Esta polêmica é antiga,mas a realidade dos fatos é que os fabricantes de auto peças tem uma linha de produção específica p/atender as montadoras,prova disso é que quando compramos as peças originais de linha de montagem o símbolo ou a logomarca da montadora vem em alto ou baixo relevo sobre a peça,coisa que para o mercado paralelo não vem,vou exemplificar.
Quando por exemplo compramos um farol original na concessionária,além do alto relevo da valeo,cibié ou bosch, que são os fabricantes da peça,também vem o da montadora.Agora quando compramos sem ser o de linha de montagem,mas dos mesmos fabricantes,só aparece o relevo do fabricante,ou seja,realmente existem duas linhas de produção gerando mais custos.
Outra alegação que as montadoras fazem é de que 100% das peças passam por um controle de qualidade ,gerando um alto custo operacional, já amenizado na linha de produção do mercado de reposição,que é por amostragem.
Outra coisa que já ouvi falar também é que até a matéria prima das peças que vão atender a linha de montagem são selecionadas,mas até que ponto isso é verdade eu não sei,só sei que pesquiso bastante pois as vezes tem peças que estão mais em conta na autorizada do que nas lojas independentes,e em todas as vezes que comprei peças do mesmo fabricante da original nunca tive problemas.
Outro mistério que até hoje não entendo é porque os pneus que vem equipando o carro zero tem durabilidade maior dos de mesma marca e modelo colocados depois,e lógico que mantendo a manutenção e alinhamento/balanceamento em dia.
2007-02-08 07:34:33
·
answer #1
·
answered by Gilsone 4
·
0⤊
0⤋
Nas paralelas você está comprando a peça e nas ditas originais (lê-se paralelas com grif) você além da peça paga também o nome da montadora.
2007-02-09 09:34:10
·
answer #2
·
answered by O Culpado 2
·
0⤊
0⤋
Quando compramos peças originais , pagamos todos os custos de produção , treinamento de pessoal , segurança no trabalho ,impostos sobre o registro de funcionários , impostos sobre marcas e registro de patentes . já quando compramos uma peça paralela isto não existe, em alguns casos de acordo com a qualidade da peça não notamos a diferença da original para a paralela mas em outros casos é gritante , o certo é fazer uma pré análise antes da compra .infelizmente em nosso país para se produzir corretamente dentro da lei sai muito caro .
2007-02-09 07:19:31
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque as peças vendidas na concessionária costumam ser entregues à ela em "pacotes fechados". Ou seja, muitas peças ficam meses e até anos no estoque, sem rotatividade, e portanto têm que ser compensadas pelo alto valor de peças que vendem mais.
Por exemplo, rolamentos vendem muito mais do que molduras de acabamento do painel.
Além disso, a peça de concessionária tem a bênção da montadora, com toda a garantia que ela oferece.
Ainda no caso de peças específicas, como faróis, as peças entregues à concessionária possuem a logomarca da montadora esculpida no vidro, o que não ocorre com a peça paralela produzida pelo mesmo fabricante. Como as matrizes precisam ser diferentes, isso gera maior custo e exige a produção em linhas separadas.
2007-02-09 07:04:52
·
answer #4
·
answered by CSS™ 7
·
0⤊
0⤋
Quando é o mesmo fabricante não é linha paralela, apenas não trás a embalagem da montadora e é exatamente essa a diferença que pagamos, embalagem, pois um rolamento SKF é o mesmo produto seja na embalagem do fabricante ou na embalagem da "original de fabrica" montadora.
Só aqui temos tamanha discrepância; que embalagem cara!
Abraço.
2007-02-09 04:50:44
·
answer #5
·
answered by Tuti1708 7
·
0⤊
0⤋
Existem casos em que as peças vem da mesma fábrica e são perfeitamente iguais, tanto na aparência quanto na qualidade, porém são vendidas tanto para concessionárias autorizadas quanto para as casas de peças automotivas e eu também não entendo o porque de tanta diferença de preços, talvez seja porque fica caríssimo fabricar e colar aquele selinho "original".
2007-02-08 17:11:35
·
answer #6
·
answered by Lugano 7
·
0⤊
0⤋
Porque as peças paralelas são fabricadas com matéria-prima mais barata, não exatamente que sejam de qualidade inferior, mas são mais baratas...
E também o processo de fabricação custa mais barato (mão de obra, equipamentos etc...)
E finalmente o grande fator: Nome da Empresa... Marca... Só porque as grandes tem nome, não quer dizer que a chamada "paralela" seja de má qualidade!
Att:
Marcio
2007-02-08 14:38:51
·
answer #7
·
answered by Marcio Rockfeller 4
·
0⤊
0⤋
Que nada.. é roubo mesmo !!
Você acha que as montadoras chamam "montadoras" porque? Não fabricam nada... Só montam.. As peças são todas de terceiros. Isso é que é ganhar dinheiro fácil !!
2007-02-08 14:37:07
·
answer #8
·
answered by Fred 3
·
0⤊
0⤋
Existe dois tipos de garantia.
A garantia da fabrica que fabrica a peça e a garantia da Ford, etc.
A garantia somente da fabrica que garante o produto.
Na primeira hipotese é emitido dois certificados de garantia .
E na segunda hipotese um certificado de garantia.
2007-02-08 14:31:54
·
answer #9
·
answered by marcelo s 2
·
0⤊
0⤋