A sindrome dos ovários policisticos é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação, em virtude de um desequilíbrio hormonal. A formação de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários. Mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual. Em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal, tomados por pequenos cistos superficiais. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso. A portadora da síndrome ovula com menor freqüência e tem ciclos, em geral, irregulares. Calcula-se que a SOP afeta 20% das mulheres durante o período reprodutivo.
O QUE CAUSA
Os fatores que levam ao desenvolvimento da SOP não são totalmente conhecidos mas tem origem genética, em parte, pois irmãs ou filhas de uma mulher portadora do distúrbio tem 50% de chance de desenvolvê-la. Tudo indica que sua origem está associada com a produção da insulina em excesso pelo organismo. O aumento da quantidade dessa substância no sangue (a hiperinsulinemia) provocaria o desequilíbrio hormonal.
PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS
Ciclos irregulares, menor freqüência de ovulação e dificuldade para engravidar podem ser características comuns da síndrome dos ovários policísticos. O distúrbio ainda favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, do diabetes do tipo 2 e obesidade. Quando há excesso de hormônios masculinos são são:
Crescimento anormal de pelos nas regiões do baixo ventre, seios, queixo e buço;
Aumento da oleosidade da pele e aparecimento de espinhas e cravos;
Queda de cabelos;
Aumento do peso;
Manchas na pele, principalmente nas axilas e atrás do pescoço.
Da uma olhada no site, que vai te esclarecer mais... boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2007-02-08 01:14:07
·
answer #1
·
answered by KKzinha 6
·
0⤊
0⤋
A princípio nao se sente nada...esse é o problema...as vezes **** uma cólica e outra. A sua menstruaçao pára, os cabelos caem muito, a pele enche de espinhas e os pêlos crescem bastante no rosto tambem...Resumindo, vc fica o verdadeiro cão chupando manga....é horrível ter ovário policisticos, eu já tive e faço tratamento até hoje...
2007-02-08 01:39:56
·
answer #2
·
answered by .Suellen. 3
·
0⤊
0⤋
O QUE É
É uma síndrome ou um conjunto de sintomas provocado pela formação de microcistos no ovário. Embora freqüente nas mulheres, apenas 6% a 10% delas apresentam alterações endócrinas por causa do problema. A maior parte dos casos aparece na adolescência, acompanhando a mulher durante a vida, e tende a se normalizar após os 35 anos.
POSSÍVEIS CAUSAS
Irregularidades no funcionamento do hipotálamo;
Pesquisas genéticas sugerem que alterações cromossômicas podem originar a síndrome;
Aumento da quantidade de insulina no sangue.
A SÍNDROME
Em geral, surgem mais de dez cistos (com 6 a 10 mm cada) que ficam distribuídos perifericamente na superfície do ovário. O acúmulo de microcistos pode causar o aumento médio de 2,8 vezes o tamanho normal do ovário.
O ovário é o órgão responsável pela ovulação e também pela
produção de hormônios femininos.
SINTOMAS
Irregularidades menstruais - Normalmente são atrasos ou total ausência das menstruações;
Problemas na pele - Espinhas, quedas de cabelo, pele oleosa e aumento de pêlos no rosto e no corpo;
Aumento de peso - Distúrbios no metabolismo podem surgir, favorecendo o ganho de peso;
Dificuldade na ovulação - Parte das mulheres que têm esse problema não ovula regularmente, o que pode dificultar a gravidez.
RISCOS
Câncer de endométrio - Sem ovular, a mulher deixa de produzir o hormônio progesterona, responsável pela proteção do útero. Os riscos de câncer de endométrio aumentam;
Diabetes - O ovário policístico também pode ocasionar a disfunção da insulina, que pode levar ao aumento de colesterol, problemas cardiovasculares, e ainda, ao Diabetis Mellitus;
Problemas psicológicos - Alguns dos sintomas como irregularidade menstrual, aumento de peso e surgimento de pêlos em excesso podem gerar problemas psicológicos na mulher.
TRATAMENTOS
Pílula anticoncepcional - Para normalizar o ciclo menstrual e suprir a demanda de hormônios;
Redução de peso - É muito importante para a regularização do metabolismo, evitando assim distúrbios na produção de insulina;
Comprimidos de progesterona - Para suprir a falta deste hormônio que não está sendo produzido pelo ovário;
Cirurgia - A remoção dos cistos por cirurgia só é feita em casos extremos, nos quais a medicação não surte mais efeitos.
A FERTILIDADE É AFETADA?
Uma das conseqüências da síndrome é a diminuição da fertilidade devido à dificuldade de ovulação. Entre as mulheres que apresentam os sintomas da síndrome de ovário policístico, apenas 25% engravidam espontaneamente. Mas o tratamento para induzir à ovulação é simples; portanto, na maioria das vezes, a infertilidade é facilmente revertida.
COMO DETECTAR A SÍNDROME
Ao perceber alguns dos sintomas, é importante procurar seu médico. O ginecologista verificará a existência ou não do problema por meio de exames como:
Exame clínico;
Ultrassonografia;
Dosagem hormonal.
bjs e boa sorte.
2007-02-08 01:32:26
·
answer #3
·
answered by Baby 3
·
0⤊
0⤋
Insulina alta, pelos no rosto podem ser alguns dos sintomas...
Procure uma endocrinologista para vc se tratar....
Kisses
2007-02-08 01:12:16
·
answer #4
·
answered by Math Girl 7
·
0⤊
0⤋