Se imaginar um rio e sobre o rio uma ponte suspensa feita de cordas ou lianas, verá que a tolerância está lá embaixo, indo de uma margem á outra em barco seguro...
Na ponte está o fanatismo, pronto a se precipitar no rio por falta de segurança na ponte e por pressa em percorre-la fazendo-a balançar muito.
De vez em quando o fanatismo cai no rio, nmachucando algumas pessoas que vão calma e tranquilamente no barco que atrevessa esse rio...
A tolerância viaja ao nivel da terra, pés no chão, de forma segura .. o fanatismo viaja apressado, irritado, intolerante e causa dor no mundo. É inconsistente, inconsequente e completamente obliterado por algo a que chamam fé e que, em sua ignorância nem sabem o que é isso...
Um abraço
2007-02-08 06:51:03
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
Fanatismo, do francês fanatique ou do latim fanaticus é qualquer coisa extremista, muito exagerada. Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou política extrema, ou com um entusiasmo obsessivo para uma postura ou um passatempo.
"O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos."
- Friedrich Wilhelm Nietzsche
"O nacionalismo só permite afirmações e, toda doutrina que descarte a dúvida, a negação, é uma forma de fanatismo e estupidez."
- Jorge Luis Borges
"Um clero celibatário é uma idéia especialmente boa porque ela tende a suprimir qualquer tendência hereditária ao fanatismo".
- Carl Sagan
"Que é então o perseguidor? É aquele cujo orgulho ferido e o fanatismo em furor irritam o príncipe ou magistrados contra homens inocentes , cujo único crime consiste em não serem da mesma opinião."
- Voltaire
"Não se pode raciocinar com os fanáticos. Temos de ser mais fortes que eles."
- Émile-Auguste Chartier
"Não querer associar-se senão com aqueles que aprovamos em tudo é uma quimera, é mesmo uma espécie de fanatismo."
- Émile-Auguste Chartier
"A pior coisa que pode acontecer a duas motivações válidas - o indigenismo e a ecologia - é serem levadas ao exagero. O excesso de zelo é uma forma de fanatismo. E os fanáticos costumam redobrar os esforços quando perdem de vista os objetivos."
- Roberto Campos
2007-02-08 14:58:10
·
answer #2
·
answered by Vera Lúcia 3
·
2⤊
0⤋
Fanatismo envolve a dificuldade de se analisar um fato de forma imparcial. Dificuldade de investigar a possibildiade de que sua crença pode não ser uma verdade absoluta e principalmente não suportar a presença de verdades diferentes da sua, sendo que sua verdade tem que prevalecer à base da força. Apego de forma obsessiva a uma idéia, sentimento e etc. Existe fanatismo de todas as espécies para todo tipo de coisa mas no final quase todas acabam em uma grande "*****" feita por alguém que tinha convicção de que estava certo.
2007-02-08 14:56:02
·
answer #3
·
answered by Jorge P 6
·
2⤊
0⤋
A essência do fanatismo consiste em considerar algo como tão importante que ultrapasse qualquer coisa.
Os que opõem objecções teológicas à limitação dos nascimentos, consentem que a fome, a miséria e a guerra persistam até ao fim dos tempos porque não podem esquecer um texto, mal interpretado, do Génese. Os partidários entusiastas do comunismo, tal como os seus maiores inimigos, preferem ver a raça humana exterminada pela radioactividade do que chegar a um compromisso com o mal - capitalismo ou comunismo segundo o caso. Tudo isto são exemplos de fanatismo
2007-02-08 14:48:54
·
answer #4
·
answered by Trakina 5
·
2⤊
0⤋
Fanastismo, Fanatico.
Ser viciado em algum objeto ou em alguma doutrina, seja essa religiosa, politica ou qualquer outro tipo de ideia ou pensamento.
Acreditar cegamente na doutrina e não aceitar em situação alguma que ha ideia que acredita ser a certa esteja errada.
Ser muito fã de uma pessoa.
2007-02-08 14:48:08
·
answer #5
·
answered by jetah 5
·
2⤊
0⤋
obsessão demasiada por alguma coisa(religião, time de futebol, partido político), onde a pessoa é capaz de tudo para defender seus ideais
2007-02-08 14:47:10
·
answer #6
·
answered by Elvis 55 4
·
2⤊
0⤋
Fanatismo, para mim, é sinônimo de dogmatismo e intolerância. E não só religiosos. O fanatismo muitas vezes se apresenta também na política e até nos esportes mais populares, como por exemplo o futebol.
Fanatismo significa não só a crença e a fidelidade absoluta a um ideal, como também significa você ser capaz de levar essa crença até as últimas conseqüências, e colocar ela acima de você mesmo e das outras pessoas. Significa você lutar pela superação e extinção de todas as idéias, costumes e grupos que não sejam aqueles em que você acredita.
Nem seria necessário lembrar algumas das piores catástrofes da história da humanidade decorreram, e decorrem ainda, desse tipo de postura. Isso porque fanatismo quase sempre resulta em arbitrariedade, obscurantismo e violência.
2007-02-08 15:59:59
·
answer #7
·
answered by Drika 3
·
1⤊
0⤋
Fanatismo é recusar-se com todas as forças a mudar de opinião. E de assunto.
2007-02-08 15:19:24
·
answer #8
·
answered by crtsilva 3
·
1⤊
0⤋
Na minha opinão o fanatismo é uma doença incurável.
2007-02-08 14:53:48
·
answer #9
·
answered by claudioroy s 7
·
1⤊
0⤋
Fanatismo, do francês fanatique ou do latim fanaticus é qualquer coisa extremista, muito exagerada. Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou política extrema, ou com um entusiasmo obsessivo para uma postura ou um passatempo.
2007-02-08 14:42:33
·
answer #10
·
answered by simplesecalmo 2
·
1⤊
0⤋