde outras bactérias não conseguem sobreviver e onde as defesas do organismo não chegam facilmente.
As bactérias anaeróbias não necessitam de oxigênio, na realidade, algumas não sobrevivem em sua presença. Elas tendem a causar infecções que formam coleções purulentas (abcessos)...
2007-02-09 12:45:45
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Anaeróbio,é um tipo de bactéria que não vive nem desenvolve com presença de oxigênio....no organismo humano,onde se tem baixo oxigênio,como intestino,e se manifestam com processo de pus,(abscesso),de fácil combate!Há varias que vivem,na pele,mucosas sem causar danos,pela presença de O2....valeu!
2007-02-09 20:33:15
·
answer #2
·
answered by betowicca 6
·
1⤊
0⤋
A resposta é meio idiota, mas infecções anaeróbicas são infecções causadas por bactérias anaeróbicas, isto é, que só se reproduzem, ou reproduzem melhor com baixas txas de oxigênio no ambiente onde vivem. Essas bactérias tendem a causar infecções mais graves e tem um perfil de tratamento um pouco diferente das outras, chamadas aeróbicas (nada a ver com a ginástica).
2007-02-09 20:27:51
·
answer #3
·
answered by chefeclin 7
·
1⤊
0⤋
São aquelas causadas por microorganismos anaeróbicos, ou seja, que sobrevivem na ausência de oxigênio.
Ex.: tétano.
2007-02-09 20:27:36
·
answer #4
·
answered by Ladrão de vaca 5
·
1⤊
0⤋
Leia o trecho abaixo, extraído do "Manual Merck de Saúde para para a Família":
As bactérias anaeróbias diferem de outras bactérias de várias maneiras. Elas desenvolvem-se adequadamente em áreas do organismo com concentrações baixas de oxigênio (p.ex., intestino) e nos tecidos que sofrem um processo de degeneração, particularmente as feridas profundas e contaminadas, onde outras bactérias não conseguem sobreviver e onde as defesas do organismo não chegam facilmente.
As bactérias anaeróbias não necessitam de oxigênio, na realidade, algumas não sobrevivem em sua presença. Elas tendem a causar infecções que formam coleções purulentas (abcessos). Centenas de espécies de bactérias anaeróbias vivem normalmente e sem causar danos na pele e nas membranas mucosas (p.ex., revestimento da boca, do intestino e da vagina). Em um centímetro cúbico de fezes, podem existir várias centenas de bilhões de bactérias. Quando o ambiente normal de determinadas espécies de bactérias anaeróbias é desequilibrado por uma cirurgia, por um suprimento sangüíneo inadequado ou por uma lesão tecidual, elas podem invadir os tecidos do hospedeiro, causando infecções graves ou mesmo letais.
As bactérias anaeróbias que causam doenças incluem os clostrídios, os quais vivem na poeira, no solo, na vegetação e no trato intestinal de seres humanos e animais, os peptococos e os peptostreptococos, os quais fazem parte da flora bacteriana normal da boca, do trato respiratório superior e do intestino grosso. Outras bactérias anaeróbias incluem o Bacteroides fragilis, o qual faz parte da flora normal do intestino grosso, a Prevotella melaninogenica e o Fusobacterium spp., os quais fazem parte da flora normal da boca.
Sintomas e Diagnóstico
Os sintomas das infecções anaeróbias dependem da localização da infecção. As infecções incluem os abcessos dentais, as infecções mandibulares, a doença periodontal, a sinusite crônica e a infecção do ouvido médio, os abcessos do cérebro, da medula espinhal, dos pulmões, da cavidade abdominal, do fígado, do útero, dos órgãos genitais, da pele e dos vasos sangüíneos. Para estabelecer o diagnóstico de uma infecção anaeróbia, o médico geralmente coleta uma amostra de pus ou de um líquido corpóreo e a envia ao laboratório para cultura. A amostra deve ser manipulada cuidadosamente, pois a exposição ao ar pode matar as bactérias anaeróbias, tornando conseqüentemente inútil a cultura do material.
Prevenção e Tratamento
Uma infecção bacteriana anaeróbia grave normalmente pode ser evitada através do tratamento de uma infecção limitada a uma área específica antes que ela se dissemine. A limpeza cuidadosa e completa de feridas, a remoção de corpos estranhos e o início precoce da antibioticoterapia são medidas preventivas úteis. Antes, durante e após uma cirurgia abdominal, são administrados antibióticos intravenosos para evitar a ocorrência de infecções.
As infecções de feridas profundas tendem a ser causadas por bactérias anaeróbias. Tais infecções são tratadas principalmente através da drenagem do abcesso e da remoção cirúrgica (debridamento) do tecido morto. Como o crescimento de bactérias anaeróbias em laboratório é difícil, o médico comumente inicia a antibioticoterapia antes que os resultados da cultura estejam disponíveis.
Freqüentemente, as infecções de feridas profundas contêm mais de um tipo de bactéria e, por essa razão, pode ser realizada a administração concomitante de vários antibióticos intravenosos. A penicilina é utilizada para tratar as infecções causadas por uma mistura de bactérias da boca ou da garganta. Como as infecções originárias do intestino geralmente incluem o Bacteroides fragilis, o qual é resistente à penicilina, outros antibióticos são utilizados.
2007-02-13 10:51:11
·
answer #5
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
0⤋
Anaeróbico é uma palavra técnica que significa literalmente sem ar e se opõe a aeróbico. A presença ou ausência de ar( oxigenio -O2) ou, mais precisamente, a presença ou ausência de oxigénio no ar, afecta várias reacções químicas e biológicas. As que ocorrem na ausência de oxigénio dizem-se que ocorrem em anaerobiose (no Brasil, anaerobismo).
O Tétano é uma doença infecciosa grave que frequentemente pode levar à morte. É causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria anaeróbica
Gangrena gasosa é uma forma grave de gangrena (necrose tecidual) causada pela infecção da bactéria Clostridium perfringens, que produz gás entre os tecidos, espécie bacteriana que em condições anaeróbicas (pouco oxigênio), produz toxinas que causam necrose do tecido e sintomas associados
2007-02-09 21:12:38
·
answer #6
·
answered by Vera Lúcia 3
·
0⤊
0⤋
São infecções causadas por microrganismos que se desenvolvem sem a presença de oxigênio.O que causa o tétano é um exemplo.
2007-02-09 21:04:24
·
answer #7
·
answered by Paloma 4
·
0⤊
0⤋
São aquelas provocadas por microorganismos (bactérias) que proliferam em ambiente jejuno de oxigênio
2007-02-09 20:51:56
·
answer #8
·
answered by ciririka 7
·
0⤊
0⤋
O tétano é uma delas.
2007-02-09 20:43:24
·
answer #9
·
answered by alex 5
·
0⤊
0⤋
Infecção que pega no ar. Se estiver com lguma é melhor ficar em casa.
2007-02-09 20:27:00
·
answer #10
·
answered by Eu 7
·
0⤊
0⤋