Não são proibidos de comemora aniversário ou qulaquer outra coisa, pois não seguem ensinamentos de homens seguimos o ensinamento de Deus e tudo que fazemos é para agradar a Deus.
Primeiro você ou qualquer outra pessoa sabe o origem das festas natalicias?os primeiros cristão comemoravam aniversário?O´próprio Jesus comemorava o seu aniversário?
Qual será o motivo deles não fazerem isso?
Os primeiros cristãos tinham suas próprias razões para não comemorar aniversários natalícios. Naquele tempo tais comemorações tinham fortes ligações com a religião pagã, que são menos percebidas hoje em dia. “O costume de comemorar o dia do nascimento liga-se . . . no seu conteúdo, a certos princípios religiosos primitivos”, diz a Enciclopédia de Religião e Ética, em inglês. Que princípios?
Os do espiritismo, por exemplo. “Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia a seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossaram esta idéia. Chamavam o espírito de o gênio. Esta noção incorporou-se na crença humana e reflete-se no anjo da guarda, na fada e no santo padroeiro.” — The Lore of Birthdays [A História dos Aniversários Natalícios], Ralph e Adelin Linton.
Outra razão para que os primitivos cristãos evitassem os aniversários natalícios era sua conexão com a astrologia. “A guarda de registros de aniversários era importante nos tempos antigos principalmente porque a data do nascimento era essencial para tirar um horóscopo”, dizem os Lintons. Para os primitivos cristãos a astrologia estava ligada às religiões orientais, ao estoicismo romano e ao confuso raciocínio dos gnósticos. Os cristãos nada queriam ter a ver com isso!
Por que deveria isso afetar as comemorações de aniversários natalícios atualmente? Bem, se os cristãos do primeiro século não festejavam seu próprio dia de nascimento nem o de Jesus, por que não deveriam os cristãos sinceros hoje seguir o exemplo deles?
‘Mas não é isso assumir uma posição extrema, mesmo fanática?’, alguns talvez perguntem. ‘Afinal, que mal há numa festa de aniversário? Nada de espiritismo ou de astrologia está envolvido hoje em dia.’
É interessante que muito do que atualmente é considerado normal nas comemorações natalícias conserva o sabor dos antigos ritos religiosos. “O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos”, dizem os Lintons. “Filócoro [antigo historiador grego] registra que no sexto dia de cada mês, o aniversário de Ártemis, a deusa [da fertilidade] da lua e da caça, bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo dessa deusa.”
Qual o significado das velas? “As velas de aniversário, na crença popular, são dotadas de magia especial para atender a pedidos . . . Velas acesas e fogos sacrificiais têm tido um significado místico especial desde que o homem começou a erigir altares para seus deuses. As velas de aniversário são assim uma honra e um tributo à criança aniversariante e trazem boa sorte”, observa a mesma fonte.
O que dizer a respeito da tradicional saudação “feliz aniversário”? Diz The Lore of Birthdays: “As saudações natalícias e votos de felicidade são parte intrínseca deste dia de festa. . . . originalmente a idéia enraizava-se na magia. O lançamento de feitiços para o bem e para o mal é o principal costume da feitiçaria. A pessoa é especialmente suscetível a tais feitiços no seu natalício, ocasião em que os espíritos pessoais dela estão presentes. . . . Saudações natalícias têm poder para o bem ou para o mal porque a pessoa nesse dia está mais perto do mundo espiritual.” — Página 20.
Os Lintons dizem que os aniversários natalícios são diferentes de outros dias de festa, pois são ocasiões “em que todos os presentes e bons votos são para a própria pessoa. O bolo de aniversário, magnífico, com seu glacê colorido e velas reluzentes, é um tributo pessoal. Outros dias festivos elevam o coração, mas os aniversários natalícios acalentam o ego”.
É para os cristãos uma boa idéia participar em comemorações que “acalentam o ego”? Dirigindo-se aos orgulhosos fariseus, Jesus advertiu que “quem se enaltecer, será humilhado, e quem se humilhar, será enaltecido”. (Mateus 23:12) Um excessivo ‘acalento-do-ego’ poderia levar à humilhação às mãos de Deus. “Não fiquemos egotistas”, aconselhou o apóstolo Paulo. — Gálatas 5:26.
‘Mas, por que fazer questão duma coisa pequena, como os aniversários natalícios?’, alguns talvez objetem. Porque os cristãos crêem que o princípio bíblico “quem é fiel no mínimo, é também fiel no muito” aplica-se aqui — Lucas 16:10
Ademais, ao passo que uma festa de aniversário natalício possa ser ‘uma coisa pequena’, um grande princípio está envolvido. A igreja do quarto século começou a aceitar aniversários natalícios apenas após grande mudança no seu modo de pensar. Conforme mencionamos na página 13, o clérigo Vandyke referiu-se ao princípio bíblico de que a igreja cristã “não faz parte do mundo” como um “conceito inferior”. Mas os cristãos que baseiam sua crença na Bíblia não podem endossar tal raciocínio!
Nossa recusa de comemorar aniversários natalícios parte dum desejo sincero de agradar a Deus. Não podem deixar de observar, como os cristãos têm notado desde os dias de Orígenes, que as duas únicas comemorações natalícias mencionadas na Bíblia foram a de um faraó egípcio e a de Herodes Ântipas, governante romano, nenhum dos quais sendo servo de Deus. É também significativo que ambas as comemorações foram marcadas por uma execução. — Gênesis 40:20-22; Mateus 14:6-11.
As Testemunhas de Jeová, contudo, apreciam a vida. Gostam de compartilhar saudáveis momentos de descontração. Aguardam juntos o cumprimento da esperança da vida eterna que virá sob o reino de Deus. (Mateus 6:9, 10; Revelação 21:3, 4) Crêem que virá o tempo em que os bebês não mais nascerão num mundo de dor e de angústia. Naquela época, todos os que nascerem poderão confiantemente contemplar uma vida tão longa que contar aniversários não fará sentido. No ínterim, o sincero amor pela vida que as Testemunhas de Jeová têm, bem como seu amor a Deus, as torna desejosas de agradá-lo mesmo em ‘coisas pequenas’, como sua atitude com relação a comemorações ainda marcadas por fundamentos da religião falsa.
“Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus.” — 1 Coríntios 10:31.
2007-02-09 04:50:41
·
answer #1
·
answered by hakyra_rj 3
·
2⤊
2⤋
bem acho q inves de atacar outros deveria prestar mais atençao na sua religiAO...e um dia saberemos quem esta certo!
2007-02-09 04:50:57
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
6⤊
1⤋
ACHO QUE CADA UM SEGUE O QUE QUISER E VIVE DO JEITO QUE ACHAR MELHOR!
2007-02-16 04:53:21
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Olá colega!! eu já estudei com testemunhas de Jeová, entre outras tantas religiões, e pelo que me lembre eles reconhecem sim o espirito santo, só não acreditam na trindade e pelo que me lembre eles vão a festas que se realizem entre eles assim como casamento, formaturas. Esse seu ser proibido como vc citou é um equivoco deveria avaliar melhor seu pré conceito com relação as religiões em vez de soltar informações incorretas como essa.
2007-02-09 04:07:53
·
answer #4
·
answered by lilica 2
·
4⤊
2⤋
Um filósofo Holandes citou certa vez....
"Não quero rir das pessoas ,
Não quero chorar por elas,
Gostaria apenas compreende-las."
Não se deve ficar espalhando meias verdades para, semear o precoceito e a discórdia, vê se cresce.
2007-02-17 00:30:39
·
answer #5
·
answered by LUCIANO K 2
·
1⤊
0⤋
Eu -
Não, não sabia, agora sei e nada mudou em mim, sendo assim isso é FOFOCA, tô fora!
Abraços.
2007-02-16 09:32:52
·
answer #6
·
answered by munchausen 7
·
1⤊
0⤋
Devemos respeitar, cada um é livre para acreditar no que quiser.
2007-02-16 07:20:59
·
answer #7
·
answered by Zuzu 2
·
1⤊
0⤋
Não podem comemorar o aniversário......????
Ve sê tem cabimento isso! Não pode ser feliz, não pode viver, não pode isso, não pode aquilo...
2007-02-15 22:23:23
·
answer #8
·
answered by A Tolerância é uma religião. 4
·
1⤊
0⤋
Como diria o Jo Soares......E DAI???????
2007-02-15 08:26:31
·
answer #9
·
answered by kadufl 3
·
2⤊
1⤋
Tá e dai? Cara, não sou testemunha de Jeová, mas na boa, vai procurar algo bom pra fazer, vai ajudar a quem necessita, vai dar de comer a alguém que tenha fome... é melhor do que ficar aqui atacando a pessoas e fazendo perguntas inúteis. Deus lhe perdoe!
2007-02-09 04:05:36
·
answer #10
·
answered by Maxximusone 2
·
5⤊
4⤋
Poxa, não sabia.Que pena brigadeiro e bolo é tão bom!
2007-02-09 04:00:16
·
answer #11
·
answered by topazio 7
·
3⤊
2⤋