English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Já que os que escreveram sobre os “acontecimentos” bíblicos tiveram acesso a outras narrativas da época.
Intuíram o valor didático existente nas lendas e acontecimentos do dia- a- dia.
E estavam interessados em alastrar seus valores religiosos.

Lembramos que os religiosos de discurso fácil e cheio de salamaleques, que falaram “em nome de Jesus”, além de defenderem prioritariamente os seus próprios interesses.

Beirando a má-fé, teriam reescrito a história cristã conforme suas crenças e conveniências.

2007-02-07 23:53:40 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Pois antigamente, além dos artistas não assinarem as suas obras, era costume plagiar e reaproveitar as tramas, os personagens ou mesmo trechos inteiros de outras culturas ou autores.

Já que as incultas e indulgentes platéias, não davam muita importância à origem do que era relatado, mas sim, a pompa, a beleza e o sentido poético do que lhes era transmitido.

2007-02-07 23:54:23 · update #1

10 respostas

Prove isso que você está dizendo. Você garante que a Bíblia é mentira? Posso largar minha fé por sua conta?

2007-02-08 00:15:50 · answer #1 · answered by Fernando - Macaco Véio 5 · 0 1

Leia 2º PED. 1 : 20 , 21

2007-02-08 08:10:36 · answer #2 · answered by Índião 6 · 1 0

Os adeptos do fundamentalismo bíblico dizem estar na Bíblia a solução de tudo que precisamos, mas porque somente a polícia americana encontrou dólares ali dentro?

2007-02-08 18:48:01 · answer #3 · answered by ? 6 · 0 0

lisandro
não acredito que tenha sido assim, pois a biblia é cheia de passagens recebidas mediunicamente (profetas)e o NT não pode ser negado sob pena de afirmarmops ser a historia de jesus um tremendo teatro. quantomao VT pode até ser. mas devemos também considerar a carte que são jeronimo fez ao papa dãmaso com receio e que diz o seguinte

:

Da velha obra me obrigais fazer obra nova. Queria que, de alguma sorte, me coloque como arbitro entre os exemplares da Escritura que estão dispersos por todo o mundo, e, como diferem entre si, que eu distinga os que estão de acordo com o verdadeiro texto Grego, É um piedoso trabalho, mas é também um perigoso arrojo, da parte de quem deve por todos ser julgado, julgar ele mesmo os outros, querer mudar a língua e um velho e conduzir à infância o mundo já envelhecido.
Qual, de fato, o sábio e mesmo o ignorante que, desde que estiver nas mãos um exemplar (novo), depois de o haver percorrido apenas uma vez, vendo que se acha em desacordo com o que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que eu sou um sacrílego, um falsário, porque terei tido a audácia de acrescentar, substituir, corrigir alguma coisa nos antigos livros?
Um duplo motivo me consola desta acusação. O primeiro é que vós, que sois o soberano pontífice, me ordenais que o faça; o segundo é que a verdade não poderia existir em coisas que divergem, mesmo quando tivessem eles por si a aprovação dos maus ““.
São Jerônimo – tradutor da Vulgata

A carta é a confissão do tradutor que falsificou, acrescentou, substituiu e corrigiu os originais traduzidos, por ordem do soberano da igreja a que servia, no final do século IV, principio da idade medieval.

2007-02-08 09:20:06 · answer #4 · answered by lcmvip 5 · 0 0

A questão é quem copiou de quem?

As narrativas da criação e do dilúvio são contadas à todos os povos desde os tempos de Noé (Há mais de 4000 anos atrás) através da tradição oral sendo acrescida e incrementada de acordo com as culturas locais; É bom também lembrar que algumas profecias foram feitas à Adão; e o Evangelho foi pregado à Abraão (3800 anos atrás) que tem influência direta sobre a religião de 2/3 da humanidade considerado pai por Cristãos, Judeus e Mulçumanos.

Note que os feitos de Heracles (Hércules) são narrador em cerca de 800 a/c pelos gregos; os de Sansão; bem semelhantes em 1200 a/c cerca de 400 anos antes, tempo o suficiente para que os gregos ouvissem a história e fizessem sua versão (se é que se trata dos mesmos personagens).

Se considerarmos que tudo isto é apenas um plano religioso para provar suas idéias, poderemos jogar toda a possível história como apenas lendas inventadas, e no mínimo aplaudir a inteligência daqueles que conseguiram montar e manter durante tanto tempo uma história tão bem contada que hoje influencia mais da metade da população mundial.

Enfim para dizer que tudo isto foi inventado, precisa construir uma versão mais convincente (não cheia de falhas como as que tem sido apresentadas até agora).

2007-02-08 08:38:22 · answer #5 · answered by O Bom Pastor 3 · 0 0

Estava lendo sobre isso agora....

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/02/070205_livrojesus_av_tp.shtml

Mas o importante não é isso e sim a mensagem de esperança e bondade que as pessoas deveriam seguir...

2007-02-08 08:22:23 · answer #6 · answered by Dan@ 6 · 0 0

primeiramente,gostaria de saber sua fonte sobre oq as pessoas da "época" pensavam?
sim pq,se vc se acha suficientemente culto,pra questionar a biblia,deve entaum ter fontes SEGURISSIMAS pra por em questao a mesma?
talvez ainda ñ saiba q pra por em questao oq quer q seja"principalmente a PALAVRA DE DEUS"precisa usar de balança,e essa balança precisa(pelo menos)acusar o mesmo peso,pra ter algum credito,faça isso,e sem tomar nenhum partido,avalie,ai sim adquira uma posiçao sensata.

2007-02-08 08:14:20 · answer #7 · answered by curica 2 · 0 0

leia 1 corintios 2 :14

2007-02-08 07:57:20 · answer #8 · answered by horaagora 5 · 0 0

íAmigo Lisandro,

Ao meu ver, a Bíblia é literatura escrita pelos homens, passíveis de erros e fraudes sim, e mais foi toda manipulada pela Igreja Católica . Mas, mesmo assim procurodizer dela as belas e boas coisas que nos passa.. Acredito sim que as histórias nela contidas, foram escritas conforme suas crenças e conveniências . Procuro aproveitar somente aquilo que me acrescenta algo mais . O resto é história, mas é bom conhecer a história daquele tempo, mesmo que adulterada .
Um grande abraço!
Paz, amor e alegria!

2007-02-08 08:03:33 · answer #9 · answered by Gra硠B 4 · 0 1

Algumas partes controversas, para uns e para outros não.

2007-02-08 07:57:01 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers