English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A sociedade Torre de Vigia não havia promulgado esta doutrina até 1944. A maioria das TJ ignora que a sua liderança, no passado, introduziu outras proibições médicas, mudando de idéia mais tarde. Em 1967, por exemplo, eles proibiram o transplante de órgãos. Os seguidores deveriam preferir a cegueira a aceitar um transplante de córnea, ou morrer a se submeter a um transplante de rim. Mas, depois, em 1980, os líderes reverteram este ensinamento permitindo os transplantes novamente (A Sentinela 15/11/67, p. 702 704; Despertai! 08/06/68, p. 21; e A Sentinela 15/03/80, p.31, edições norte americanas). Além disso, entre os anos 1931 e 1952 as testemunhas de Jeová recusaram aceitar a vacinação para si mesmas e para seus filhos porque a organização ensinava que: "A vacinação é uma violação direta da aliança eterna estabelecida por Deus..." (The Golden Age, 04/ 02/31, p.293). Embora as TJs tentem citar as Escrituras para apoiar a sua posição contra a transfusão de sangue. Um abraço

2007-02-09 02:15:03 · 16 respostas · perguntado por Severino 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

a bíblia fala que não deve comer sangue, mais transfusão de sangue nem existia nos dias bíblicos, isso são ensinamentos religiosos sem base bíblia.

2007-02-09 02:30:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 3

Meu amigo. Não sou testemunha de Jeová e tb não concordo com essa história de não poder fazer transfusão, mas pq vc não utiliza o seu tempo para fazer perguntas construtivas e parar e pertubar as pessoas que não são da sua religião. Vc agindo assim, age contra os ensinamentos do Cristo! Poxa, tenha amor no coração e tente aperfeiçoar sua própria pessoa. Se todos fossem assim, este mundo com certeza seria melhor.

Abraço.

2007-02-09 11:03:54 · answer #2 · answered by Maxximusone 2 · 3 1

Todas as religiões são construídas por homens, que cometem erros. O mesmo ocorre com a situação da Igreja Católica, por exemplo, que um dia - vide santo tomáz de aquino - permitiu o aborto e hoje veda em qualquer situação, até mesmo em casos extremos.
Ocorre que o Brasil é um país laico, de modo que desde que vc não esteja invadindo o Direito do outro, tem liberdade de culto e crença religiosa, de modo que é Direito das TJ não aceitar tranfusão de sangue.

2007-02-09 10:35:09 · answer #3 · answered by ceh 2 · 2 0

Severino vc por aqui denovo tava sumido hein?
Pesquisando muito?
Que bom neh tomara que um dia desse vc pesquise e encontre a verdade.
Bom eu vim aqui pra responder sua pergunta, esse tipo de coisa me estimula mais e mais a seguir as TJ porque eu vejo que elas tem a capacidade de se ajustar com as normas de Deus ao invés de seguir normas de homens, isto é muito bom vc não acha?
Se moldar segundo o que abíblia diz ao invés de ficar seguindo o que diz o homem.
Nos apegamos a bíblia ela diz que o sangue é sagrado independente do que formos fazer com ele.
Para Deus o sangue é a vida.
Em uma das primeiras referências ao sangue, o Criador declarou: “Tudo que vive e se move vos servirá de comida. . . . Contudo não deveis comer carne com vida, isto é, com sangue.” Ele acrescentou: “Pedirei contas de vosso sangue que é vossa vida”, e então condenou o homicídio. (Gênesis 9:3-6)

Toda a humanidade foi assim avisada de que, no conceito do Criador, o sangue representa a vida.
Ele novamente se referiu ao sangue ao dar a Israel o código da Lei.Os cientistas sabem agora que o código da Lei judaica promovia a boa saúde.Ao passo que a lei sobre o sangue tinha aspectos relativos à saúde, havia muito mais envolvido. O sangue tinha um significado simbólico.
Representava a vida concedida pelo Criador. As pessoas, ao tratarem o sangue como algo especial, demonstravam que dependiam Dele para viver. O motivo principal pelo qual elas não deveriam tomar sangue era, não que o sangue era ruim para a saúde, mas que o sangue tinha um significado especial para Deus.
A Lei repetidas vezes declarava a proscrição do Criador a se tomar sangue para sustentar a vida(Deuteronômio 12:23-25; Levítico 7:26, 27; Ezequiel 33:25).

anos depois da morte de Jesus, surgiu uma questão a respeito de se quem se tornasse cristão tinha de guardar todas as leis de Israel. Isto foi discutido num concílio do corpo governante cristão, que incluía os apóstolos. Tiago, meio-irmão de Jesus, referiu-se aos escritos que continham as ordens sobre o sangue, declaradas a Noé e à nação de Israel. Seriam elas obrigatórias para os cristãos? — Atos 15:1-21.
Aquele concílio enviou sua decisão a todas as congregações: Os cristãos não precisavam guardar o código dado a Moisés, mas era ‘necessário’ que eles ‘persistissem em abster-se de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas [carne não-sangrada], e de fornicação’. (Atos 15:22-29) Vale a pena notarmos que os apóstolos situaram o evitar o sangue no mesmo elevado nível moral que o evitar adorar ídolos, nem participar em crassa imoralidade.
Ao passo que a terapia moderna que emprega o sangue não existia lá naquele tempo, o uso medicinal do sangue não é moderno.

Que dizer de transfundir sangue? Experimentos com isto começaram no início do século 16. Thomas Bartholin (1616-80), professor de anatomia na Universidade de Copenhague, Dinamarca, protestou: ‘Os que introduzem o uso de sangue humano como remédio de uso interno para doenças parecem estar abusando dele e pecando gravemente. Os canibais são condenados. Então, por que não abominamos os que mancham sua goela com sangue humano? Algo similar é receber duma veia cortada sangue estranho, quer por via oral, quer por meio de transfusão. Os autores desta operação ficam sujeitos ao terror pela lei divina, pela qual se proíbe comer sangue.’

Assim sendo, algumas pessoas refletivas dos séculos passados discerniram que a lei bíblica se aplicava ao tomar sangue nas veias, assim como se aplicava ao tomá-lo por via oral. Bartholin concluiu: “Ambas as formas de se tomar [sangue] visam um só e único propósito, o de que, por meio deste sangue, um corpo enfermo possa ser nutrido ou restaurado [à saúde].”

Eu agreadeço a vc mais uma vez por colocar perguntas assim que possamos mostrar para as pessoas que seguimos o Deus da bíblia e não a homens.

Se alguem quiser saber mais sobre o assunto podem entrar nesta página para ver :

http://www.watchtower.org/t/medical_care_and_blood.htm
Esta da wikipedia mostra qual o conceito de muitos religiosos a respeito do sangue ao longo da história do cristianismo
Se tiverem reralmente interessados em aprender alguma coisa a mais ao invésde criticar sem ao menos saber o porque das coisas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Testemunhas_de_Jeov%C3%A1_e_a_quest%C3%A3o_do_sangue

2007-02-09 11:57:08 · answer #4 · answered by hakyra_rj 3 · 2 1

S E V E R I N O, vc novamente. Cara, vc não tem nda contra as Testemunhas de Jeová, já saquei, vc deve ter alguma frustração. Sabe, vc é apóstata, já foi uma TJ no passado. Pois é gente, isso acontecia no passado. Normal. Sobre os pontos citados, a verdade é comoa luz que clareia mais e mias, até o dia estar firmemente estabelecido, se houve alguma explicação, diferente da maioria das religiões, a organização das Testemunhas de Jeová, volta no ponto. Sabe amigo, quem vai de encontro a tranfusão hj, é a própria ciência, vc precisa estudar melhor, entender o ponto. As Testemunhas são elogiadas pela sua postura, a ciência médica chegou onde estar hoje, no que tange a substância salina de ringer, a eritopoetina, enfim tratamentos alternativos, graças a resistência B Í B L I C A das Testemunhas de Jeová. Vc fala do que não conhece, torna-se injusto, tolo. Acorde, pois vc é um ser retrógrado, atrasado, se apega a informações de 1960... amigo pelo amor de Deus! Vc chegou afirmar que o nome de Deus Jeová era invenção das TJ, afirmou que não críamos em Cristo, disse que tínhamos uma fé engeçada na Sentinela, enfim, mais uma ignorância da tua parte, repete a palavra dos outros, o que ouve... vc é sábio? Verdade! Então esteja receptivo a informação, acusar sem base... Agora se não passa de um apóstata, continua com teu proceder, Jeová te sensure. Judas 9. Zacarias 14:12 pra vc caro amigo!

2007-02-09 11:14:45 · answer #5 · answered by Filipe 4 · 3 2

Acredito que suas observações são de alguém que já foi Testemunha de Jeová e hoje, possivelmente, se tornou um apóstata (alguém que se desvia da adoração pura de Jeová).

2007-02-09 10:56:49 · answer #6 · answered by AGCabeção 3 · 2 1

Eu nem sabia que a Bíblia fazia parte da "Constituição dos direitos e deveres do Cidadão."
Eu, hem... É cada coisa que se vê por aqui!

2007-02-09 10:28:57 · answer #7 · answered by rebeca_laila 3 · 1 0

Claro que não proíbe, quem inventou isso só pode ser mais um desses falsos profetas metidos a pastores somente para encher a cabeças dos mais fracos de espíritos e assim manipular a verdadeira palavra de deus.

2007-02-09 20:28:49 · answer #8 · answered by marcosprimogenito 3 · 1 1

Sumiu temporariamente com vergonha dos clones que usa - Alvves, Filipe, etc.
É "lindo" esta união entre vocês. È só ver o perfil de vocês, e como votam nas perguntas em votação para entender a desonestidade e a mentira por trás de pessoas que se dizem evangélicos e seguir a Jesus. Será que Jesus faria isso ?
Respondendo a sua pergunta:
A Bíblia proibe transfusão de sangue sim.
Na sua Bíblia ou em qualquer outra, o texto de Atos 15:28,29 diz:
Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: 29 de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação. Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós!”

O que acho mais engraçado, é que vocês que até dizem que o espírito santo é o próprio Deus, é quem orientou os apóstolos a reafirmar a ABSTENÇÃO do sangue.
Procure num dicionário e veja o que significa abstenção.
Será que um diabético que não pode comer açucar, pode injetar açucar na corrente sanguinea ???
Será que um alcoolatra inveterado, com cirrose, que deve se abster de alcool, poderia injetar alcool nas veias ???

Só alguem que não raciocina vem com suas mentiras e distorções da Bíblia e mentiras contra as Testemunhas de Jeová.
Existem diversos tratamentos alternativos às transfusões de sangue, sendo usados no mundo inteiro com sucesso.
Isto as pessoas NEM querem parar para saber.

Nós não somos do tipo de pessoa que só aceita as partes da Bíblia que lhe convém. NÃO. Entendemos que OBEDECER a Deus, é o melhor caminho. E nos esforçamos a faze-lo.

Como alguém já disse, não acha melhor procurar fazer algo pelo próximo ao invés de com ódio procurar denegrir a imagem das Testemunhas de Jeová ???

Aliás, todos estamos interessados em saber qual é a sua religião Severino Alvves Filipe.
Não seja covarde, somente diga. Gostaria de fazer umas perguntinhas sobre sua religião à base da Bíblia. Não se preocupe que não deixarei você passar vexame em público. Faço por e-mail se me der o e-mail.

2007-02-09 15:48:35 · answer #9 · answered by WDR 4 · 1 1

Bom... primeiro vou falar na seguinte ordem.
1ºO que a bíblia diz.
2ºO que a lei diz
3ºOs riscos
4ºOs tratamentos

1º O que a bíblia diz? AS Testemunhas de Jeová, que por razões religiosas não aceitam o procedimento (Levítico, 17:10-14; Atos 15:28,29).

2º O que a lei diz? Em princípio, ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (Constituição Federal, art. 5°., inciso II). Quem violar tal direito individual comete o crime tipificado no artigo 146 do Código Penal (constrangimento ilegal).

3º Os riscos. Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus HIV, HTLV I/II e para os vírus da Hepatite C e B. Exemplos disso são dois casos reais de contaminação.

http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusao de sangue)

http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina crianca de 10 anos com AIDS
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)

4º Tratamentos alternativos
Fluidos: solução de lactato de Ringer, dextran, hidroxietila de amido e outros são usados para manter o volume do sangue, evitando o choque hipovolêmico. Estão sendo testados alguns fluidos que podem transportar oxigênio.

Medicamentos: proteínas modificadas geneticamente podem estimular a produção de glóbulos vermelhos (eritropoetina), de plaquetas sanguíneas (interleucina 11) e de vários glóbulos brancos (GM-CSF, G-CSF). Outros medicamentos reduzem bastante a perda de sangue durante a cirurgia (aprotinina, antifibrinolíticos) ou ajudam a reduzir hemorragias agudas (desmopressina).

Hemóstatos biológicos: tampões (pads) de colágeno e celulose são aplicados diretamente para estancar sangramentos. Colas e seladores de fibrina podem fechar ferimentos causados por instrumentos perfurantes ou cobrir áreas maiores de tecidos que sangram.

Recuperação sanguínea: máquinas recuperam o sangue perdido durante cirurgias ou traumas. O sangue é filtrado e pode retornar ao paciente num circuito fechado. Em casos extremos, podem-se recuperar litros de sangue com esse sistema.

Técnicas cirúrgicas: através do planejamento pré-operatório, incluindo o contato com cirurgiões experientes, a equipe cirúrgica pode evitar complicações. É vital tomar medidas imediatas para estancar hemorragias. Atrasos de mais de 24 horas podem aumentar muito a mortalidade dos pacientes. Dividir cirurgias grandes em várias menores diminui a perda total de sangue.

2007-02-11 20:50:08 · answer #10 · answered by Pauloyahoo 4 · 0 1

Pura paranóia.

2007-02-09 10:36:04 · answer #11 · answered by NEOSHET 6 · 1 2

fedest.com, questions and answers