English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Costumo rasgar todos os meus recibos já pagos. (NOTAS PROMISSORIAS) assinadas por min.
Outras contas de consumo como telefone, energia, água e faturas costumo guardar por até 6 meses.
Isso está correto?
Alguma loja pode me cobrar o que já paguei mesmo, sem ter promissórias para provar que não foi pago?

É que paguei uma conta em uma loja e fiz o processo de apagar a promissoria de minha vida. Só que agora ela cobra o valor da nota novamente.
O que eu faço.
A loja min ameaçou de entrar com uma ação contra min.

2007-02-08 02:54:15 · 5 respostas · perguntado por Marcos 2 em Negócios e Finanças Finanças Pessoais

5 respostas

Amigo ninguém é obrigado a guardar nada nem segredo de estado qto mais papel agora e bom se previnir contra manobras economicas do comercio em geral que na maioria das vezes so atingem ao consumidor final mesmo que ele esteja certo o correto seria guardar documentos por um prazo de pelo menos uns 3 anos e na passagem de ano vc rasga tudoe joga fora mas não queime vc poderar estar contribuindo para o aquecimento global do nosso planeta ae vc sera tão culpado qto os comerciante que querem te azarar.....

2007-02-08 11:27:40 · answer #1 · answered by PAKONE 6 · 0 0

Eu faço esta burrice também. Nesta terra onde os sistemas não funcionam muito bem é comum você ser cobrado duas vezes por uma conta já paga. As de água, luz e telefone, fatura de cartão, ponho no débito em conta, caso cometam a burrice de me cobrar, apresento-lhes o extrato da conta. Mas já paguei uma dívida 2 vezes. O correto é ir empilhando tudo que é de comprovante numa caixa e esquecê-los. Um dia você vai lá e deixa todos aqueles referentes aos últimos 05 anos, como no caso dos comprovantes do imposto de renda.

2007-02-08 10:50:24 · answer #2 · answered by Pensando em voltar... 7 · 1 0

É aconselhavel que, sempre guardes todos os tipos de comprovantes, seja de compras ou pagos de imprestimos... A qualquer momento podes ter que demonstrar ser o dono legítimo daquilo que está contigo... Por outro lado, se fores vítima de algum assalto ou roubo... pode ser que necessites provar que o que reclamas, é realmente teu...
Assim mesmo, pode suceder que roubem um objeto a alguem, que seja semelhante a um objeto que tens eu teu poder... Podem suspeitar de tí, e a única forma de afastar a suspeita, é comprovar como adquiristes aquele objeto.
Inclusive, para o que se ganha de presente, é recomendavel pedir ao donante, um documento que justifique a posse do presente..
A inseguridade, e a falta de confiança em que vivemos na atualidade, exigem que se proceda assim.

2007-02-08 03:24:48 · answer #3 · answered by omeirelles 6 · 1 0

é preciso guardar os recibos de pagamento por 5 anos, esse é o tempo que prescreve a divida
a loja poderá cobrar a divida novamente se vc não conseguir provar que pagou

2007-02-08 03:07:16 · answer #4 · answered by curiosa 7 · 1 0

vc precisa guardar SEMPRE tudo o que foi pago. notas de consumo / extrato bancario por 5 anos, para efeito de imposto de renda, se um dia cair na malha fina irão te pedir comprovante dos anos anteriores.
sobre a nota promissõria, como foi paga? transferencia de conta? cheque? ou dinheiro vivo? se foi uma das duas primeiras alternativas, vc está amparado, pegue um extrato ou peça microfilmagem do cheque. caso tenha sido com dinheiro em mãos, ficará dificil provar.

2007-02-08 03:01:40 · answer #5 · answered by MILENE 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers