English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pessoal, hj pela manhã enquanto eu estava parado num engarrafamento qnd percebi a temperatura do motor bem alta, logo percebi um vapor saindo de dentro do capô, rapidamente desliguei o motor, 10 segundos depois, alguma mangueira estorou e vazou todo a água do radiador. O erro foi depois de 1min eu tentar ligar o carro pra encostar mais no canto já que tinha tantos veículos atrás e eu estava interrompendo o trânsito mas o carro não pegou... Ele só saiu de lá a reboque, estou aguardando o retorno da oficina, o que vcs acham que pode ter ocorrido? Obs. O carro é um Gol.

Abraços

2007-02-06 23:42:23 · 5 respostas · perguntado por Xico 1 em Carros e Transportes Consertos e Manutenção

Carlos,

O painel avisou que a temperatura estava alta, eu que estava desatento na hora. Não sei se o ventilador está disparando, não percebi o funcionamento dele durante o congestionamento, também achei estranho. A água que saiu do radiador estava cor de barro vermelho. Falei com o mecânico (meu tio) no final da tarde e ele disse que o radiador que havia estourado e que também precisava trocar a válvula termostática. O motor funcionou na oficina mas ele disse que iria fazer alguns testes amanhã pra saber se houve danos logo depois do radiador novo no lugar. Bem, é isso.

2007-02-07 10:53:37 · update #1

5 respostas

Provavelmente podem ter acontecido quatro coisas não muito graves. Em primeiro lugar o sensor de temperatura do motor deve estar queimado, uma vez que tu não mencionastes se houve ou não aviso de sobreaquecinento no painel. Em segundo lugar, provavelmente a válvula termostática tenha ficado travada. Tu podes remove-la e o carro trabalhará normalmente (é bom substituí-la para não afetar o rendimento do motor). Em terceiro lugar pode haver um problema no motor do ventilador (vistes se ele estava funcionando, se não havia algum fio solto?). Em geral quando o veículo não está em movimento e fica algum tempo com o motor ligado, notamos rápidamente quando o ventilador é acionado pelo barulhão que ele faz. E por último uma quebra na bomba de água. Este último problema em geral, é o mais dispendioso dos quatro. A propósito: tens verificado o nível do óleo do motor. Óleo baixo e, ou, com o tempo de troca vencido também causam sobreaquecimento no motor e consequentemente uma sobrecarga no sistema de arrefecimento (circulação de água).

2007-02-07 05:19:48 · answer #1 · answered by carlos 4 · 0 0

simples , estourou uma mangueira e vasou a agua, vc mesmo já disse o que aconteceu, tire o cabeçote pra checar os cilindros , se nada tiver acontacido com eles é só montar de novo por uma mangueira nova e pau na mula

2007-02-08 16:16:28 · answer #2 · answered by jorge a 5 · 0 0

Provavelmente, devido a problemas no termostato do radiador, não houve refrigeração por parte da ventoinha no radiador.
Isso, em conjunto com o congestionamento levou ao superaquecimento.
A mangueira ter estourado é um problema de pressão no sistema de refrigeração do veículo, pois como a temperatura subiu demais, criou-se vapor no circuito, a pressão foi muito maior do que a projetada para o sistema, então a magueira, parte mais frágil do sistema, estourou...

Normalmente o superaquecimento causa algum problema no cabeçote ou a queima das juntas de vedação do motor... mas tudo vai depender do tempo em que isso ficou superaquecido.

Lembre-se que neste caso, se a mangueira do carro estivesse bem velhinha, ela estouraria rápidamente, não permitindo que a temperatura queimasse as juntas do motor...

Boa sorte.

2007-02-08 05:51:43 · answer #3 · answered by Daltro 5 · 0 0

Faltou manutenção no seu radiador: líquido de arrefecimento:uidando do sistema de arrefecimento

Texto: Carlos Guimarães

A possibilidade de o motor fundir é muito maior nessa época do ano, por causa do calor, aliado aos congestionamentos. Ter o sistema de arrefecimento em ordem é fundamental para enfrentar o verão sem problemas. Apesar de ter evoluído ao longo do tempo, o sistema responsável pela refrigeração do motor não está livre de manutenção. A boa refrigeração está diretamente ligada à durabilidade e ao rendimento do motor.

Acompanhe o que fazer para rodar sempre dentro dos níveis ideais de temperatura, gastando menos e garantindo bom desempenho mesmo sob o sol forte. O mais importante é adicionar bons aditivos ao líquido de arrefecimento, e na proporção correta. O ideal para esse serviço é procurar postos especializados em lubrificação. Fique de olho também no indicador de temperatura do painel, e não force o carro se ele estiver perto do vermelho.
O líquido do sistema deve estar sempre no nível máximo do vaso de expansão e conter 20% a 50% de aditivo à base de etilenoglicol, de boa procedência. É recomendável trocar o líquido de arrefecimento anualmente, ou a cada 30 mil km. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora mais rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d'água. Se o líquido estiver sujo, deve ser substituído, sem esquecer de fazer a limpeza de todo o sistema, e não apenas do reservatório.

Verifique o estado da válvula termostática, responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, controlando o fluxo do líquido de arrefecimento. Sem ela, os motores mais modernos gastam mais e perdem rendimento, já que a unidade de controle de injeção eletrônica, informada pelo sensor de temperatura, vai enriquecer a mistura, causando falhas por excesso de combustível injetado na câmara de combustão.

As mangueiras não podem ter rachaduras e sempre devem estar flexíveis. Se estiverem inchadas e ressecadas, troque-as para não correr o risco de ter um vazamento. As braçadeiras enferrujadas também devem ser substituídas para evitar o mesmo problema.

O radiador deve estar sempre limpo, com as aletas de refrigeração desobstruídas. Limpe-o por fora com ajuda de um pincel e com água corrente em direção à grade dianteira. Se houver partes danificadas, o radiador deve ser trocado.

As tampas do vaso de expansão e a do próprio radiador devem estar livres de ferrugem, para manter o sistema com a pressão estabelecida pelo fabricante. Se estiverem danificadas, troque-as para que líquido não ferva com facilidade.

Também deve ser verificado se o sensor (cebolão) do radiador está funcionando adequadamente. Sem ele, a ventoinha não será acionada quando o motor estiver quente e o carro parado, ou movendo-se devagar. Assim, o risco de superaquecimento durante os congestionamentos será bem maior.

2007-02-07 20:52:40 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

.

ou fundiu o motor ou empenhou o cabeçote. é possível que tenham ocorrido as duas hipóteses.

também pode ser travamento causado pelo superaquecimento (dilatação das partes móveis) e com o motor frio as peças contraem novamente e o motor passa a funcionar.

só o mecânico poderá dizer o que aconteceu, se é que ele vai realmente dizer a verdade.


.

2007-02-06 23:56:09 · answer #5 · answered by Tonho 5 · 1 1

fedest.com, questions and answers