English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou entrando na menopausa... acerca de 1 ano iniciei com reposição hormonal. Acontece que de uns tempos pra cá tenho tido sensações estranhas... tipo euforia... tristeza... vontade imensa de partir deste mundo (Deus me perdoe)... elas alternam entre si por dias... depois tudo passa... e harmonia volta a reinar minha alma. O problema é que elas sempre voltam...estou tentando lidar sozinha com este problema sem me abrir com ninguém... sei que o certo seria consultar meu médico... porém morro de medo que me passe anti-depressivo... o efeito colateral desta medicação nunca me convenceu em nada... até pq acredito que depressão é um estado de espírito. Então o que fazer? Como lidar com este problema sem ajuda de médico e dos remédios? Será que consigo sair desta sem causar maiores problemas a mim e minha família?
Detalhe: Sempre fui muito determinada... forte e segura dos meus atos... entretanto agora... não estou suportando este aperto na cabeça e coração. Afff que desânimo! Obrigada!

2007-02-08 05:30:57 · 11 respostas · perguntado por branca 1 em Saúde Saúde Mental

11 respostas

Sintomas da Menopausa
Se bem que em algumas mulheres não sintam nada durante o período da menopausa, a maioria poderá sentir alguns sintomas:

Ondas de calor

Suores noturnos

Insônia

Menor desejo sexual

Irritabilidade

Depressão

Ressecamento vaginal

Dor durante o ato sexual

Diminuição da atenção e memória
Causa dos sintomas
O estrogênio é o hormônio básico da mulher. Sua produção começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa.

A falta de estrogênio causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres.

O estrogênio também é responsável pela textura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causará a diminuição do brilho da pele e uma distribuição de gordura mais masculina, ou seja, na barriga.

É a falta de estrogênio que causa a secura vaginal que acaba por afetar o desejo sexual pois transforma as relações em algo desagradável e doloroso.

O estrogênio também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol. Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardio-vasculares.

Uma outra alteração importante na saúde da mulher pela falta de estrogênio é a irritabilidade e a depressão. O estrogênio está associado a sentimentos de alta estima e a falta dele pode causar depressão em graus variados.

Por último o estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Após a menopausa grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.

Estudos recentes têm associado a falta de estrogênio ao Mal de Alzheimer, perda total da memória.
Tratamento da Menopausa
Terapia Hormonal

Se o que falta na menopausa é o estrógeno nada mais lógico que a base do tratamento seja a reposição hormonal com o estrógeno.

Em mulheres que ainda tem o útero é importante associar a progesterona para proteger contra o risco de câncer do endométrio.

Mas o mais importante hoje é que o tratamento deve ser individualizado. Médico e paciente devem discutir todas as vantagens e riscos dos diversos tipos de terapia existentes e chegar a um consenso sobre o que fazer.

Vantagens do tratamento

Redução do Risco de Osteoporose.
Redução dos Riscos de Doenças Cárdio-vasculares.#
Melhora da Depressão.
Melhora da Atividade Sexual.
Melhora da Memória com possível prevenção da Doença de Alzheimer.
Desvantagens

Custo do Tratamento.

Tratamento Prolongado.

Volta da Menstruação em algumas mulheres.

Agravamento da possibilidade de Câncer de Mama em mulheres suscetíveis.

O que não é verdade

Tratamento com hormônios aumenta os pelos no corpo.

Tratamento com hormônios engorda.

Tratamento com hormônio causa câncer.

Outros Tratamentos

No entanto para as mulheres que não podem usar os estrógenos existem alternativas com medicamentos que diminuem os sintomas e/ou os efeitos da menopausa. O seu médico saberá identificar as vantagens e desvantagens de cada medicamento.

Novos medicamentos estão sendo introduzidos no mercado que imitam as qualidades do estrógeno com diminuição dos efeitos colaterais. Um muito interessante é o raloxifeno que é um modulador seletivo dos receptores de estrogênio. ( SERM ) Leia mais

ok

2007-02-09 21:43:10 · answer #1 · answered by M.M 7 · 0 0

Amiga, tambem procurei ler algo a respeito recentemente, pois os sintomas variam de pessoa p pessoa e algumas nem necessitam de reposição hormonal. Mas se for o caso ou mesmo de um antidepressivo, voce deve avaliar o custo-benefício, pois os incomodos podem ser realmente desastrosos como as ondas de calor inesperadas, as alterações de humor, tristeza, etc. Confia, vale a pena consultar seu médico e ouvir a opinião dele. Cada caso é um caso.

2007-02-09 10:30:44 · answer #2 · answered by psintrevista 2 · 0 0

Amiga, já passei por tudo que estás passando.
Não foi fácil.
Tive que fazer uso de antidepressivos.
Também precisei de apoio psicológico.
Foi muito difícil.
Graças a Deus, consegui sair bem dessa fase.
Graças também aos médicos, aos meus familares e amigos.
Seja forte, cuide-se , você vencerá essa fase.
Bôa sorte.

2007-02-08 07:03:25 · answer #3 · answered by Leidy 6 · 0 1

não!

2007-02-08 06:59:18 · answer #4 · answered by Dalter R 2 · 0 1

você não fala quanto anos tem..apesar que idade não tem nada a ver,com o modo de pensar das pessoas,existe algumas perguntas que você deve responder tais como: como e seu ,seu tipo de vida?tem amigos? filhos,esposo etc? que esta faltando em sua vida? não acho que a menopausa e a potencial culpa da do seu estado mental..ALGO a mais esta a lhe perturbar?onde você mora?mora só?e uma casa isolada?,acho que você deve se pegar,com algumas rezas,que lhe darei aqui,,embaixo.por enquanto..tome bastante chá de camomila!! para depressão. óleo de primorosa,e LEITE DE SOJA!! que seu modo.melhora bem..procure ter um "circulo" de amigos,faca algumas orações espirituais,que sua vida mudara,se quiser mais conselho., ,pm me Diana_v`13 pelo mensageiro,e faca a seguinte prece abaixo,NÃO E NECESSÁRIO SEGUIR NENHUMA RELIGIÃO.,BOA SORTE! " ESTOU EM CONTROLE,SOU A ÚNICA AUTORIDADE,EM MINHA VIDA,ESTOU PROTEGIDA,PELO A LUZ DO MEU DIVINO SER! FECHO A MINHA AURA E CORPO DE LUZ A TODOS! MENOS MEU ÚNICO DEUS PESSOAL.AMEM. DEUS". faca esse prece,quando estiver,sobre ataque psicológico,depressão,ou estiver,com medo ,receio ou em multidões,

2007-02-08 05:55:13 · answer #5 · answered by brasil_mulher 4 · 0 1

branca você conversar com um profissional tipo psicóloga ou mesmo psiquiatra não quer dizer que tenha que tomar anti depressivos.as vezes somente falar sobre você ajuda muito.
eu também me considero forte e ,em um momento que estava difícil pra mim,tomei anti depressivos.pode acreditar que me ajudaram muito.hoje não preciso mais tomar mas se um dia precisar tomo novamente.
não sei sua idade até pode ser de origem hormonal estes sintomas todos.converse com um profissional você só tem a ganhar
a vida vale apena acredite.
boa sorte!

2007-02-08 05:53:29 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

Eu acho que, neste estágio, você deveria consultar um outro médico e lhe dizer seus temores. A menopausa é uma época muito sensível para as mulheres, aonde ocorrem mudanças tão complexas quanto a adolescencia, só que por motivos inversos.

Não pense que isso não causa um impacto emocional em você. Os hormônios são responsáveis por muitas coisas em nosso corpo, inclusive quanto a nosso humor.

Quantoa medicamentos, se eles forem usados da maneira correta e quando realmente forem necessários, eles surte efeito sim. Minha sogra tem transtorno bipolar, lhe receitaram uma medicação anti-depressiva errada e ela piorou muito.

Quando encontrou um médico mais sério que lhe esplicou que estes medicamentos precisam ser esperimentados em doses baixas nas pessoas (porque cada organismo reage de maneira diferente) até encontrar a medicação certa, ela melhorou 100%. Hoje está muito bem.

Então procure especialistas nas duas áreas, médicos com boas indicações de pessoas em quem você confia. Pode até ser que nem seja o caso de ter que tomar alguma medicação, muitas vezes apenas uma psicoterapia, com conversas, poderiam lhe ajudar muito.

A única coisa que eu recomendo mesmo é que não guarde isso só para você. Procure ajuda, mas com bons profissionais.

2007-02-08 05:47:58 · answer #7 · answered by danielpaixao 3 · 0 1

não vai adiantar nada falar nisso com o "seu" médico. Um ginecologista vai te olhar mto interessado, pq eles morrem de curiosidade, de vontade de entender como as mulheres se sentem... no máximo, ele vai te dizer: "minha mulher tb anda se sentindo assim..." (já ouvi isso de um médico! --- mas era outro problema)

mas, pelo q vc tá dizendo, parece aquilo a q chamam de transtorno bi-polar, q alterna fases de alegria e tristeza, tem remédio pra isso, mas não com "seu médico", não com um ginecologista.
Procura um médico 'de cabeça' -- psiquiatra, neurologista.

eu acho q qdo o tesão sexual diminui, tudo diminui junto. Inclusive o tesão pela vida!
não conheço ninguém q tenha se dado bem com a tal da reposição hormonal.. as mulheres engordam e ficam estranhas, chorando à toa... não é da menopausa, é da reposição;;;;

2007-02-08 05:45:15 · answer #8 · answered by Betinha 7 · 0 1

Procure o seu médico.
A medicação pode estar alterando o seu quadro,talves se ele mudar o remédio vc melhore....não se preocupe com a "depre",se v´c é mesmo uma pessoa dinamica vai vencê-a antes dela chegar...por isso não deixe para amanhã,procure logo ajuda ,pois existem vários tipos de hormônios que podem diminuir esses danos.ok.
SEJA FELIZ

2007-02-08 05:43:12 · answer #9 · answered by bonitona31 2 · 0 1

informe-se sobre os florais de bach
em especial , o rescue
nas farmacias de manipulação
boa sorte

2007-02-08 05:41:20 · answer #10 · answered by curiosa 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers