English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de resaltar o respeito a todos os participantes, e lembrar que Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." João 14:5

2007-02-07 13:18:49 · 12 respostas · perguntado por gabriel t 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Coloco essa pergunta para os nossos irmãos catolicos, pois a biblia relata que Jesus veio para morrer pelos pecados do mundo, para que possa haver salvação. E em nenhum momento a biblia fala de purgatório, e alerta a todo momento sobre satanas dizendo que ele é como um leão que rugi pelas ruas a procura de uma alma para estraçalhar. E o inferno, Jesus diz em varios momentos: É um lugar de pranto e ranger de dentes. Se existisse o tal 'purgatorio', seria necessario que Jesus visse, e morre-se por nós?

2007-02-07 13:31:20 · update #1

12 respostas

Heim?!!!! Olha, eu fui criada na igreja católica, hoje não concordo com a mesma... portanto minha resposta é imparcial.
Ela não esconde nada disso, pelo contrário fica o tempo inteiro lembrando pra seus seguidores que se pecar, já viu, né????
E pelo que eu me lembro, ela dizia que o purgatório servia pras almas de pessoas que morriam antes de ter a oportunidade de escolher entre o bem e o mal, exemplo, as crianças menores de 7 anos de idade, etc.

2007-02-11 05:03:48 · answer #1 · answered by In- de inconveniente 6 · 0 0

Isso só pode ser brincadeira, o autor da pergunta deve tá delirando bastante, me mostre um parágrafo autêntico de algum documento Católico ensinando que o Diabo não exista e que o inferno também não, se conseguir eu deixo de ser católico, e assim também desafio a qualquer um aqui mostrar tal documento. Não quero nenhuma palavra arbitrária de qualquer padre não, e sim um documento eclesial do Magistério da Igreja.

Do contrário a Igreja Católica considera como uma heresia enorme dizer que o diabo não existe. Os meus irmãos católicos que pasmem por verem tantas perguntas infundadas.

Coloco aqui categoricamente alguns documentos papais que sucinta a certeza de que é heresia dizer que Satanás não existe.

Vejamos:

“O papa Paulo VI afirma: “Sabemos, portanto, que este ser mesquinho e perturbador [o diabo] existe realmente, e que ainda atua com astúcia traiçoeira; é o inimigo oculto que semeia erros e desgraças na história humana”.
O Papa Paulo VI afirma que é hereje (= está fora da doutrina revelada na Bíblia e da fé da Igreja) quem nega a sua [do diabo] existência: “Sai do âmbito do ensinamento bíblico e eclesiástico quem se recusa a reconhecer a existência desta realidade... ou a explica como uma pseudo-realidade, como uma personificação conceitual e fantástica das causas desconhecidas de nossas desgraças” (SEDOC, 5 março 1973, 1037).
Não há dúvida alguma que Paulo VI espelha fielmente o Magistério ordinário, bi-milenário da Igreja, quando pronuncia estas palavras. A existência do Diabo nunca foi negada por nenhum Papa, nenhum Concílio, nem nunca foi posta em dúvida por nenhum heresiarca. Sem dúvida alguma é uma verdade de Fide Divina et Catholica pelo Magistério Ordinário da Igreja. Logo é um dogma de fé.”
(J. E. Martins Terra, S.J. Existe o Diabo? Respondem os Teólogos. São Paulo: Loyola, 1975, p. 277-278. Negritos nossos, itálicos do original.)

Eis mais alguns, dentre os muitos documentos do Magistério que tratam disso, entre os quais incluímos a definição dogmática do IV Concílio de Latrão pedida pelo leitor:

Sínodo I de Braga, sob o Papa João III:
“Se alguém disser que o diabo não foi primeiro um anjo bom feito por Deus, e que sua natureza não foi obra de Deus, mas que emergiu das trevas e não tem nenhum autor de si, e que ele mesmo é o princípio e a substância do mal, como disseram Maniqueu e Prisciliano, seja anátema.” (DS 457)

Papa Inocêncio III, Carta Eius exemplo ao Arcebispo de Tarragona:
“A confissão de fé prescrita aos valdenses. (...) Cremos que o diabo se fez mau não por natureza, mas por escolha.” (DS 797)

IV Concílio de Latrão (XII Concílio Ecumênico):
“Definição contra os albigenses e os cátaros. Firmemente cremos e simplesmente confessamos que . . . o diabo e demais demônios, por Deus certamente foram criados bons por natureza; mas eles, por si mesmos, fizeram-se maus. O homem, porém, pecou por sugestão do diabo.” (DS 800)

João Paulo II:
“Como afirmava João Paulo II em 24 de maio de 1987, no santuário de São Miguel Arcanjo no monte Gargano, "o demônio continua vivo e ativo no mundo".” (Georges Huber. O diabo, hoje. São Paulo: Quadrante, 1999, p. 13).
“Não se deve ter medo de chamar pelo seu nome o primeiro artífice do mal: o Maligno. A tática que aplicou e aplica consiste em não se revelar, para que o mal difundido por ele desde a origem se desenvolva por ação do próprio homem” (João Paulo II, Mensagem de 31 de março de 1985, apud G. Huber, op. cit., p. 54).

Até mesmo o Concílio Vaticano II menciona, a seu modo, a existência do demônio:
“Deus decidiu entrar na história humana de um modo novo e definitivo, enviando o seu Filho na nossa carne, a fim de por Ele arrancar os homens ao poder das trevas e de Satanás (cfr. Col 1, 13; At 10, 38) e nEle reconciliar consigo o mundo” (Ad gentes, n. 3).

Por favor a todos, antes de fazer uma pergunta deste tipo, vejamos primeiro se a doutrina Católica diz mesmo tal coisa.

Se caso a pergunta fosse somente do porque a Igreja Católica prega a existência do purgatório, ai seria uma pergunta inteligentíssima.

pax

2007-02-07 23:07:39 · answer #2 · answered by Weslen V 1 · 0 0

Porque satanás, o diabo, a antiga serpente faz o que quer nesta falsa igreja que se tornou a igreja católica romana. O diabo cauteriza a mente dos sacerdotes e os chamados fiéis seguem ídolos que nem conseguem contar...
É muita tristeza, meu ESPÍRITO NUNCA ESTEVE NESTE LUGAR, pois vi a maldade e o interesse destes sacerdotes, eles perseguiram a minha verdadeira igreja e mataram meus fiéis e desviaram os meus chamados. Como poderão se salvar?
A PORTA QUE EU JESUS FECHO NINGUÉM PODE ABRIR pois somente EU tenho as chaves da VIDA, da morte e do inferno. Quem contenderá comigo?
Quanto a satanás, este já está julgado e também condenado a deixar de existir eternamente. Leiam Ezequiel cap. 28 e entenderão.

2007-02-07 21:47:06 · answer #3 · answered by Jesus_responde_certo 3 · 0 0

Concordo com o ponto de vista do NOVA VISAO, mas vou tb tentar esclarecer um pouquinho.

Em primeiro lugar a igreja católica nao esconde a existência do diabo ou do inferno, simplesmente nao fica exultando seu nome nas missas.

Em segundo lugar o purgatorio e um lugar onde aquelas pessoas que cometeram erros mas teem boa fé, pagam por seus pecados, por que afinal somos humanos e imperfeitos e pecamos sem saber ou ate mesmo por habito e no julgamento nao somos dignos de entrar diretamente nos jardins, porem tambem nao seria justo mandar para o inferno, entao vai para o purgatorio cumpre o castigo e vai pro céu.

E só para constar o Papa Joao Paulo II pediu perdao perante o mundo pelos crimes cometidos pela igreja durante a inquisicao na idade média e também pela omissao no holocausto.

Espero ter ajudado.

2007-02-07 21:41:05 · answer #4 · answered by Luciano 5 · 0 0

Acho que a igreja católica não esconde a existência de inferno não!
Mas há noção de graduação de castigo, sendo o purgatório parte desta graduação....
Leia a Divina Comédia, de Dante Alighiere e você entenderá um pouco esta noção!

2007-02-07 21:39:30 · answer #5 · answered by Nabosantos 7 · 0 0

Pelo q sei sobre a igreja católica..ela nao esconde o diabo e o purgatória, muito pelo contrário, ela impõem a existencia de um diabo e de um inferno para q pessoas ignorantes tenham medo, isso surgiu na idade média quando a igreja começou a conseguir um grande número de fiéis, para que assim as pessoas temessem o inferno e fizessem o q lhe era imposto na época...claro que a igreja moderna não faz esse tipo de coisa mas a crença prevalesceu até hoje. O purgatório seria um "tribunal" que julgaria se a pessoa ia para céu ou para o inferno.

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida." João 14:5

A bíblia é uma grande fonte de conhecimento e reflexão...mas nao podemos nos esquecer de suas inúmeras traduções e cortes que a modificaram bastante de como era em sua origem...

espero que tenha o ajudado a compreender alguma coisa x)
um abraço para vcs que leram todo esse texto ^^
...

2007-02-07 21:38:18 · answer #6 · answered by ╬§†§╬RoCkEiRo╬§†§╬ 2 · 0 0

Vc deve estar mal informado, a igreja católica tem até padre exorcista. Nós, como dizia Padre Léo, que faleceu esses dias, não damos é "cartaz" ao demônio.

2007-02-07 21:32:56 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Desculpe-me mas eu te devolvo outra pergunta. Por que igrejas evangélicas pregam a existência do Diabo, do inferno e acreditam em um Deus que muitas vezes é mais mau do que o proprio demônio? Bom, a idéia do purgatório também é absurda mas absurdo por absurdo, os católicos estão sendo superados em muito pelos evangélicos mais radicais.

2007-02-07 21:30:32 · answer #8 · answered by Jorge P 6 · 0 0

Não é que a Igreja esconda a existência do Diabo, mas é que evita falar e tem gente que nem acredita...

Eu, por exemplo, não acredito em diabo, apesar de já tê-lo visto

2007-02-07 21:28:16 · answer #9 · answered by Srtª Plenilúnio 6 · 0 0

CADA RELIGIÃO TEM SUA CRENÇA, ASSIM COMO EXISTEM VÁRIAS RAÇAS, VÁRIOS TIPOS DE ANIMAIS VEGETAIS E MINERAIS.
SUGIRO QUE ESTUDE MAIS OS VÁRIOS TIPOS DE RELIGIÕES E ENTENDERÁ MELHOR.

2007-02-07 21:25:20 · answer #10 · answered by NOVAVISÃO 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers