English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando o dinheiro não era algo comum, a galera queimava touros, sacrificava ovelhas, ou seilá o que. Hoje em dia, se eu quiser queimar o meu dinheiro, ou numa versão mais filantrópica, doá-lo diretamente para alguém em necessidade ou um projeto social... posso contar isso como uma oferta ao senhor? Por que é preciso entregar a oferta à Igreja? O que é mais importante: uma Igreja bonita, luxuosa, com pé direito alto, vitrais caríssimos... ou a alimentação de um miserável?

Expliquem com com a Bíblia os que forem religiosos convictos, pois no que eu conheci e ouvi de vários pastores e padres: não se pode ser meio cristão; ou é 100%, ou não é.

E novamente peço encarecidamente, não tentem me converter, não citem trechos da Bíblia que não têm nada a ver com o assunto, não falem que eu estou sob influência maligna nem nada do tipo. E os ateus, por gentileza, não debochem: sou fascinado por religião (apesar de não querer ter uma). Sou só um curioso querendo entender outras pessoas!

2007-02-09 11:19:03 · 13 respostas · perguntado por Galahan 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Galera, vcs não entenderam a parte da Bíblia! Devem citar ela, desde que o trecho realmente responda a pergunta! Agora, se for um trecho que, por exemplo, diz que o fato de eu perguntar é influencia demoniaca, outro trecho que diz que o sangue de jesus vai me salvar... aí não né! Eu só quero a pergunta respondida!

2007-02-09 11:34:26 · update #1

Agnóstico é aquele que "acredita" na finitude do conhecimento humano, que prefere se abster de discussões de teístas e ateístas, por não enxergar a possibilidade de que o assunto chegue num consenso com argumentação que prove o lado vencedor. Respeita, e até mesmo (no meu caso) se interessa por religiões. Em síntese: não acredita, nem desacredita. Deixa a questão em aberto.

2007-02-09 11:37:08 · update #2

13 respostas

Oi! Galahan.
Disse-o muito bem, inclusive era anual, pois eram conforme o plantio, ou criação de animais, há uma citação até de três anos, para fins de tirar dúvidas, coloco abaixo:
DEUTERONÔMIO 14
22. Porás à parte o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, de tudo o que o teu campo produzir cada ano.
28. No fim de três anos, porás de lado todos os dízimos da colheita desse (terceiro) ano, e depô-los-ás dentro de tua cidade,
29. para que o levita que não tem como tu partilha nem herança, o estrangeiro, o órfão e a viúva, que se encontram em teus muros, possam comer à saciedade, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras de tuas mãos.

DEUTERONÔMIO 26.
12. Quando tiveres acabado dê separar o dízimo de todos os teus produtos, no terceiro ano, que é o ano do dízimo, e o tiveres distribuído ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que tenham em tua cidade do que comer com fartura,
13. dirás em presença do Senhor, teu Deus: tirei de minha casa o que era consagrado para dá-lo ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, como me ordenasses: não transgredi nem omiti nenhum dos vossos mandamentos.
DEUTERONÔMIO 26:28 entende-se três anos.
Mas, em certo ponto não erram, supondo uma renda anual 12.000,00 reais, teriam que dar 1.200,00 reais o que seria 100,00 reais mensais, então 100,00 x 12= 1.200,00 reais, dá no mesmo até facilita, para o referido pagamento, mesmo somando-se o décimo terceiro, que seria dividido por 13, daria no mesmo.
Porém concordo plenamente com você, que seria para os necessitados, repare que nas citações acima, revelam-se que são para quem precisa.
Embora minha Religião seja divergente, mister se faz entende-la.
Um forte abraço.

2007-02-09 11:50:01 · answer #1 · answered by RuyLFreitas 7 · 19 0

Na minha propria experiencia, eu dou dizimos e ofertas, as vezes nao para a igreja mas para alguem ou familia que precise. Faco como oferta ao Senhor. As vezes eh 10% outras vezes eh mais. Depende e varia muito.

Ja dei dizimo (valor do parto) para um casal que tinha que pagar o parto e eles estavam desempregados e sem dinheiro. O parto foi feito em hospital particular e eles nao tinham convenio.

Ja dei dizimo a missionarios que precisavam.
Neste caso, os que recebem nao sabem que fui eu. Pois eu peco a outra pessoa que entregue em meu lugar.

Dou dizimos para a igreja, nao por causa da construcao, mas para pagar o aluguel, luz, salario da faxineira, o trabalho da igreja em obras sociais (entregar quentinhas para moradores de rua), etc. Mas as vezes a igreja precisa de infra estrutura, como ar condicionado, banheiros para deficientes, bebedor, etc.

Construir templos luxuoso sou contra pois a Biblia NAO diz que Jesus veio para que todo TIJOLO que Nele cre nao pereca mas tenha vida eterna. Ele veio para salvar PESSOAS.

Bom, eh esta minha experiencia de Crista, evangelica.

PS. gostei do seu nickname
cavaleiros da tavola redonda

2007-02-09 19:52:58 · answer #2 · answered by ♫♪Fencer♫♪ 4Him 7 · 3 0

Fencer e ruylfreitas deram respostas bem esclarecedoras. Vou reforçar e acrescentar um detalhe. Esses touros e ovelhas que eram sacrificados eram para expiar pecados, não faziam parte do dízimo. Eles não são mais necessários porque (sem querer te converter) Jesus já foi "queimado" de uma vez por todas para expiação de todos os pecados. O dízimo, como dá pra ver na citação de ruylfreitas, ia para os necessitados e para os levitas, que eram uma tribo que cuidava do templo em vez de cultivar a terra. Alguma semelhança com pastores?
Quanto aos dias de hoje, acho que é bom entregar o dinheiro à igreja só porque ela tem despesas como a Fencer mencionou e porque pode redirecionar melhor. Se cada um tentar usar seus 15 reais pra ajudar um pobre, vira bagunça e perde eficiência. Mas existem outras coisas que se pode fazer com o dinheiro do dízimo. Eu faço parte de uma organização cristã universitária que paga o sustento de um assessor e realiza atividades com dinheiro de doações. Eu dou meu dízimo a esse grupo (do qual já fui tesoureiro, inclusive). Tem gente que contribui diretamente para o sustento de um missionário, tem gente que dá direto a um projeto social... na minha igreja, é possível especificar o destino da doação no envelope do dízimo e a igreja repassa.
O que eu já ouvi de estudiosos da Bíblia é que a porcentagem não importa tanto, o que vale é a noção de que todo o dinheiro pertence a Deus. Ele espera que você use uma parte pra si, pro seu sustento, e empregue a outra parte de maneira adequada aos princípios dele. Assim, quem dá 10% ao templo e, com os outros 90%, promove gastança e consumismo, não está em conformidade com o que Deus quer.

2007-02-09 20:42:34 · answer #3 · answered by Fernando - Macaco Véio 5 · 2 0

O Dizimo pertence a Deus a Bíblia confirma isso,quanto ao tempo antigo a lei era outra ,incenso,holocausto etc..em Cristo as coisas mudaram,os 10 mandamentos foram transformados em 2. Jesus facilitou tudo para todos nós.

2007-02-11 18:59:24 · answer #4 · answered by jotak 2 · 1 0

Prezado Amigo,

A Bíblia fala para entregarmos o nosso dízimo conforme abaixo e não fazendo doações p/ pessoas ou entidades.
Não sou contra fazer doações, até porque também faço.
Penso que ajudar as pessoas seria mais do que nossa obrigação.

Mas a bíblia é clara:

(Malaquias 3:10) - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

A verdade é a seguinte, tudo na Bíblia para ser acreditado depende exclusivamente da fé, não somente o dízimo.
Mas quando "dói" no bolso, todos reclamam, porque será?

Tenho sido fiel nos dízimos e nas ofertas e Deus tem me abençoado.
Tenho muitas lutas, mas também muitas vitórias.

Espero ter respondido sua pergunta.

Deus lhe abençoe!

2007-02-09 21:06:06 · answer #5 · answered by vencer5 3 · 2 1

porque isso te incomoda tanto você não contribui em nada outra coisa quem converte o homem do pecado é deus e não o homem um ponto positivo para você é curiosidade quem sabe essa curiosidade te fassa pensar diferente.e você acabe se convertendo.

2007-02-09 19:39:39 · answer #6 · answered by siberianjk 5 · 0 0

Ola colega Agnóstico;

Não, não tentarei converte-lo (apesar disto implicar grande discussão), nem ao menos colocar trechos da Bíblia, por que essa ação dependendo de como se faz fica com um jeito de calhordice.
Se estiver certo o termo Agnóstico é o estado de uma pessoa que está entre (eu acredito em Deus, mas não na Religião e eu sou Ateu) certo ou errado?
Também lhe indico a fazer um pequeno estudo sobre Progressismo na Igreja e vc vai notar que tem Padres e até Bispos que pensam como vc!

O Dizimo entre mais nada serve para as Obras da Igreja, e no tempo curto que trabalhei na Igreja aqui do bairro (Católica), pelo menos nesse tempo eu vi que a maior parte desses Dizimo vai para obras sociais mesmo, de verdade, e outra parte fica para a Igreja, (Não sei antes e nem depois disso) e também te afirmo que o dizimo no tempo que trabalhei lá não soma grande numero, o Fiel é livre para doar o quanto quiser e se quiser.
Eu não tenho Duvida da Intenção do Padre da Minha Paróquia, de serem todas boas, mas afirmo também que existem pessoas de má intenção dentro da Igreja não que queiram mexer no Dizimo, mas, de algum modo pegar carona no movimento Rossi ano, e abrir ou uma Radio (que no começo seja Pirata assim como as rádios piratas evangélicas) ou uma outra coisa qualquer.
Mas afirmo que no tempo que trabalhei, notei que p Dizimo é importante para tais Obras. Se A Igreja é rica (que é o que dizem) por causa do Vaticano não foi por causa do dizimo tenha certeza, é uma outra historia que vem de tempos...

2007-02-09 19:38:02 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

pergunta inteligentissima, não seria melhor se ter uma sinagoga
simples e humilde e de lá oferecer uma amenização aos pobres coitados? mas tudo é capitalismo esse é meu ponto de vista.

em contra partida, os desafortunados de uma visão plena espiritual, vão prefirir ir em uma igreja requintada do que ir naquela simples, (pé de chinelo) visão fraca visão materialista.

essa questão 100% analiso como uma forma de catequisar, assegurar seus fiéis na igreja, indução, sujestão eu não sou religioso logo não acredito que alguem atinja 100% de religiosidade, esse é ou não é relativo as necessidades da hora.

existem muitos atropelos nesse meio, muitos saem de uma e vão para outra devido a desarmonia entre irmãos os choques as brigas e discussões, são pessoas normais com suas atitudes
normais de inferioridade, com isso estariam usando a plenidade dos 100%??

meu abraço
deixo apenas meu ponto de vista.

2007-02-09 19:36:19 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Talvez por isso que você coloca em seu questionamento, que os islâmicos que consideramos tão atrasados, devam fazer suas ofertas diretamente aos pobres, especialmente quando casam!
Quanto ao fato de não se poder ser meio cristão!!
Esta é uma afirmação meio cristã!
Já que Jesus compreendia a grande dificuldade do homem em seguir o que ele acredita ser bom, e que errar é inevitável para nosso aprendisado, ou não constaria em seus ensinamentos "aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra"!
A imperfeição humana é a pedra base do cristianismo ou o suposto filho de Deus não teria vivido como homem, para buscar uma perfição que ele já conhecia! Ele veio justamente aprender e ensinar sobre a imperfeição humana!
Quem não doa dinheiro ( rigorosos 10%) não é cristão???
E não foi Cristo que atacou a opulência dos sacerdotes, e por isso foi morto!???
Eu sou agnóstico mas li vários cânones de diversas religiões, Alkhoran ( Alcorão) inclusive! Não consigo entender como as pessoas se prendem a trechos insigificantes de leis religiosas muito antigas e perdem a mensagem filosófica geral do texto! que é bastante interessante, dentro ou fora do contexto religioso!
Sou agnóstico e filosoficamente seria um cristão embora jamais religiosamente ( o que os padres teimam em não reconhecer que existe), e vivo bem assim, não precisando queimar ovelhas, exceto em eventuais churrascos.

2007-02-09 19:35:27 · answer #9 · answered by Nabosantos 7 · 0 0

Eu acredito que quem ajuda uma pessoa carente,agrada mais a Deus do que quem vivie dentro da igreja rezando, epessoa carente não é só de coisas materiais não, as vezes um sorriso, uma palavra amiga, é tudo que a outra pessoa precisa. agora me fala uma coisa; o que é agnóstico?

Bjsssssssssssssssssss

2007-02-09 19:33:26 · answer #10 · answered by Conceição 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers