English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Havia numa cidadezinha dos Estados Unidos Uma igreja Batista. Os batistas, como se sabe, são um ramo do Cristianismo muito rigoroso nos seus princípios éticos. Havia na mesma cidade uma fábrica de cerveja que, Para a igreja Batista, era a vanguarda de Satanás. O pastor não poupava a fábrica de Cerveja nas suas pregações..
Aconteceu, entretanto, que, por razões pouco esclarecidas, a fábrica de cerveja fez uma doação de 500 mil dólares para a dita igreja. Foi um auê... Os membros mais ortodoxos da igreja foram
unânimes em denunciar aquela quantia como dinheiro do diabo e que não poderia ser aceito.
Mas, passada a exaltação dos primeiros dias, acalmados os ânimos, os mais ponderados começaram a analisar os benefícios que aquele dinheiro poderia trazer: uma pintura nova para a igreja, um órgão de tubos, jardins mais bonitos, um salão social para festas. Reuniu-se então a igreja em assembléia para a decisão democrática.

2007-02-09 08:52:18 · 24 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Depois de muita discussão registrou-se a
seguinte decisão no livro de atas:

"A Igreja Batista Betel resolve aceitar a oferta de 500 mil dólares feita pela Cervejaria na firme convicção de que o diabo ficará furioso quando douber que o seu dinheiro vai ser usado para a glória de Deus."

2007-02-09 08:53:06 · update #1

24 respostas

Eu sou evangélica, mas entendi bem sua indignação, é realmente isso tem acontecido muito em igrejas evangélicas, assim como acontece tambem em igrejas católicas, não existe religião perfeita, pelo contrario, existe muitas erradas, mas fazer o que né, eu oro a Deus pra que me dê sabedoria pra não cair nessa conversa de ofertar tudo que tenho, Deus não se compra, mas isso tem sido pregado, uma pena.

2007-02-09 09:07:29 · answer #1 · answered by princess 5 · 1 0

Em toda a história, há incontáveis situções em que a religião é usada como meio de satisfazer o desejo humano. Citar esse caso não resolve nada, pois vemos diariamente escândalos envolvendo evangélicos, católicos, mulçumanos, budistas etc... ou seja, em todas as religiões existem erros, devido a ganância do homem e não por falha de Deus. Se vc crê em alguma divindade, seita, sei lá, em alguma coisa, fica com sua convicção; se não, respeite a fé alheia, e viva sua vida como vc bem entender, vc tem livre arbítrio para fazer sua escolha.

2007-02-09 17:36:05 · answer #2 · answered by metal22 2 · 3 0

Ah! a velha democracia Batista, esta é uma das mais importantes características deste povo, hora exaltada, ora criticada, isto faz desta igreja um exemplo de liberdade de expressão, mas também dá margem a este tipo de situação, afinal em qualquer debate vence quem tem melhores argumentos, mas sofrem ou são beneficiados todos os grupos, não votei no Lula, contudo ele é o nosso presidente, Não votei no Serra, mas ele é nosso governador, estes são os riscos da democracia; Nesse caso foram os mais ponderados que conduziram a um erro; Dois ex-presidentes Norte-americanos que são membros de igrejas batistas, estão fazendo a proposta do chamado "Novo Pacto Batista" que visa uma ampla discussão dos mais moderados com os mais rigorosos; Esperamos que essa discussão não tenha o mesmo efeito negativo; mas já que você gosta do assunto seria bom acompanhá-lo, quem sabe você possa achar em meio a este debate de grandes oradores, algo que lhe seja proveitoso.

O Nível de discussão nessa igreja é sempre de altíssima qualidade.

2007-02-09 20:32:47 · answer #3 · answered by rohi 7 · 2 0

tenho outra historinha melhor quer ouvir???
- Na classe - - - -

A nova professora chega na classe e diz:

- Crianças, já vou logo dizendo que eu não acredito em Deus! Quem é ateu também levante a mão!

Como sabemos que crianças às vezes concordam com tudo, especialmente quando não querem ir contra uma nova professora, quase todos levantaram a mão. Quase todos, menos uma corajosa menininha.

- Ei você aí, disse a professora, por que você não levantou a mão?
- Eu sou crente, professora!
- Ah, é? Então me diga por que você é crente?
- Fácil professora: papai é crente, mamãe é crente e eu também sou crente.
- Menina, essa foi a explicação mais burra que já ouvi em toda a minha vida. Se por acaso seu pai e sua mãe fossem retardados, o que é que você seria???
- Eu acho que eu seria ateísta, professora...

2007-02-09 17:53:31 · answer #4 · answered by vivinha_sc 2 · 3 1

Claro que vc pode mexer com os crentes, mas vc tem de aceitar que se eles te crucificarem vc não pode reclamar, quem mexeu no formigueiro foi vc.
Abraços
E que Deus esteja com vc.
Deus te ama.

2007-02-09 16:57:15 · answer #5 · answered by Julio Jr 4 · 5 3

Não Conheço a história, mas acredito que deve ter sido relatada por um membro dessa igreja visto que relata sobre a decisão de uma igreja local.
Como Batistas, pregamos a liberdade de consciência, assim é sempre possível que casos como estes aconteçam; estive em uma cidade onde uma igreja batista que estava sem pastor decidiu apoiar um candidato a prefeito, é bom lembrar que é um princípio Batista a clara separação entre igreja e estado, mas naquele caso o parentesco da maioria dos membros da igreja com o candidato prevaleceu, nossas igrejas tem autonomia para tomarem decisões, mesmo que sejam equivocadas; Veja que seu relato deixa claro que o pastor e muitos membros da igreja eram contrários à aceitação do dinheiro, mas como em nossas igrejas tudo é resolvido por votação, os que eram a favor da aceitação acabaram induzindo os duvidosos ao erro com a argumentação citada.

Temos a democracia como princípio, e ainda que esta possa gerar este tipo de situação, acreditamos que ainda seja o melhor método de administrar.

A questão da bebida alcoolica não faz parte da doutrina Batista apesar de a grande maioria dos batistas evitarem seu uso mesmo que socialmente. É até possível que esta decisão a favor tenha sido liderada por alguém que tinha alguma ligação com a tal fábrica.

Por fim nossas igrejas também estão sempre prontas
a aprender com os erros, evitando repetí-los melhorando a cada dia nossa postura ética; Muitas outras situações parecidas tiveram decisões bem mais coerentes, isto depende do nível de amadurecimento do povo.

Talvés você preferisse que o pastor impusesse sua opinião.


obs. Por que deveríamos te ofender? porventura ainda não sabe que nós batistas apreciamos um debate sincero e honesto?

2007-02-10 07:55:06 · answer #6 · answered by O Bom Pastor 3 · 1 0

meu cunhado é pastor e mecanico, tem uma boa freguesia pessoal da pesada, que vende drogas, vira e mexe ta consertando os carros deles, pq eles tem que sair a toda da policia.
seu faturamento é bom, deus usa os impios, e o dinheiro eu coloco na cama ajoelho e faço oração, deus abençoa o dinheiro e eu consigo ter prosperidade.

isso é real

2007-02-09 17:43:49 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

E aqui vai um caso não verídico:
Certo vendedor, que também era alcoólatra, sobrevivia com as vendas de uma barraca de bebidas. Um dia, o dito cujo bateu as botas e foi para o "Céu". Chegando lá, deu logo de cara com São Pedro, que lhe perguntou:

-- Meu filho, de onde você vem?

-- Acabei de morrer, senhor, e gostaria de entrar no "Céu". -- responde o bodegueiro.

-- E o que você fazia quando era vivo?

-- Vendia bebidas... Mas não se preocupe, São Pedro, minha clientela só bebia socialmente e, para completar, nunca desejei o mal pra ninguém, nem fumava, tampouco desejava coisas alheias!

-- Pois bem, pode entrar, meu filho...

De posse do "Céu", prontamente o novo inquilino tratou de armar sua barraca e começou a vender suas famigeradas bebidas. Não demorou muito, para sua surpresa, em uma semana faturou o que ele levava um mês na terra!

Feliz com o sucesso de suas vendas, o vendedor pensou: "Se aqui no 'Céu', vendo desta maneira, imagine no inferno!" Mais que depressa correu para falar com São Pedro, pedindo para ir para o quente lugar.

São Pedro, com um pouco de relutância, cedeu a persistência do mesmo. Conduzido pelo velho "Ancião", o vendedor de bebidas foi descendo até o "inferno".

Então, ciente de que realmente estava no inferno pelo calorão e cheiro de enxofre, tratou de falar com o "dono" do lugar e disse que tinha feito muito sucesso no "Céu" e que queria fazer o mesmo
no "inferno".

O capeta logo autorizou a pobre alma a instalar-se onde quisesse, com um sorriso sarcástico no canto da boca.

Rapidamente, o vendedor de bebidas escolheu o local mais movimentado do "inferno" por onde as atormentadas almas passavam e começou a gritar que tinha cerveja muito gelada para refrescar até pensamento...

Mas os dias começaram a passar e nada das bebidas saírem, nem mesmo uma pinga! Quase um mês, e nada... Angustiado pelo prejuízo eminente, decidiu falar com o diabo...

Ao chegar na presença do referido, indagou com um tom de angústia na voz.

-- O que está acontecendo aqui!? Não consigo vender uma bebida se quer!

Responde o capeta:

-- Você não sabia? Ninguém lhe contou?

-- O que deveriam ter me contado? indaga o vendedor, já quase tendo uma crise nervosa.

-- Hora, meu filho, aqui você não vende bebida alcoólica de jeito nenhum...

-- Mas, por quê?

-- Ora, porque aqui SÓ TEM "PROTESTANTE"

2007-02-09 17:11:38 · answer #8 · answered by Advicer 7 · 3 2

Um colóquio bem feito e um valor razoável,aplacam a convicção virtuosa.

2007-02-09 17:07:41 · answer #9 · answered by NEOSHET 6 · 1 0

esta história pode até ser verdade. mas eu vou te contar outra história: eu frequento uma igreja evangelica há 18 anos. nela, os pastores não são assalariados pela igreja, e pastor não é um titulo, é apenas uma função que o homem recebe. na minha igreja, não são aceitos dizimos ou ofertas de pessoas que não sejam membros. se uma pessoa que não seja membro quiser fazer uma oferta, o pastor vai avaliar o caso com muito cuidado. se for uma pessoa que não é membro, mas está na iminência de ser, pode até ser que ele abra uma exceção. recentemente, aqui na região de bh(onde moro), uma mulher que mora na região central visitou uma de nossas igrejas, gostou e começou a aparecer de vez em quando. então ela falou que sentiu no coração de doar um apartamento que ela tinha(ela tinha vários)para a igreja. o pastor com muito cuidado, juntamente com uma comissão formada por outros pastores e membros da igreja falou a ela que a igreja não poderia aceitar a sua oferta, mas que ela não se incomodasse com isso, que Deus ia continuar abençoando do mesmo jeito.a mulher se surpreendeu com a resposta e permanece na igreja até hoje.(detalhe:ela não é tratada com distinção por isso, para vc ter ideia ela participa da limpeza na igreja uma vez por semana).eu não estou falando isto para gloria do pastor ou da igreja(tanto que não vou citar o nome da igreja), mas estou falando pra vc ver q tem pessoas comprometidas em pregar o evangelho de Cristo.só isso.

2007-02-10 06:25:33 · answer #10 · answered by nenhum 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers