Os leucócitos são a defesa do organismo contra agentes infecciosos e substâncias estranhas. Para defender o corpo adequadamente, uma quantidade suficiente de leucócitos deve estimular as respostas apropriadas, ir aonde são necessários e, em seguida, matar e digerir os organismos e as substâncias prejudiciais. Como todas as células sangüíneas, os leucócitos são produzidos na medula óssea. Eles originamse de células precursoras (células tronco) que amadurecem no decorrer do tempo como um dos cinco tipos principais de leucócitos: neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos. Normalmente, um indivíduo produz aproximadamente 100 bilhões de leucócitos por dia.
Geralmente, a quantidade de leucócitos num determinado volume de sangue é determinada automaticamente através de um contador celular computadorizado. Esses instrumentos fornecem a contagem leucocitária total, expressa como células por microlitro de sangue, assim como a proporção de cada um dos cinco tipos principais de leucócitos. A contagem leucocitária total normalmente varia de 4.000 a 10.000 células por microlitro. Uma quantidade muito pequena ou muito grande de leucócitos indica um distúrbio. A leucopenia, uma diminuição da quantidade de leucócitos para menos de 4.000 células por microlitro, torna uma pessoa mais suscetível às infecções. A leucocitose, um aumento da quantidade de leucócitos, pode ser uma resposta a infecções ou a substâncias estranhas, ou ser resultante de um câncer, de um traumatismo, do estresse ou de determinadas drogas. A maioria dos distúrbios dos leucócitos envolve os neutrófilos, os linfócitos, os monócitos e os eosinófilos. Distúrbios envolvendo os basófilos são muito raros... Amiga, geralmente nos exames, encontra-se os números de referencias para os resultados, exemplo sua hemoglobina esta 12.9 ao lado esta escrito os valores para normal, alto, baixo etc.... Mas o melhor mesmo é levar ao médico, pois ele sabem interpretar melhor o exame. boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!!
2007-02-07 00:46:24
·
answer #1
·
answered by KKzinha 6
·
1⤊
0⤋
Leucócitos a 5.000 %/ul está na faixa normal para um adulto.A faixa varia de 4.000 até 11.000 %/ul, está normal.A medida de leucócitos aponta alguma infecção, quando ela dá alta no exame.Vc não tem nada disso.Hemoglobina 12.9 g/dl tbm está na faixa normal para a mulher adulta, que varia de 12.0 a 16.0.Segmentados a 59% está tbm na faixa normal, que varia em um adulto de 39% a 70%.Volume globular não sei te responder, mas nos itens acima, seu hemograma está excelente.Parabéns!
2007-02-07 01:31:48
·
answer #2
·
answered by JAS 7
·
5⤊
0⤋
07.01.07
Talvez esteja com infecção
Leucócitos? Mil vezes cinco?
Fique tranquila, pois não?
Procure um médico... Não brinco...
2007-02-07 06:59:47
·
answer #3
·
answered by Juarez dos Reis Correa 4
·
2⤊
0⤋
Oi,
Só para você ficar mais tranquila, dá uma olhada lá no link, ok?
Mas não deixe de retornar ao médico que pediu seu exame: é fundamental para sua saúde.
Cuide-se bem.
Hemograma completo
(...) B.Hemoglobina Total
Este teste é usado para medir a quantidade de hemoglobina (Hb) encontrada em um decilitro (100 ml) de sangue total. Usualmente ele é parte de um hemograma completo.
A concentração de hemoglobina correlaciona-se estreitamente com a contagem de hemácias.
Objetivos
•Medir a gravidade de anemia ou policitemia e monitorar a resposta à terapia.
•Obter dados para o cálculo da hemoglobina corpuscular média e concentração de hemoglobina corpuscular média.
Valores de referência
Método: automatizado
As concentrações de Hb variam, dependendo do tipo de amostra retirada (amostras de sangue capilar para bebês e amostras de sangue venoso para todos os demais) e da idade e sexo do paciente, da seguinte maneira:
Recém-nascidos: 14 a 20 g/dl
1 semana de idade: 15 a 23 g/dl
6 meses de idade: 11 a 14 g/dl
Crianças de 6 meses a 18 anos: 12 a 16 g/dl
Homens: 14 a 18 g/dl
Mulheres: 12 a 16 g/dl.
Achados anormais
Baixas concentrações de Hb podem indicar anemia, hemorragia recente ou retenção de líquido causando hemodiluição.
Hb elevada sugere hemoconcentração originária de policitemia ou desidratação.
D.Contagem de Leucócitos
Uma contagem de glóbulos brancos, também chamada de contagem de leucócitos, é parte de uma contagem completa de sangue. Ela indica a quantidade de leucócitos em um microlitro (milímetro cúbico) de sangue total. As contagens de leucócitos podem variar até em 2.000, em qualquer dia em particular, em função de exercício desgastante, tensão ou digestão. A contagem de leucócitos pode aumentar ou diminuir significativamente em determinadas doenças, porém é diagnosticamente útil somente quando o diferencial de glóbulos brancos e o estado clínico do paciente são levados em consideração.
Objetivos
•Determinar infecção ou inflamação.
•Determinar a necessidade de testes adicionais, como, por exemplo, o diferencial de leucócitos ou a biópsia de medula óssea.
•Monitorar a resposta à quimioterapia, radioterapia ou outros tipos de terapia.
Valores de referência
Método: automatizado, com eventual estudo morfológico em esfregaços corados.
A contagem de leucócitos varia de 4.000 a 10.000/ml.
Achados anormais
Uma contagem elevada de leucócitos (leucocitose) com freqüência assinala uma infecção, como, por exemplo, um abscesso, meningite, apendicite ou amigdalite. Uma contagem alta de leucócitos pode também resultar de leucemia e necrose tecidual devido à queimaduras, infarto do miocárdio ou gangrena.
Uma contagem diminuída de leucócitos (leucopenia) indica depressão da medula óssea, que pode resultar de infecções virais ou de reações tóxicas, como, por exemplo, as que acompanham o tratamento com antineoplásicos, ingestão de mercúrio ou outros metais pesados, ou exposição ao benzeno ou arsênicos. A leucopenia caracteristicamente acompanha influenza, febre tifóide, sarampo, hepatite infecciosa, mononucleose e rubéola.
E.Diferencial de Leucócitos
O diferencial de leucócitos é usado para avaliar a distribuição e morfologia dos glóbulos brancos, fornecendo informação mais específica sobre o sistema imune do paciente do que a contagem de leucócitos isoladamente.
Os glóbulos brancos são classificados de acordo com os cinco tipos principais – neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos – sendo determinada a porcentagem de cada tipo. A contagem diferencial é o valor percentual de cada tipo de glóbulo branco no sangue. O número absoluto de cada tipo de glóbulo branco é obtido por meio da multiplicação do valor percentual de cada tipo pela contagem total de glóbulos brancos.
Os altos níveis desses glóbulos brancos estão associados com diversas respostas imunes e anormalidades. Algumas vezes é solicitada uma contagem de eosinófilos como um teste de acompanhamento, quando é relatado um nível elevado ou deprimido de eosinófilos.
Objetivos
•Avaliar a capacidade para resistir e superar infecções.
•Detectar e identificar diversos tipos de leucemia.
•Determinar o estágio e gravidade de uma infecção.
•Detectar reações alérgicas.
•Avaliar a gravidade de reações alérgicas (contagem de eosinófilos).
•Detectar infecções parasíticas.
•Servir de suporte para o diagnóstico de outras doenças.
Valores de referência
Método: automatizado, com eventual estudo morfológico em esfregaços corados.
De forma a assegurar um diagnóstico preciso, os resultados de testes diferenciais devem ser interpretados em relação à contagem de glóbulos brancos totais (4.000 a 10.000/ml). Para adultos, os valores absolutos e porcentagens normais incluem o seguinte:
Basófilos: 0 a 200/ml; 0 a 2%
Eosinófilos: 40 a 500/ml; 1 a 5%
Linfócitos: 880 a 4.000/ml; 22 a 40%
Monócitos: 120 a 1.000/ml; 3 a 10%
Neutrófilos: 1.800 a 7.500/ml; 45 a 75%.
Para crianças, os valores absolutos e porcentagens normais podem diferir. As porcentagens são as seguintes:
Basófilos: 0 a 2%
Eosinófilos: 1 a 5%
Linfócitos: 45 a 75%
Monócitos: 3 a 10%
Neutrófilos: 22 a 40%.
Achados anormais
Os padrões diferenciais anormais fornecem evidência para uma ampla faixa de estados de doença e outras condições.
Um abraço
2007-02-07 00:38:48
·
answer #4
·
answered by Tin 7
·
2⤊
0⤋
Leucócitos altos significa que seu sistema imunológico está trabalhando possivelmente combatendo uma infecção, leve ao seu médico que ele faz o diagnóstico e se preciso te passa um antibiótico competente para o problema.
2007-02-07 00:28:29
·
answer #5
·
answered by topazio 7
·
2⤊
0⤋
NADA
2016-06-18 08:42:45
·
answer #6
·
answered by ClaiX 6
·
1⤊
0⤋
Fiz um hemograma e os leucócitos deu abaixo dos 3.5 mil/mm3 !
Oque pode ser?
2016-01-05 04:01:34
·
answer #7
·
answered by Adriano 1
·
1⤊
0⤋
Para saber ao certo,tem que levar o exame ao medico.Não estão anormais,talvez uma baixa resistência,ou infecção de garganta ou urinaria se não houve nada,é melhor investigar!
2007-02-07 00:23:17
·
answer #8
·
answered by betowicca 6
·
1⤊
0⤋
Uma vez fiz um hemograma e deu alteração nos leucócitos e era uma infecção urinária!!
Rapidinho fiquei boa!!
Leve os resultados ao médico e ele com certeza vai te dizer o que deve ser feito!
2007-02-07 00:22:36
·
answer #9
·
answered by EU ME AMO!! 2
·
1⤊
0⤋
Procure um médico
2007-02-07 00:20:58
·
answer #10
·
answered by Bellinha 4
·
1⤊
0⤋