English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Uma vez me disseram algo mais ou menos assim:

"A crença em Deus tem uma vantagem sobre o ateísmo. Se uma pessoa acredita em Deus, a sua crença se confirmará depois da sua morte. Se houver uma continuidade, ela terá consciência da sua certeza, no entanto, se não houver continuidade, sua consciência deixará de existir e não importará mais as suas crenças (afinal é o fim de tudo). Por outro lado, se um ateu morre e encontra uma continuidade, terá consciência que sempre esteve errado, em contra partida, se não existir continuidade, não terá consciência alguma, pois terá chegado ao fim. Sendo assim, não tenho nada a perder em crer em Deus"

O que vocês acham desse ponto de vista?

2007-02-07 13:40:00 · 13 respostas · perguntado por EdRo 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

É realmente triste ver como as pessoas atacam opiniões sem ao menos saber do que se trata a questão. Julgam tudo e todos baseados nos esteriótipos que criam ou que absorvem do meio em que vivem. Não dão oportunidade para aprenderem algo...

Tal atitude demonstra apenas imaturidade...

Realmente é muito triste não conseguir manter uma conversa saudável, onde é possível a permuta de idéias entre seres pensantes...

2007-02-07 23:14:17 · update #1

Apropósito... na minha consciência todos os detalhes batem... e é justamente por isso que acredito que Odin, Rá e Zeus são faces da mesma entidade que, ao seu tempo, satisfaziam as necessidaeds religiosas de seu tempo... se o homem evolui por que a concepção que temos de Deus não pode evoluir também?

E outra... do que adianta tanto orgulho, tanta capacidade se no fim seremos apenas um monte de carne em decomposição? Vaidade? Não consigo ver a utilidade desses sentimentos, mesmo para um ateu. Se a existência humana se basea em apenas continuar vivendo apoiada sobre orgulho e vaidade, sobre mostrar-se forte e capaz, ela então deve sofrer muito para se manter... deve passar muita raiva, muito ciúmes, muito stress, afinal a competitividade, a lei do "mais forte", do "mais capaz" é muito desgastante... acho que não é a toa que as pessoas estão morrendo mais cedo...
... e pensar que tudo isso seria diferente se tivéssemos Fé... mas enfim, tudo se resume a uma questão de valores...

2007-02-07 23:40:58 · update #2

13 respostas

Perder tempo,que poderia estar sendo usado para coisas mais úteis, do que ficar "viajando" em lendas !!!

2007-02-07 14:00:40 · answer #1 · answered by ygorusan 6 · 0 0

Também não tenho nada a perder arrancando as unhas do pé, mas não é por isso que eu vou fazer né?

2007-02-07 13:45:19 · answer #2 · answered by Um Plug no Fundo do Mar 2 · 1 0

Se você pagar dízimos, perde muito. Se não pagar dízimos perde apenas o seu caráter e o seu orgulho, porque precisa depender de uma hipótese para poder sobreviver... Acho isso, o fim!...
Eu confio em mim!... Tenho fé só em mim!... Não me curvo a ninguém!... Sou mais capaz!...

2007-02-07 14:40:45 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 2

A unica garantia que tenho eh que os pastores estao enriquecendo, isto todos sabem... A unica garantia que tenho e sei, eh que existem tantas historias sobre deuses salvadores, mas que nao deixam de ser historias. Porque nao acreditar entao no deus - ODIN RA, ou ZEUS??? Porque estaria convencido que existe um ou mais deuses? Porque pensa que o seu deus eh mais verdadeiro que o dos outros? Se sente no seu coraçao que o seu eh o verdadeiro, como explica oq os outros sentem nos seus corações de outras fés e deuses que afirmam a mesma coisa? Ignorar tudo isso e Pensar: "O meu eh o verdadeiro eh fim de papo!" ??? Agora eu pergunto, no fundo de sua consciencia, tem coisas que nao batem neh????
abraços... :)

2007-02-07 14:13:18 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Bom, e no final parando para pensar nesse ponto de vista, que diferença faz ser ateu ou não? A pessoa não tem nada a perder por crer em Deus e também não tem nada a perder por ser ateu.
O que importa, na verdade não é isso. Se a pessoa que crê em Deus é um fanático estúpido, todos tem a perder. Se o ateu radical também é um estúpido todos também perdem. Sendo ateu ou crendo em Deus, a pessoa tem que apenas respeitar o outro e já está muito bom.Ninguém é melhor do que ninguém por crer em Deus e nem melhor do que ninguém por ser ateu.

2007-02-07 13:56:28 · answer #5 · answered by Jorge P 6 · 0 1

Muito bom EdRo!

Acrescento ainda que, em havendo continuidade ao ateu, é capaz de ele achar, então, que esta continuidade faz parte da evolução. He he he.
.

2007-02-07 13:55:09 · answer #6 · answered by TIRA ———— teima 4 · 0 1

Talvez seja essa a razão para muitos acreditarem em tudo que está escrito, sem ao menos pensarem se alguma coisa pode não estar correto.
Afinal,segundo consta,a Bíblia foi escrita por seres humanos,inspirada em Deus.
Entretanto,a interpretação é humana.
E,errar é humano.
Para o Homo Sapiens,crer sim,separando o joio do trigo.

2007-02-07 13:54:35 · answer #7 · answered by NEOSHET 6 · 0 1

Não temos nada a perder! Perdemos se não acreditar em Deus!!!

2007-02-07 13:52:25 · answer #8 · answered by Carol_The Cat 3 · 0 1

Acreditar em Deus é ter fé, é associar-se a algo além desta vida, não se perde nada com isso, muito pelo contrário, vc tem um exemplo dentro de sua doutrina religiosa escolhida de como fazer o bem, um exemplo de como seguir uma vida com retidão.

Carecemos, como ateus, de um caminho religioso a seguir, não que isso nos afaste de fazer o bem ou seguir uma vida com retidão, somente não nos atemos aos dogmas e regras de uma ou outra religião, pelo simples afastamento do conceito de Deus.

Face a incerteza do ser humano na continuidade ou sua certeza, ter fé, crer nesses termos, somente leva o homem a um estado de espírito tranquilo, frente a morte, do fiel que crê na continuidade, e triste do ateu pelo fim da jornada.

Assim, a meu ver, esse ponto de vista é extremamente lúcido e racional.

2007-02-07 13:52:08 · answer #9 · answered by fchal_y 5 · 0 1

Interessante, mas não me incomodaria em nada o fato de ter estado errado ao não crer, e não ficaria revoltado ou trsite com o fato!
Não esqueça que cientistas calculam a probabilidade de não estar certos, assim reconhecem mais facilmente quando estão errados, o que se manteria após a morte, percebendo rapidamente o erro e se adaptando bem!
Aquele que crê, terá dificuldades enormes se não encontrar as coisas exatamente como imaginou, o que é uma enorme probabilidade para a imensa maioria da humanidade, já que todos tem certeza de que sua noção é a certa!
A fé os cegaria quanto a seu engano e talvez eles nem saberão o que fazer!

2007-02-07 13:49:46 · answer #10 · answered by Nabosantos 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers