Será que existe alguma diferença? Considere:
Todos eles crêem que Deus é conivente com a tortura de pessoas num inferno mítico:
ORIGEM: Nas crenças da antiga Babilônia e Assíria “o mundo inferior . . . é retratado como um lugar cheio de horrores, e é presidido por deuses e demônios de grande força e ferocidade”. (The Religion of Babylonia and Assyria, Boston, EUA, 1898, de Morris Jastrow, Jr., p. 581)
Todos crêem numa misteriosa trindade de deuses.
ORIGEM: Havia tríades de deuses, e entre as suas divindades havia representantes de várias forças da natureza e algumas que exerciam influência especial em certas atividades da humanidade. (Babylonian and Assyrian Religion, Norman, Okla., EUA; 1963, de S. H. Hooke, pp. 14-40) “A trindade platônica, em si meramente um rearranjo de trindades mais antigas, datando de povos mais primitivos, parece ser a trindade filosófica racional de atributos que deram origem às três hipóstases, ou pessoas divinas, ensinadas pelas igrejas...
2007-02-08
10:16:37
·
8 respostas
·
perguntado por
Hélio
3
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Todos crêem na imortalidade da alma.
ORIGEM: A crença na vida após a morte era fundamental para a religião egípcia. Os egípcios sustentavam que a alma da pessoa morta seria julgada por Osíris, o deus principal do mundo do Além. Por exemplo, um documento em papiro, supostamente do século 14 AEC, mostra Anúbis, deus dos mortos, levando a alma do escriba Hunefer perante Osíris. Numa balança, o coração do escriba, representando a sua consciência, é pesado contra a pena que a deusa da verdade e da justiça usa na cabeça. Tot, outro deus, registra o resultado. Visto que o coração de Hunefer não está pesado devido a culpa, pesa menos do que a pena, e permite-se que Hunefer entre no domínio de Osíris e receba a imortalidade. O papiro mostra também um monstro feminino parado ao lado da balança, pronto para devorar o falecido se o coração não passar pela prova.
2007-02-08
10:19:42 ·
update #1
Todos eles possuem um sacerdócio remunerado, pago pela igreja.
CONSIDERE: Paulo, apóstolo, dissem em 2 Coríntios 11:7: "Ou cometi um pecado por me humilhar, para que vós fôsseis enaltecidos, porque de bom grado, SEM CUSTO, vos declarei as boas novas de Deus? ".
2007-02-08
10:24:05 ·
update #2
Todos são ativistas políticos.
CONSIDERE: Na antiga Roma, a política e a religião estatal estavam bem entrelaçadas. Como reagiram os primitivos cristãos diante dessa situação? A Encyclopaedia Britannica explica: “Os cristãos dos primeiros três séculos se voltaram decisivamente contra a religião estatal de Roma . . . Os cristãos consideravam-se cidadãos da vindoura cidade celestial, peregrinos e estranhos na terra . . . membros do Reino de Deus . . . que estava dissolvendo seus vínculos com este mundo passageiro, e desse modo também com a ordem política.”
2007-02-08
10:27:17 ·
update #3