Ao contrário do que se pensa, Paganismo nada tem a ver com o culto ao demônio - até porque o demônio não passa de uma invenção das tradições judaico-cristãs. A palavra "PAGÃO" vem do latim "paganus", que é aquele que mora no "pagus", no campo, na Natureza. Assim, pode-se dizer que, em termos religiosos, o Paganismo é o culto e o respeito às forças da Natureza. Para o Pagão, toda a Natureza é viva, é Sagrada - e seus deuses e deusas refletem essa crença, oferecendo conforto e equilíbrio àqueles que compreendem o real significado de se respeitar a Natureza.
Muitos equívocos são propagados quanto ao real sentido da palavra "paganismo", por dicionários, enciclopédias e até mesmo por seus seguidores. Em alguns casos, o termo pagão é empregue como sinônimo de não-cristão - o que é um grande erro, pois assim se incluiriam religiões como o Judaísmo, o Islã e outras, as quais não possuem componentes distintamente "pagãos" no sentido real da palavra - ou seja, de respeito à Natureza. Em outros verbetes, um "pagão" é aquele que ainda não foi batizado no cristianismo. Em outros mais, os termos "paganismo" e "ateísmo" são confundidos, pois ateu é aquele que não crê em nada, não possui religião - bem diferente da noção de paganismo enquanto caminho religioso.
Mas quem são os pagãos? Originalmente, esse termo era empregue para diferenciar os seguidores das religiões da Terra, dos muitos deuses e deusas da Natureza. É este o sentido que adotamos quando utilizamos o termo "paganismo". Assim, costumamos nos referir às culturas pré-cristãs da Europa e das Américas (apenas como exemplos clássicos) como "culturas pagãs". Poucas pessoas hoje em dia ainda mantêm um contato direto com as tradições originais do Paganismo, daí a necessidade de se diferenciar o Paganismo original - surgido na Antigüidade - do novo paganismo, representado por diversas correntes recentes. Para que tal diferenciação seja bem clara e cristalina, muitos autores e pesquisadores optam por utilizar o termo neo-pagão, ou seja, os novos pagãos - aqueles que seguem tradições filosófico-espirituais inspiradas nos ensinamentos e valores das Antigas Religiões. Dentre estas correntes neo-pagãs, sem dúvida duas ganham destaque: a wicca e o neo-druidismo.
Texto de Claudio Quintino (Crow)
A utor de "O Livro da Mitologia Celta"
2007-02-08 10:31:47
·
answer #1
·
answered by SATELLITE 7
·
4⤊
1⤋
Paganismo,minha querida,foi a primeira religião do mundo,onde se adoravam a lua,a terra ,o ar , o fogo,a lua,o sol,a natureza enfim.As pessoas ainda ignorantes da ciência, eram obrigadas a tratarem as doenças com chás feitos com ervas,ungüentos,e tudo o que podiam,para curar seus males.As parteiras,e mulheres que cuidavam dos doentes, foram injustamente chamadas de bruxas ou feiticeiras,pelas religiões fundadas depois do cristianismo primitivo.Com o advento do cristianismo atual,na época da Inquisição(católica),começaram a perseguir os pagãos,ou seja,os não adeptos do cristianismo.Ainda hoje existe um número bem grande de adeptos do paganismo.Segundo o que li,não fazem mal a ninguém....
2007-02-08 10:42:52
·
answer #2
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
2⤊
0⤋
Não sei!
2007-02-08 10:56:58
·
answer #3
·
answered by aila313 4
·
0⤊
0⤋
A Partir do século IV, o cristianismo se tornou religião oficial em Roma. Apesar disto, muitos continuaram fiéis ao seus Deuses e Deusas. Os habitantes do campo eram chamados “paganus” e por não terem aderido ao cristianismo passaram a serem perseguidos a forçados a converção. A partir desta época todo aquele que não fosse cristão era considerado “pagão”. A transição da Antiga Religião Pagã para a Religião Cristã, aconteceu durante um longo período. Nenhum pagão tornou-se cristão do dia para a noite. Os aristocratas foram menos resistentes, porque percebiam o poder da nova crença, mas os habitantes dos campos (paganus), recusaram-se a aceitar a nova fé. Os sacerdotes do cristianismo passaram a adaptar as festas pagãs. Alguns templos pagãos, pouco a pouco, foram usados pela Igreja. A Igreja Cristão foi de tornando uma poderosa instituição. O que ela não podia destruir na Antiga Religião ela adaptava, trasformando crenças pagãs em cristãs. Foi assim, por exemplo, que a Igreja fez com o Natal. Nesta época os Romanos festejavam Saturno. Com o tempo, os camponeses começaram a aceitar a doutrina que falava de Jesus, um homem que havia se pendurado numa cruz em favor de seus fiéis. Ele lembrava o Deus Odin que havia se pendurado uma árvore para adquirir a sabedoria das Runas. Com o tempo passaram a associar Maria, mãe de Jesus à Mãe Terra. Durante um período, houve uma fé dupla: acreditavam no novo Deus cristão, mas não abandonavam suas crenças. Sabe-se que muitas horações cristãs foram criadas, baseadas em encantamentos pagãos. Algumas invocavam Jesus e diversos santos e deuses Celtas, à um só tempo. A influêsncia do cristianismo faz-se sentir nas inscrições em que se nota uma clara mistura das duas crenças quando lemos em uma mesma pedra a invocação de proteção ao Deus Thor e, ao mesmo tempo, ao Deus cristão. Não vamos pensar que tal dominação ocorreu de forma pacífica ou rápida. Na verdade, a Igreja Cristã nunca conseguiu extinguir, de fato, as crenças classivicadas por ela como pagãs. No final do século XIV, começou a temporada da perseguição aos pagãos, às Bruxas e a tudo que era contrário às crenças cristãs. Durante quase 400 anos, muitas pessoas morreram acusadas de prática de bruxaria.
2007-02-08 10:37:39
·
answer #4
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
1⤊
1⤋
Religiões que manifestam a cultura pagã, não acreditam em Cristo, existem várias formas de paganismo e uma das formas usa sim a bruxaria
2007-02-08 10:36:07
·
answer #5
·
answered by MariaCrissssss 7
·
0⤊
0⤋
não são pessoas q nunca foram batizadas.
2007-02-08 10:32:00
·
answer #6
·
answered by carlos r 5
·
0⤊
0⤋
O paganismo é apenas a falta de um vínculo com alguma religião, como pelo batismo. Bruxaria é seita WICCA, nada tem a ver com senhor das trevas.
2007-02-08 10:35:39
·
answer #7
·
answered by Helena 3
·
0⤊
1⤋