English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Já que gostam tanto de provas, evidências, sustentação para suas opiniões, como podem ignorar a existência de brilhantes cientistas, pesquisadores, artistas, escritores e estudantes cristãos? Como podem ignorar que tantos cristãos sejam capazes de fazer sua fé dialogar com quase qualquer assunto do mundo? Como podem receber respostas inteligentes de cristãos aqui no YR e se achar no direito de dizer que eles são iludidos e irracionais? E, finalmente: o que me impede de dizer, com a mesma facilidade, que irracionais, cegos e iludidos são os ateus?
Não quero respostas simplistas ("porque tá na cara que Deus não existe"), generalizações idiotas ("crente é tudo robozinho de pastor") nem ofensas pessoais ("você deve ter se frustrado sexualmente pra postar uma pergunta dessa").

2007-02-07 15:06:31 · 20 respostas · perguntado por Fernando - Macaco Véio 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Também não quero saber de gente rotulando os ateus, chamando de amargurados, mal-amados, chatos, etc. Aqui é um lugar pra análises sérias. Quem quer criticar, critique direito, aponte o erro que realmente existe.

2007-02-07 15:33:08 · update #1

20 respostas

Primeiramente, todos os seres humanos são racionais. Sou ateu e não considero os ateus os únicos racionais, e não acredito que os ateus em geral pensam assim. Não ignoro a existência de brilhantes cientistas que acreditam em Deus, mas eles são reconhecidos pelos trabalhos que fazem em suas diversas áreas, o que não tem nada a ver com Deus. Nenhum deles publicou um artigo científico provando ou pesquisando a existência de Deus. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você pode ser religioso e ser cientista, mas nenhum cientista sério vai misturar suas crenças com o meio acadêmico. Dessa forma, posso apreciar o trabalho de determinado cientista sem precisar concordar com tudo o que ele pensa e acredita. Posso ler um artigo científico e concordar com o que está contido no artigo, mas isso é diferente de concordar com todas as crenças particulares de seus autores. Posso gostar de um cantor ou de uma música, mesmo sabendo que o cantor ou compositor acredita nisso ou naquilo. São coisas independentes.

Existem (também não vamos generalizar) religiosos que racicionam em diversas áreas da vida, que analisam textos bíblicos e retiram morais interessantes das estórias bíblicas. A minha única crítica é que eles desenvolvem seus raciocínios com base em postulados que são tomados como verdadeiros de forma dogmática. Esses dogmas são "Deus existe", "a bíblia é a verdade", "a bíblia foi inspirado por Deus", etc. Os ateus não raciocinam com base nesses postulados, nessas crenças. A bíblia pode trazer algumas morais interessantes, assim como as fábulas infantis, contos, romances, etc. E também traz mensagens e morais muito ruins. O problema é que quando se acredita que determinado texto é sagrado e é a palavra de Deus, pode-se tomar como verdade absoluta tanto a parte boa quanto a ruim. Perceba que para analisar o que é bom e o que ruim na bíblia, utilizamos valores externos à ela, ou seja, a bíblia por si não é fonte de valores e de moral. Quem não o faz corre o risco de fazer o mal em nome de Deus. Ou seja, porque não somente apreciar as estórias bíblicas apenas como estórias, sem necessariamente acreditar nelas de forma dogmática?

As religiões nos ensinam que "a fé é uma virtude", "que deve-se crer", etc. O perigo de crer sem questionamentos e sem raciocínio, apenas crer em verdades absolutas e inabaláveis pode levar a um caminho perigoso. Muitos religiosos são explorados por causa disso e muitos religiosos fazem o mal em nome disso. Os ateus, ao contrário, não fazem o mal em nome do ateísmo.

2007-02-07 17:15:37 · answer #1 · answered by Ken 3 · 2 0

O problema dos ateus é que eles acham que os religiosos vivem numa ilusão e eles não. E eles estão completamente errados... As vezes, a lógica é falha.

E tb tem outra, a ciência tb apresenta crenças... alguém te provou que a velocidade da luz tem um valor constante? Tu fez alguma experiência? Será que o cientista não deu uma "trapaceadinha" pros cálculos "baterem"? (Olha, hoje em dia isso acontece muito!)

2007-02-07 15:48:06 · answer #2 · answered by Splät, o pirata 3 · 1 0

Na verdade não são de fato ateus, são indivíduos que se dizem ateus por acharem que é interessante se posicionar assim, como se ser ateu fosse um estilo de vida.

Faça perguntas sobre estes cientistas, sobre suas teorias, sobre os fundamentos outras religiões que não a cristã, e eles mostrarão que não as conhecem tão profundamente ao ponto de não aceitá-las, e, se houver uma mínima dúvida sobre qualquer um desses assuntos, ela é suficiente para por a prova alguém que afirma não existir um criador.

Infelizmente para alguns, ser ateu é uma oportunidade para provocar outras pessoas e não uma verdade de vida, ou seja, não existem tantos ateus assim no YR.

2007-02-07 15:24:26 · answer #3 · answered by fchal_y 5 · 1 0

Os ateus que se julgam como os únicos racionais estão errados. Existem cristãos, budistas, muçulmanos, hindus e etc que são bem racionais. Existem ateus que não são tão racionais e também cristãos, budistas, muçulmanos, hindus e etc que também não são tão racionais.
Mas talvez os ateus aqui no YR se julguem os únicos racionais aqui no pedaço porque a maioria dos cientistas, pesquisadores e escritores cristãos racionais não estão aqui. Estão aqui (com algumas excessões) justamente aqueles cristãos radicais que falam que a pessoa que não acredita em Deus e em sua palavra estão com a alma tomadas pelo demônio , portando condenadas ao inferno. Com esses argumentos, eles acabam tendo uma certa razão de se julgarem os únicos racionais, pelo menos aqui no espaço do YR.

2007-02-07 15:21:50 · answer #4 · answered by Jorge P 6 · 1 0

Assim como os ateus, que formam uma religião que é não acreditar em Deus, todas as religiões se acham donas das verdades e quem não participa da verdade desta religião são irracionais para eles.

Abraços.

2007-02-07 15:18:53 · answer #5 · answered by LionRio 7 · 1 0

Isso é mentira amigo nós não criticamos ninguém os verdadeiros ateus como eu não perdem tempo com religião e esse tipo de coisa e nós se consideramos um pouco mais racionais que os outros porque temos mente aberta e não ficamos presos a esse tipo de coisa, mas entenda que jamais criticariamos alguém e nem tentamos leva-los para noso lado e não negamos os grandes cientistas dahistôria pelo contrario nós seguimos as teorias deles.

2007-02-07 15:17:33 · answer #6 · answered by Uchiha Itachi 3 · 1 0

eu nao sou ateista ,acredito em DEUS e infelizmente tenho meus defeitos como todos ,mas na minha pequena opniao `e por que muitos que se chamam de cristao em nada tem de cristao ,sao apenas casca ,gostam de julgar ,gosta de sefazer desanto apenas para esconder e mascarar tantas inperfeicoes,nao podemos esquecer que as maoires guerras que tivemos noticias sao as famosas guerras santas que mataram e matam tantas pessoas ,e creio que nos precisamos dos ateus assim como eles precisam de nos que somos cristaos ,esta e` minha opniao ....

2007-02-07 15:16:36 · answer #7 · answered by fafa 5 · 1 0

O Fred disse tudo.....parabéns.....idéias muito bem articuladas.....a melhor resposta dessa pergunta......disparado!!!!

2007-02-07 17:46:53 · answer #8 · answered by Portantiolo 2 · 0 0

Nem sempre. Acredito em Deus e tenho visto de tudo aqui: gente que pelo fato de ter fé, trata mal quem seja ateu; pessoas que acreditam em Deus e se julgam superiores por isso; gente que não acredita em Deus e acha que por isso é inteligente e racional e ofende quem acredita... Como vc pode ver, aqui tem de tudo. Não discuto muito sobre religião no YR porque sempre tem quem extrapole os limites. Se colocássemos na cabeça de uma vez por todas que o nosso direito termina, onde começa o do outro, esse tipo de discussão não aconteceria ou aconteceria de uma forma saudável, como vc está propondo, sem ofensas.
Agora só tem uma coisa que realmente não entendo... Se eu não creio em algo, se para mim Deus não existe e é fruto da imaginação humana, qual a razão de debater ou falar sobre o que não existe? Talvez eu ainda encontre essa resposta por aqui...
forte abraço

2007-02-07 16:27:00 · answer #9 · answered by Felicidade 6 · 0 0

Vou tentar falar, eu como ateu não me julgo o unico racional é apenas um modo de pensar que não nos prende a crenças fantasiosas, ilusórias, a gente acredita naquilo que estudamos, pesquisamos etc, eu pelo menos antes de falar que sou ateu estudei muito sobre dezenas de religiões, com certeza faltam muitas, mas pelo andar da carroagem nada vai me fazer acreditar em algo superior. Vi aqui pra cima que alguém falou que ateu só entende de cristianismo, está errado essa afirmação, uma pessoa ateísta no mínimo sabe da existência de outras religioes além da cristã e que seu fundamento em suma é levar a algo superior, uma divindade, etc. Então não subjulgue-nos.

2007-02-07 15:54:51 · answer #10 · answered by Pietro 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers