Jorge,
Essa é a pergunta 842, do Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. A resposta, de acordo com o livro, é que "será aquela que faz mais homens de bem e menos hipócritas, quer dizer, praticante da lei do amor e da caridade na sua maior pureza e na sua mais larga aplicação. Por esse sinal reconhecereis que uma doutrina é boa, porque toda doutrina que tiver por conseqüência semear a desunião e estabelecer uma demarcação entre os filhos de Deus, não pode ser senão falsa e perniciosa".
Resumindo: a verdadeira doutrina é "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo" (João 15,12). Ou seja, é a doutrina que une, ao invés de desunir. Acredito que a intenção de aproximação entre a Igreja Católica e outras religiões venha, justamente, deste mandamento deixado por Jesus e analisado em tão belas palavras pelo Livro dos Espíritos.
Essa resposta (do Livro dos Espíritos) me fez lembrar da Madre Teresa de Calcutá, que, como já mencionaram aqui no Y! Respostas, disse certa vez que “Podemos nos tornar um Hindu melhor, um Muçulmano melhor, um Católico melhor”. Ela respeitava todas as crenças, tratava todos da mesma forma, sem distinção nenhuma.
Ela entendeu perfeitamente qual é a verdadeira doutrina...
2007-02-07 11:35:26
·
answer #1
·
answered by Verbena 6
·
4⤊
1⤋
“Será aquela que mais homens de bem e menos hipócritas fizer, isto é, pela prática da lei de amor na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação. Esse o sinal por que reconhecereis que uma doutrina é boa, visto que toda doutrina que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer uma linha de separação entre os filhos de Deus não pode deixar de ser falsa e perniciosa.” (Livro dos EspÃritos questão 842)
Não adianta só decorar os ensinamentos, ficar verificando quem cumpre ou não e apontar o dedo para as pessoas.
Devemos aprender que independe de religião para praticar a Lei do amor trazida por Cristo.
2007-02-07 19:34:50
·
answer #2
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
3⤊
0⤋
Não acredites em qualquer coisa só porque te ensinou um testamento de um velho sábio. Não acredites em qualquer coisa, só porque provém da autoridade de mestres e de sacerdotes. Qualquer coisa que esteja de acordo com as tuas próprias experiências e, depois de árdua investigação, esteja de acordo com a tua razão e conduza ao teu próprio bem e ao de todas as criaturas vivas, isso deves aceitar como a verdade e deves viver em conformidade com ele."
2007-02-07 19:25:38
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Cada um está onde tem de estar,ninguem está em uma religiao melhore nem existe uma melhor!
Todas ajudam do seu modo o crescimento
2007-02-07 19:30:59
·
answer #4
·
answered by sandra 6
·
0⤊
0⤋
E qual é então a verdadeira se todas dizem que são elas é que são ?
Acho que na verdade TODAS não passam de engodo mundano
2007-02-07 19:29:30
·
answer #5
·
answered by jose b 7
·
0⤊
2⤋