English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Encontrei o seguinte sobre triglicerideos alto.
Espero ter colaborado.


Influência da dieta no exame sanguíneo para triglicérides.

O aumento dos triglicerídeos é um distúrbio lipídico relativamente freqüente na prática clínica. Os níveis pós prandiais de triglicerídeos aumentam dentro de duas horas (faixa de duas a dez horas) após a ingestão de alimentos.

Recomenda-se, portanto, jejum de 12 a 16 horas antes da coleta da amostra, pois pode haver uma variação de 25% a 50% (faixa de 18% a 100%) entre os dias. Esta grande variação de um dia para outro está bem observada nos níveis dosados de triglicerídeos (12).

A obesidade, o estresse agudo, a ingestão de álcool, as dietas com alto teor de gordura e doces, a gravidez, a estrogenoterapia, a terapia de glicocorticóides e um número considerado de doenças (diabetes, pancreatite aguda, síndrome nefrótica, gota e uremia, entre outros) aumentam consideravelmente os níveis de triglicerídeos (12).

Os triglicerídeos têm um papel primário na formação de aterosclerose em se tratando de hipertrigliceridemia (11).

A hipertrigliceridemia é o distúrbio lipídico de mais fácil controle, pois os níveis de triglicérides podem ser satisfatoriamente controlados por mudanças nos hábitos de vida, dieta equilibrada, aumento da atividade física e restrição ao álcool.

Raramente encontra-se hipertrigliceridemia isolada, sendo freqüentemente acompanhada por aumento no colesterol total, no LDL-colesterol e diminuição no HDL-colesterol.

Em nosso estudo, podemos observar variações estatisticamente significativas ocorridas quanto às dosagens de triglicerídeos em diferentes dias da semana, quando os níveis de tal parâmetro na segunda-feira se apresentam mais elevados que na quinta-feira, mesmo que o paciente tenha feito um rigoroso jejum de 12 horas antes de ambas as coletas.

Tal diferença ocorre, também, quando se analisam pacientes do sexo masculino. Este aumento dos triglicerídeos na segunda-feira se deve ao fato de que, tradicional e incondicionadamente, a alimentação mantida pela população no fim de semana difere das refeições sustentadas nos dias úteis, já que na primeira há uma predileção por alimentos mais gordurosos e de alto valor lipídico, principalmente pelos pacientes do sexo masculino. Constata-se, portanto, que o jejum de 12 horas não é suficiente para tornar a análise do parâmetro de triglicerídeos fidedigna com as reais condições do paciente, já que os níveis de tal lípide se mostram suscetíveis à ingesta de alimentos 12 horas antes da colheita da amostra.

Os triglicérides mostram-se mais elevados nos homens do que nas mulheres em ambos os dias da semana (segunda e quinta-feira), como elucidado em nosso estudo.

Segundo estudos prévios, os níveis de triglicerídeos são menores nas mulheres (7), corroborando nosso trabalho.

Não há correlação entre a idade e a queda da concentração de triglicerídeos.

A pequena correlação mostra não haver qualquer influência da idade dos pacientes na diminuição dos triglicérides na quinta-feira.

O HDL-colesterol não se mostrou com variação estatística significativa, porém ocorreu um discreto aumento em seus níveis.

Existe uma relação aproximadamente inversa entre os níveis de triglicerídeos e de HDL, de modo que elevados níveis de triglicerídeos tendem a estar associados a baixos níveis de HDL (12).

Notou-se que, em relação ao colesterol total, as variações foram muito pequenas e não-significativas estatisticamente, podendo-se dizer que o colesterol não acompanha a queda dos triglicérides, sendo estes dois parâmetros independentes.

Podemos concluir com este estudo, portanto, que os níveis séricos de triglicérides são sujeitos a flutuações entre os diferentes dias da semana, já que dependem do teor alimentar.

Sendo assim, o jejum recomendado de 12 horas não é suficiente para relatar o real perfil lipídico do paciente.

A avaliação dos lipídios deve sempre levar em conta fatores ambientais e individuais, por isso o paciente não deve ser medicado sem uma adequada interpretação de sua situação, devendo, se necessário, realizar novo exame em um dia da semana que esteja na sua rotina, sem excessos de alimentação e bebidas alcoólicas.

A dosagem de triglicerídeos na segunda-feira se torna deficitária porque leva a interpretações errôneas, além de causar erro também, na dosagem do HDL-colesterol, já que níveis altos de triglicerídeos causam diminuição deste e, conseqüentemente, um aumento dos níveis de LDL-colesterol.

2007-02-07 08:51:58 · answer #1 · answered by Juarez dos Reis Correa 4 · 4 0

Amigo, triglicerídeos altos não causam sintomas e esse é o principal perigo. Eles vão se depositando nas paredes dos vasos e artérias e aos poucos diminuindo seu calibre, provocando hipertensão arterial com perigo de infarto do miocárdio. Pode também provocar impotência sexual, pois com o entupimento dos vasos, o sangue não consegue chegar ao pênis em quantidade suficiente para uma ereção satisfatória. Mas essas coisas vão acontecendo aos poucos, ao longo de anos. As normais taxas de triglicerídeos variam de acordo com a idade. O máximo aceitável e recomendável é de 160 mg/dl.

2007-02-07 07:43:08 · answer #2 · answered by lilinha32 7 · 3 0

Triglicerideos Alto

2016-11-01 00:00:53 · answer #3 · answered by ? 4 · 0 0

Independente de sexo, o normal é de 36 a 160 mg/dl. Ao menos é o que está em meu exame. Quanto aos sintomas, infelizmente não sei.

2007-02-07 07:38:43 · answer #4 · answered by 2 · 0 0

Triglicerídeos elevados não causam sintomas. O valor normal é até 200mg/dL.

2007-02-07 07:38:42 · answer #5 · answered by Falco 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers