Alimentos ricos em gordura animal são ricos em colesterol por ex.: gorduras de carne, peles de galinha, banha, bacon, maionese, leite integral (o melhor é o desnatado), salame, embutidos de um modo geral. O melhor é utilizar gorduras vegetais como os óleos de cozinha de um modo geral, a fritura não é boa apesar de utilizar óleo vegetal porque pelo aquecimento o óleo sofre saturação e também colabora para formação de ateroma (placa de gordura nos vasos). O quanto de gordura que devemos ingerir depende do quanto de calorias devemos comer (até 30%). O melhor é evitar isso tudo e dar preferência a temperar a salada com azeite de oliva que é uma gordura de ótima qualidade, dos óleos o melhor é o de canola porém é muito caro, digamos que o pior em termos de tipo de gordura que o forma é o oleo de soja. Boa sorte!!!
2007-02-08 07:38:19
·
answer #1
·
answered by fabiag 2
·
0⤊
0⤋
Colesterol Dando continuidade à matéria SAÚDE, iremos seguir a tabela mostrada na edição anterior.
Você sabia que a maior parte do colesterol contido no sangue é fabricado no fígado a partir de gorduras saturadas ?
O alimento entra no estômago - a digestão dos alimentos que contêm colesterol e gordura começa no estômago e continua nos intestinos.
Dos intestínos para o fígado - absorvidos pela parede dos intestinos, os alimentos ricos em gorduras e colesterol, passam para a corrente sanguínea e daí diretamente para o fígado.
O fígado produz colesterol, o qual acrescenta-se ao colesterol existente na corrente sanguínea.
Outros fatores que influenciam os níveis de colesterol são características genéticas e forma física.
Alimentos que produzem colesterol :
Entre os alimentos naturalmente ricos em colesterol encontram-se os ovos, fígado, rins e mariscos. Contudo, as principais fontes de colesterol são realmente os *alimentos ricos em gorduras saturadas. O organismo transforma esses alimentos em colesterol no fígado.
Excesso de colesterol :
Praticamente todo o colesterol que chega à corrente sanguínea é, na verdade, fabricado pelo fígado, a partir do metabolismo de uma grande variedade de alimentos. Portanto, o organismo não precisa do colesterol contido na alimentação.
A Escolha Certa
Comer fora, um prazer um lazer que deve ser muito bem observado :
A beleza da apresentação de um prato em um restaurante, aos olhos pode parecer delicioso e ter um sabor excelente, mas muitos deles são ricos em calorias e gorduras saturadas e pobres em fibras.
A frequencia com que se come for a de casa, é importante para que estes fatos sejam observados. Se você ocasionalmente faz uso de restaurantes, os abusos podem ser controlados posteriormente, mas caso seu hábito seja diário, a combinação deve ser muito bem escolhida para que sua saúde não fique prejudicada.
Em função disso, muitos restaurantes reformularam seus pratos, ofercendo-os com baixo teor de gordura. Alguns dos restaurantes incluiram em seus cardápios o teor calórico dos pratos oferecidos, e pratos chamados de " light" , especialmente para que este controle possa ser feito.
Escolher pelo prato saudável não elimina o prazer de comer fora, ou significa abrir mão do sabor ou de suas preferências. Por exemplo, as comidas como o *creme, manteiga, queijos duros e carnes gordas como porco, cordeiro e boi são ricas em gorduras saturadas e devem ser evitados, pelo bem de seu coração e saúde. Já os amidos, como o pão, massas, batatas e leguminosas fornecem nutrientes e fibras e devem fazer parte de sua dieta.
Um prato principal com poucas gorduras e calorias deve levar alimentos cozidos no vapor, grelhados ou refogados; evite molhos cremsos e condicionados. Não coma gorduras desnecessárias, retire a pele das aves e não escolha cortes de carne gordos. Evite frituras, seja no óleo ou na manteiga.
Se por algum motivo você comer algo que não esteja dentro dos padrões ideáis, no dia seguinte coma algo mais leve balanceando assim sua dieta.
Algumas dicas que podem ajudar :
Para comer menos, pergunte se é possível pedir meia porção.
Se sua opção for sopa, prefira aquelas que não sejam ricas em gordura.
Se possível, peça que seus legumes sejam preparados no vapor e não na manteiga.
Peça sempre alimentos grelhados.
Caso haja molho em seu prato, peça que venha separado para que você possa controlar a quantidade a ser colocada.
Na medida do possível, tempere a salada com pouco azeite.
Para não ficar sem sobremesa, varie seu pedido sendo que nem sempre serão ricas em gordura e açucar, por exemplo uma fruta ou salada de frutas.
Vida Alternativa :
A Própolis ataca o colesterol.
Esse foi o resultado de um estudo, no interior de São Paulo. A substância é largamente conhecida como antiinflamatória, antibacteriana, analgésica e agente cicatrizante. Por ser rica em substâncias protetoras chamadas FLAVONÓIDES, conclui-se que pode também reduzir os níveis de gordura
Beringela
Pesquisas mostram que o suco de beringela é capaz de abaixar o colesterol
Leite integral sem colesterol
Pesquisadores em Minas Gerais, produziram um leite em pó integral sem colesterol. Tem apenas 15% de gordura saturada, quatro vezes menos que o leite integral comum. Nele a gordura animal foi substituída pela vegetal.
Dizem que tem o mesmo gosto do leite de vaca e mais vitaminas.
Ovo com Ômega 3
Com menos colesterol, vem com ômega - 3, substância presente em alguns peixes e no leite materno.
Tratamentos :
Quem tem coleserol acima do normal (acima de 200mg em 100mg de sangue) não sente nada e a única maneira de identificar o problema é fazendo periodicamente o exame de sangue.
Os especialistas no assunto recomendam além de dieta, exercícios físicos moderados (natação, hidroginástica, caminhada). Mas quando o aumento do colesterol se dá pela produção excessiva do fígado, o endocrinologista Dr. Chacra recomenda medicamentos específicos, que corrigem a alteração.
Alimentação saudável :
Alimentos com baixo teor de colesterol que você pode comer de acordo com os médicos especialistas,
cereais - arroz, milho
leguminosas - lentilha, feijão, ervilhas, queijo branco tipo minas, ricota, iogurte desnatado, farelo de trigo, aveia, gelatina, doces sem creme ou ovos, sorvetes de frutas sem leite e farinhas em geral.
VACINAS
ATITUDES A SEREM TOMADAS
Gripe
Uma dose anual
Pneumonia
Uma dose a cada 5 anos
Tétano
Quem nunca tomou, deve tomar 3 doses
EXAMES
FREQUÊNCIA / BENEFÍCIOS
Colesterol
Anualmente, mede um tipo de gordura no sangue
Pressão
Anualmente, mede a pressão do sangue
Ginecológico e Próstata
Anualmente, previne câncer e doenças da mulher e o câncer de próstata - o mais comum entre os homens
Urina
Fornece pistas de vária doenças
Pressão Ocular
Detecta glaucoma
ok.
2007-02-07 13:53:56
·
answer #2
·
answered by M.M 7
·
1⤊
0⤋
Amiga, 70% do colesterol encontrado no nosso sangue é sintetizado pelo nosso próprio organismo. Só que para isso, ele precisa da matéria prima. E a matéria prima para a síntese do colesterol são as gorduras saturadas (de origem animal) e as gorduras trans, presentes em biscoitos recheados, sorvetes, etc. Evite frituras e carnes gordas. Limite o consumo de ovos. Dois por semana é o limite. Substitua o leite integral por leite desnatado. Abuse de frutas e legumes. Um remédio natural para baixar o colesterol é a água de beringela. Você pica a beringela e coloca em um copo com água na geladeira. No dia seguinte, beba a água, jogue a beringela fora e faça tudo de novo. Boa sorte.
2007-02-07 17:42:39
·
answer #3
·
answered by lilinha32 7
·
0⤊
0⤋