English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

sabendo que irmão era usado à primos
e se fosse pq jesus mandaria joão cuidar de Maria

2007-02-06 21:22:55 · 11 respostas · perguntado por NELSON S 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

volto a dizer irmãos era usado à primos

2007-02-06 21:28:40 · update #1

11 respostas

Você esta´todo equivocado, as vezes que a Bíblia refere-se a Jesus ela diz primogênito de Maria, (lógico teve outros filhos), essa palavra que vc se refere de primos = a irmãos, ela existe, mas não foi usado a usada e exclusiva para irmãos, o texto bíblico diz que Maria não conheceu José antes de Jesus nascer, naturalmente depois sim, e todas as vezes que Jesus era interrogado sobre sua mãe e seus irmãos, ele deixava bem claro que; o que era importante eram as pessoas que obedeciam e faziam a vontade de Deus. A própria maria em seu cântico diz "Jesus meu Salvador" até ela reconheceu que precisava de Jesus para salva-la.

2007-02-06 22:48:36 · answer #1 · answered by PMW 4 · 0 1

Não são só os Evangélicos. E Jesus teve mesmo irmãos, filhos de José e Maria (por exemplo Judas, o que escreveu a Bíblia). O fato de Jesus mandar que o apóstolo João cuidasse de Maria foi porque os meio-irmãos de Jesus não acreditavam que Jesus fosse o Filho de Deus. Jesus pediu a João que cuidasse de Maria no sentido espiritual.

2007-02-07 07:44:16 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Nelson:

Entendo sua frustração, porque imagino que foi ensinado a acreditar assim.
No entanto, apelando para a Bíblia, entendemos que Maria não continuou virgem para sempre.
O casamento foi instituido por Deus, e sendo Maria casada, independentemente de ter tido o privilégio de ser mãe de Jesus, nada a proibia, nem Deus queria isto, de manter relações sexuais com seu marido, e tivesse muitos filhos, que eram considerados uma benção da parte de Deus em Israel.
Se você é católico, achará curioso o comentário da própria enciclopédia católica referente a este assunto.
Transcrevo algumas partes da Bíblia, conforme a Tradução Católica - Biblia de Jerusalém, que é uma boa tradução.
Também para seu entendimento, coloco as palavras gregas que são DISTINTAS para irmão consaguíneo e primos.

Mat. 13:53-56, BJ: “Quando Jesus acabou de proferir essas parábolas, partiu dali e, dirigindo-se para a sua pátria, pôs-se a ensinar as pessoas que estavam na sinagoga, de tal sorte que elas se maravilhavam e diziam: ‘De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Não se chama a mãe dele Maria e os seus irmãos [em grego: a·del·foí] Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs [em grego: a·del·faí] não vivem todas entre nós?’” (À base deste texto, concluiria que Jesus era o único filho de Maria, ou que ela tinha outros filhos, bem como filhas?)

A New Catholic Encyclopedia (1967, Vol. IX, p. 337) admite, relativo às palavras gregas a·del·foí e a·del·faí, empregadas em Mateus 13:55, 56, que estas “têm o significado de irmãos e irmãs consangüíneos no mundo de língua grega do tempo do evangelista, e, naturalmente, seriam entendidas neste sentido pelo leitor grego. Perto do fim do 4.° século (c. 380), Helvídio, numa obra hoje perdida, insistiu neste fato para atribuir a Maria outros filhos além de Jesus, a fim de torná-la um modelo para as mães com família mais numerosa. S. Jerônimo, motivado pela fé tradicional da Igreja na virgindade perpétua de Maria, escreveu um tratado contra Helvídio (383 AD) em que desenvolveu uma explicação . . . que ainda está em voga entre os eruditos católicos”.

Mar. 3:31-35, BJ: “Chegaram então a sua mãe e seus irmãos e, ficando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada em torno dele. Disseram-lhe: ‘A tua mãe, os teus irmãos e as tuas irmãs estão lá fora e te procuram.’ Ele replicou: ‘Quem é minha mãe e meus irmãos?’ E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados ao seu redor, disse: ‘Eis a minha mãe e os meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.’” (Faz-se aqui uma clara distinção entre os irmãos legítimos de Jesus e seus irmãos espirituais, a saber, seus discípulos. Ninguém sustenta que a menção que Jesus fez de sua mãe signifique outra coisa senão aquilo que está expresso. Há, então, lógica em dizer que seus irmãos legítimos não eram realmente irmãos, mas talvez primos? Quando se quer designar, não irmãos, mas parentes, emprega-se outra palavra grega [syg·ge·nón], como em Lucas 21:16.)

Pense bem, NÃO é desmérito para Maria, ela ter tido outros filhos. Nem ela pecou por isto.

Se nos deixarmos guiar pela palavra de Deus, certamente adoraremos e serviremos a Deus em verdade, e da forma que Ele aprova.

Espero ter ajudado.

Um grande abraço.

2007-02-07 08:11:04 · answer #3 · answered by WDR 4 · 1 0

A bíblia deixa claro que Jesus tinha irmãos e irmãs dele mesmo, isso sem contar que o livro de Tiago foi escrito por Tiago irmão de Jesus.

2007-02-07 05:32:26 · answer #4 · answered by Paul's Alter Ego 6 · 2 1

http://www.youtube.com/watch?v=ryvSPHlhT1w
POR QUE ESTÁ NA BIBLIA.

2007-02-07 05:26:08 · answer #5 · answered by APOLOGÉTICO 4 · 2 1

porque está citdo na biblia

2007-02-10 19:38:19 · answer #6 · answered by didi_767 6 · 0 0

Jesus teve irmãos, o que é natural.

Naquela época não existia programa de controle familiar e as famílias eram muito numerosas, acreditar que Maria só foi progenitora de Jesus é um erro.

Sinceramente não sei o que mudaria na vida ou na história de Jesus ou de Maria que este tivesse tido ou não irmãos.

2007-02-07 07:31:04 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Pq o filho mais velho de Maria estava morrendo... tinha q sobrar pro próximo cuidar da mãe.

2007-02-07 07:28:56 · answer #8 · answered by Lady*Bia 6 · 0 0

Porque ele teve irmãos! Já experimentaste ler a Bíblia?

Quem disse que irmão era usado para primos? Eu prefiro acreditar na Bíblia a acreditar nestas bobagens que inventam para escrever livros e ganhar dinheiro com a palavra de Deus.

2007-02-07 05:37:13 · answer #9 · answered by fdemenezes 6 · 1 1

O fato não é invenção dos evangelicos, e sim Biblico.
A ideia de que Maria permaneceu "virgem" até o fim de seus dias, vem da igreja catolica que necessita desta afirmação para manter suas tradições santificando Maria, orando e fazendo pedidos a ela e etc....
Acontece que enquanto Roma conseguiu esconder a Biblia do resto do mundo, levaram esta falsa doutrina a todos quanto puderam, mas a partir do momento em que as pessoas passaram a ter a Biblia em suas mão e a estuda-la, as coisas mudaram, pois muitos mitos, indulgencias, rituais que eram prticados em nome de Deus por parte da igreja, foi desmascarado e a grande farsa foi enfim revelada.
A ultima delas foi o tal do LIMBO, no qual o atual papa aboliu, por se tratar de uma crença anti Biblica e ridicula atribuida as crianças, mas ainda não é o fim, tem muito mais, e cada vez mais as pessoas estão se apegando não ao que os padres dizem, mas ao que a Biblia diz, e enfim estão fazendo cada vez mais suas escolhas, entre servir a Deus ou aos homens !!!
Recomendo uma leitura que pode tirar todas estas e muitas outras duvidas que possam surgir com o livro "O desejado de todas as nações" produzido pela casa publicador brasileira em Tatui S.P. Este livro não contradiz a Biblia em nenhum ponto. Leia e comprove !!
Um abraço !!!!

2007-02-07 07:14:34 · answer #10 · answered by Mark2 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers