É quando você armazena teu próprio sangue antes de uma cirurgia por exemplo, para usá-lo numa transfusão em si mesmo. É muito útil em casos de um tipo de sangue raro.
2007-02-09 10:07:19
·
answer #1
·
answered by Sistema428 - eu uso del.icio.us 5
·
1⤊
0⤋
A Autodoção é a coleta prévia do sangue de uma pessoa para uso próprio em uma cirurgia programada. É preciso uma solicitação por escrito do cirurgião do paciente definindo qual a quantidade de sangue necessário, o tipo e data do procedimento cirúrgico.
Nesse tipo de doação, podem ser obtidos concentrados de hemácias e plasma fresco. O volume coletado por unidade é de aproximadamente 450 ml, e todo o material utilizado é estéril, de uso único e descartável.
O doador/paciente deve comparecer ao Hemope no mínimo trinta dias antes da data prevista da cirurgia para ser avaliado pelo médico da coleta de sangue.
Os critérios para a liberação da doação autóloga seguem padrões técnicos específicos definidos pelo Hemope e de acordo com a legislação do País - RDC 153 - MS/ANVISA 14/06/2004.
2007-02-09 18:09:44
·
answer #2
·
answered by KssyG 2
·
0⤊
0⤋
É um método cirúrgico usado com o apoio de uma máquina q dispensa a doação de sangue, geralmente este método tem sido usado em pessoas cuja a religião não permite a doação de sangue.
2007-02-09 18:07:46
·
answer #3
·
answered by baretta 6
·
0⤊
1⤋
Burrice.
2007-02-09 18:07:17
·
answer #4
·
answered by Cuti-Cuti 4
·
1⤊
2⤋
O sangue, líquido viscoso que circula no sistema vascular dos vertebrados, é responsável pelo transporte das substâncias vitais para todos os órgãos e tecidos. A mais importante dessas substâncias, o oxigênio, é carregado pelas células vermelhas fixadas à hemoglobina.
É composto de duas partes: o plasma e os elementos figurados. O plasma não só leva as substâncias do nosso corpo aos locais onde devem agir, para nutrir e estimular, como faz circular os hormônios, encarregados de manter os vários órgãos em funcionamento equilibrado. Os elementos figurados são: leucócitos, eritrócitos e plaquetas.
Como o sangue humano não pode ser fabricado e ainda não há um substituto ideal para ele, as pessoas são a única fonte para aquele paciente que, por motivo de uma cirurgia ou acidente grave, necessita de reposição. Por isso, doar sangue é dar um presente de vida!
Sangue para próprio uso
Modernamente, são possíveis dois novos tipos de transfusão, bastante seguros:
Autodoação ou doação autóloga - Para uma cirurgia planejada, é possível ao paciente doar o seu próprio sangue com antecedência. Desta maneira, ele estará disponível caso seja necessário.
Recuperação intra-operatória - Durante a cirurgia, o médico coleta o sangue perdido para, depois, reintroduzi-lo no próprio paciente.
Como a maioria dos pacientes que necessitam de sangue não planejara a autodoação pelos motivos mais diversos, entre os quais as cirurgias de emergência, há enorme necessidade de que pessoas saudáveis se prontifiquem a doar sangue para hospitais.
Obs: Para saber se você pode coletar uma autodoação, converse com seu médico.
A segurança de pureza do sangue nos hemocentros
Atualmente, está havendo grande evolução nas medidas de segurança adotadas para garantir a pureza do sangue coletado:
Coleta de sangue sob supervisão médica
Uso de equipamentos esterilizados e agulhas descartáveis
Preenchimento de formulários minuciosos do candidato a doador
Análise do histórico médico do doador e do seu estado de saúde
Teste de sangue para avaliação de doenças transmissíveis
Informação aos doadores, no caso de impedimento, sob suas condições de saúde e orientação, se revelarem estar em condições de alto risco
Possibilidade de receber denúncia confidencial de que um doador é de alto risco.
2007-02-09 18:13:08
·
answer #5
·
answered by Lucas Brandão 3
·
0⤊
2⤋
Ser voluntário sempre, não precisar lembrar de avisar o paciente... ou em campanhas... ter a consciência que é preciso sempre doar sangue...
Abs.
2007-02-09 18:11:44
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
3⤋