English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A reencarnação ainda enfrenta sérios problemas, quais sejam:



Seria Deus justo em destinar seres humanos a castigos por faltas de que nem tem consciência? Como irei me arrepender de erros que desconheço? Seria Deus justo castigando pessoas que foram criadas imperfeitas?
Outro fato significativo é que a reencarnação e a lei do carma choca-se grandemente com um outro pilar do espiritismo que é “fora da caridade não há salvação”, que nada mais é do que um tipo de auto redenção. Ora, segundo diz essa doutrina, toda conseqüência que temos no presente foi contraída em outra existência passada tendo de ser paga nesta ou noutra reencarnação futura para se purificar. Veja que esses dois princípios na prática entram em contradição, pois e assim fosse eu não deveria fazer caridade a quem está sofrendo, caso contrário, estaria atrasando o progresso daquele espírito para uma próxima existência. Mas em contrapartida estarei atrasando o meu próprio, pois não praticando a caridade não terei salvação como ensinou Kardec! Isto nos leva a concluir que o causador do sofrimento não passa de um executor de ordens divinas!
Se o pecado ou falta cometida na vida passada envolveu alma e corpo, não é justo que o corpo atual pague pelo corpo da última reencarnação. O ser humano não é dualista, mas um ser único, o homem sem seu corpo não é ser humano.
E se pensarmos em Jesus Cristo que segundo AK, foi o maior espírito de luz que já veio a esta terra, o que teria feito Jesus para levar uma vida daquela? Morreu como um assassino, pobre, abandonado até mesmo por seus próprios discípulos. Estaria ele pagando algum carma? Se a resposta for sim, então porque teria que paga-lo já que era perfeito, espírito de luz? Espíritos de luz já escaparão da cadeia das reencarnações!

2007-02-08 22:14:03 · 18 respostas · perguntado por APOLOGÉTICO 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

ENTRE NESSE LINK E SABERÁ MAIS SOBRE AS PRATICAS ESPIRITAS E UMBANDA E CANDOBLÉ ,ETCC...
http://www.cacp.org.br/indexespiritismo.htm

2007-02-08 22:19:20 · answer #1 · answered by RELIGIÃO MATA E CEGA 2 · 1 5

Segundo a doutrina espírita, a reencarnação faz parte do processo de evolução do espírito. Vc tem que entender que, quando vc reencarna vc como ser humano, não vai lembrar mesmo o que aconteceu na vida passada. Até porque, se vc lembra-se que razão haveria de reencarnar. A verdade é que a reencarnação é algo muito mais profundo do que isso. Seu espírito tem tendências, ele tem características singulares que, dependendo da sua criação (infância) podem ser melhorados com a ajuda dos seus pais e a sua, ou não. A partir disto, não quer dizer que tudo o que acontece com o individuo é decorrente da encarnação anterior. Por isso, eu disse que esse assunto é muito complexo por este motivo te aconselho a ler um pouco mais (leia alguns livros da zibia gasparetto, já que ela tem uma linguagem mais prética para quem não conhece muito o assunto) a respeito, antes de destilar opiniões equivocadas...

2007-02-09 07:46:48 · answer #2 · answered by Marcelo Playing 1 · 4 1

SERIA MAIS JUSTO CONDENAR AO CASTIGO ETERNO, POR ALGO QUE NÃO FOI ETERNO?
PODERÁ SE SUBMETER A VONTADE DE DEUS, POIS SABE QUE TUDO QUE VC COLHE É PORQUE PLANTOU. OU SE ALGO RUIM TIPO: ACIDENTE E VC FICA PARAPLÉGICO OU TETRAPLÉGICO, SE NÃO FOI ISTO QUE A JUSTIÇA DIVINA DETERMINOU DEVIDO A FALTAS NO PASSADO ENTÃO DEUS SERIA INJUSTO.
MAS LEMBRE-SE QUEM DEVE SEMPRE ESQUECE, MAS QUEM COBRA NÃO.

2007-02-09 08:37:56 · answer #3 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 2 0

Reencarnação? Lei do carma?
Isso é a maior bobagem que já inventaram.
Deus criando pessoas imperfeitas??? Ora, faça-me o favor!
Esse seu deus deve ser muito fraquinho mesmo, né?

2007-02-09 06:38:25 · answer #4 · answered by Jorge C 3 · 3 1

A resposta para tudo é o homem se humilhar e se entregar de corpo e alma e espirito a Deus se arrepender de seus pecados e viver dependente de Deus. (*)

2007-02-09 06:24:56 · answer #5 · answered by M. A. D. S. 5 · 4 2

Você está tremendamente equivocado. Procure conhecer mais a fundo o tema pra não cair nestas armadilhas!!

2007-02-09 06:17:14 · answer #6 · answered by Vlad 3 · 4 2

Calma aí, que o negócio aí complicou todo, kkk...

Primeiro, o fato de não lembrar do passado! Vou tentar explicar alguns motivos disso com exemplos... Imagine que numa vida passada, não exatamente a passada, mas alguma vida anterior à atual, você cruelmente assassinou uma pessoa durante uma guerra! Imagine que você lembrasse disso... Seria terrível, a cada vida, lembrar de atrocidades cometidas, sofrimentos passados! Pessoas que cometeram suicídio, cometeriam novamente, não suportando as lembranças! Nesse caso, o esquecimento passa a ser uma espécie de benção! Outro motivo é para que a evolução, o aprendizado seja realmente verdadeiro (acho que isso foi redundante)... Digamos que você erra numa vida, aí morre, chega no plano espiritual e percebe a besteira que fez... Pensa em se corrigir numa vida posterir e reencarna! Se você esquece, passa pela mesma situação, mas por já ter assimilado aquela lição, não comete o mesmo erro, significa que realmente aprendeu, que aquilo já está fazendo parte de seu ser... Mas se você lembrasse que errou, que seu objetivo nessa vida é justamente corrigir aquele erro, isso acabaria influênciando sua decisão, pensando talvez em agir de certa forma apenas para avançar na jornada moral, quando na verdade o aprendizado não foi completo... Estaria acertando apenas por interesse! Esse é outro motivo de não se lembrar... Existem outros, como passar a amar um inimigo de outra vida, perdoar e muitas outras coisas... Ou seja, é indispensável o esquecimento do passado para a evolução real! O arrependimento não é aqui no plano físico, mas no plano espiritual! Ou seja, aqui você testa na prática, mas o julgamento é lá, feito por sua própria consciência! Você mesmo é quem se condena e se perdoa, impondo-se a própria pena para se perdoar e aprender... A assimilação do correto é lá! Aqui, se você realmente assimilou, acerta, pois faz parte de seu ser agora, mas se não assimilou, se não entendeu realmente, erra de novo...

Todos os espíritos surgem simples e ignorantes, evoluindo por suas próprias decisões... Deparando-se com determinadas situações, acertam ou erram de acordo com suas decisões! Se erram, quando percebem o erro, seja através de outros espíritos, que lhe explicam, seja através de qualquer outra forma, sentem-se mal por terem cometido tal ato e então surge neles a vontade de acertar em algum momento, seja por ver outros mais evoluídos e desejarem elevar-se até eles, seja por outros motivos... Ou seja, não é Deus quem impõe as penas, os castigos, os sofrimentos, são as próprias escolhas dos espíritos, aqui, ou no plano espiritual! Nós somos nossos juízes! Lógico que, existe um certo controle por parte dos demais espíritos... Ninguém pode escolher nascer rico pra ferrar os outros! Isso tem limites...

Outro erro que sempre se comete na doutrina é achar que só se reencarna para pagar por erros passados! Isso não tem lógica! Se a doutrina pregase isso, seria ridícula... Afinal, qual teria sido o motivo da primeira encarnação? O objetivo da reencarnação é a evolução! Se um espírito sempre acerta, não haverá necessidade de sofrimento! Mas é praticamente impossível que um espírito acerte sempre, assimilando de prima tudo relacionado à moral! E mesmo assim seriam necessárias várias encarnações, pois o caminho da ignorância absoluta até a perfeição é enorme!!

Ajudar os outros é bom sim, pois significa que você já possui a vontade de sentir os outros bem incutida em sua personalidade... Isso é, se não ajuda apenas para ser o bonzão, mas por sentir necessidade disso, se sentir bem em propiciar alegria aos outros, sem esperar nada em troca! Quem está sofrendo, está sofrendo por algum motivo, nem sempre por ter errado no passado, pois existem inúmeros motivos para isso... Ajudar alguém necessitado é o correto, não importa o que essa pessoa fez! Ajudando, podemos também estar ajudando no progresso desse espírito! Vou citar um exemplo... Imagine um cara que, numa outra vida, ficou rico passando por cima dos outros, menosprezava os mais pobres, achava-os lixos humanos e nunca sentiu piedade pelos necessitados... Então, essa pessoa reencarna na situação inversa, nascendo em família obre e passa necessidades... Pisado pelos outros, humilhado e se revolta com o mundo! Então, chega uma alma caridosa e lhe ajuda, lhe dá um prato de comida, lhe ajuda a trabalhar, a se sustentar, essa pessoa consegue melhorar de vida, graças ao outro, que teve a iniciativa de ajudá-lo! Imagine só a sensação de gratidão que essa pessoa pode sentir do outro... Será que isso não ficará marcado nas entranhas espirituais daquele que antes era insensível ao sofrimento alheio! Ele pode não se lembrar em vida que no passado foi cruel, mas ao chegar no plano espiritual, aquela sensação de que é bom ajudar, que os outros também sofrem, estará marcada profundamente nele! Ou seja, ajudar é muito bom sim, para ambas as partes! Afinal, Deus deseja isso mesmo, que as pessoas se preocupem com as outras, desejem o melhor para todos, que ninguém sofra!

No caso de Jesus, vale lembrar do que mencionei anteriormente... A reencarnação não existe unicamente para pagar por erros passados! Jesus era sim um espírito elevadíssimo! Tão elevado, que nasceu num mundo atrasado para seu nível moral, dedicando a vida a ensinar o caminho, abrindo os olhs de um povo que matava em nome de Deus, sacrificava animais virgens, assassinava inimigos cruelmente... Não titubeou no que acreditava até o fim, não fazendo como muitos outros, que negavam qualquer coisa apenas para morrer rápido! Não, foi até o fim decidido! Sofreu, sofreu e sofreu, dedicou a vida a ajudar a humanidade, ou seja, nasceu apenas para ajudar a humanidade a evoluir... Não sofreu por merecer, mas pelo fato de ter contrariado os poderosos! E imagine o seguinte, se ele não tivesse tido uma história tão chocante, feito apenas o bem e mesmo assim sido cruelmente asassinado, será que hoje, a humanidade se espelharia tanto em seus ensinamentos, tentando merecer estar ao seu lado? De certa forma, seu sofrimento foi uma forma da humanidade evoluir mais depressa... Espíritos do gabarito de Jesus, evoluídos ao extremo, encarnam com o único propósito de ajudar, ajudar e ajudar! O objetivo da vida deles não é se satisfazer, mas ajudar o máximo que puderem os outros! Assim são Jesus, Chico Xavier, Ghandi, Luther King, Madre Tereza e muitos outros... Não desejam sofrer, mas isso não os impede de fazerem de tudo para melhorar a vida dos outros! Doam-se por completo! A encarnação de tais seres é para evolução dos outros, não de si mesmos!

Nota adicional:
Qual terá sido o motivo dessa orra de negativação na resposta?

Preguiça de ler de algum analfabeto, intolerância religiosa ou pirraça de fanático religioso que não aceita opinião contrária?

Afinal, a única coisa que fiz foi explicar a visão espírita sem criticar nenhuma outra crença! Cada vez mais me convenço que só tem bestalhão aqui nessa seção, salvo raras excessões...

Agora sim tem motivo ra negativarem...

2007-02-09 07:29:15 · answer #7 · answered by Makoto 6 · 2 1

Olha, eu não creio em reencarnação. Vai contra a minha forma de pensar.
Creio na mao justa e divina de Deus pois eh ele que nos perdoa (lembra do Deus amor e perdão ??) e ele quem nos castiga.

Não quero acreditar que ja sofri pacas nessa vida e fiz algumas pessoas sofrerem ... e reencanarei para pagar meus pecados desta vida ou para evoluir como dizem ....
Tem 1 só vida e dela para errar ou acertar ... quem nos julgará será Deus! E somente Ele e ele julgará somente 1 vida pq foi a unica que nos deu.

2007-02-09 06:41:16 · answer #8 · answered by Fada Azul 6 · 2 1

O espiritismo assim como outras religiões ensinam que devemos ser bons para com os outros.
Se temos que ser bons para evoluir espiritualmente OU porque chegaremos ao paraíso OU porque nossa consciência manda(como no caso do ateus) isso não importa. Cada um tem sua religião, ou não, e deve ser respeitado por isso. Acho que a pessoa não deve ser julgada pela sua crença e sim pelo seu caráter.
Se quisermos podemos ser contra tudo, basta encontrar um argumento e pronto. Assim, não tem como responder. Por mais argumentos que crie você só vai acreditar no que quiser.

2007-02-09 06:59:57 · answer #9 · answered by Scout 2 · 2 2

Você desconhece enquanto encarnado, já imaginou se você se lembrasse de tudo o que fez de ruim em uma outra vida ou que fizeram para você, acha que ia conseguir conviver normalmente com isso? Se descobrisse por exemplo que seu irmão na vida passada lhe tirou a vida, como agiria? Quando o espírito retorna ao plano espiritual recorda seus atos e atitudes tendo a chance de se arrepender e melhorar. Mas isso pode levar muito tempo, muitas encarnações. Deus é sempre justo, e a imperfeição é uma das formas de aprendizado e evolução. Nós nunca passamos aquilo que não precisamos. E através do sofrimento e dar podemos tirar grandes lições.Você acha que Deus seria justo com tanta desigualdade social e moral? Uns com tudo, vivendo bem, comendo do bom e do melhor, usando boas roupas e outros com tão pouco ou nada, morando na rua revirando lixo ou pedindo dinheiro para comer.
Fazer caridade é muito bom e além de ajudar um necessitado esta fazendo um bem para você mesmo. Você acha que seria justo que a pessoa mate, roube, faça maldades e fique por isso mesmo? Você colhe o que planta. Se ficasse por isso mesmo não teria sentido essa vida, a gente só aprende quando pagamos pelos nossos atos e aprendemos a amar e a respeitar o próximo.

2007-02-09 06:45:27 · answer #10 · answered by Andrea 7 · 2 2

é a mais justa que eu já vi,injusto é dizer que seu destino esta simplismente entre o céu e o inferno.
onde está DEUS? Está regendo tudo isso.

2007-02-09 06:41:59 · answer #11 · answered by Simples Assim 3 · 2 2

fedest.com, questions and answers