English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"Cristo Adúltero. Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacó] de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela? " Depois, com Madalena, depois, com a mulher adútera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer" (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N* 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15).

Noutra ocasião, Lutero balsfemou contra Deus, ao dizer que Deus age como louco ou como muito tolo:

"Deus est stultissimus" (Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147).

Doutra vez, ao falar Lutero do destino, ele culpava Deus por todos os crimes , e dizia que Judas não podia deixar de trair Cristo, nem Adão tinha liberdade para não pecar. Considerando que era Deus que determinava os pecadores a pecar, Lutero concluia dizendo "Deus age sempre como um louco" (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111).

Recentemente foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero. Eles foram estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre eles.

Nesse cadernos, Lutero afirma que Cristo é, ao mesmo tempo, Deus e o diabo, o bem e o mal. Ora, isso caracteriza Lutero tipicamente como dualista gnóstico, e explica todas as suas doutrinas mais delirantes.

2007-02-06 09:51:30 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Lutero era demente, via o diabo em tudo que é sombra!! Hoje em dia vemos muitos dementes seguindo os ensinamentos de um demente chamado Lutero! Que são todos os protestantes!
É graças ao Lutero que o Cristianimo está em pé de Guerra atualmente, entre os próprios Cristãos!

2007-02-06 10:02:07 · answer #1 · answered by SATELLITE 7 · 1 3

Cara! você não conhece a história... estude a REFORMA. Lutero foi um grande teólogo..... hoje, a despeito de sua excomunhão, é considerado pela própria Igreja Católica.

2007-02-07 05:58:48 · answer #2 · answered by Antonio Luiz F 5 · 1 0

Podemos fazer com que desça fogo do céu e consuma, as pessoas que não nos recebem?

Pois bem isto queriam fazer duas pessoas que todos nós cristãos reconhecemos como heróis.
Os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. (Lucas 9:54-56)

Lutero é considerado herói por ter tomado a frente na luta contra a venda de indugências (exploração da fé) e o uso da religião como meio de opressão; Lutero cometeu muitos erros, como também Pedro, Tiago, João, Tomé, Davi, Abraão, Salomão; Veja que o papa fez recente declaração de que os santos eram também pecadores como nós "Sujeitos às mesmas paixões" (Tiago 5); o feito notável de Luterofoi defender a Fé Genuína ajudando o povo a se libertar de uma religiosidade imposta e opressora; a base da doutrina de Lutero foi afixada em suas 96 teses e estas são adotadas pelos Luteranos e alguns outros Grupos, não o que ele porventura tenha expressado em um momento ou outro.

Obs. Historicamente minha denominação teria também críticas a Lutero, mas isto não lhe tira o status de Homem de Fé que ajudou o mundo a se tornar um pouco mais justo.

2007-02-06 10:33:50 · answer #3 · answered by O Bom Pastor 3 · 1 0

não,´pod ser tbm vontade de protege-l. a., de não deixar q nenhum mal chegue a ela...arrisco dizer q naum é uma qstão d axr o outro fraco, mas sim uma maneira de sentir-se mais component to expertise...

2016-12-17 10:55:35 · answer #4 · answered by ? 4 · 0 0

E Deus não é mesmo a dualidade do ser ?
somos seus filhos e somos assim .
Ele também deve ser por que nós estamos aqui exatamente para sabermos de que lado de Deus nós pertencemos .

2007-02-06 11:25:21 · answer #5 · answered by jose b 7 · 0 0

Lutero era católico, continuou católico, porém apesar de todos os erros que tinha; teve um entendimento das Escrituras Sagradas, a respeito do erro das indigências(aprovadas e exigida pelo lideres católicos da época) As teses defendidas por ele também eram bíblicas, sendo a sua principal tese era; que, a salvação do ser humano era através da fé,

2007-02-06 10:18:44 · answer #6 · answered by PMW 4 · 0 0

Considero-o como herói, apenas pelo fato de tanta coragem, ele na realidade era muito autêntico, dizia e fazia o que lhe viesse à cabeça, tanto é que enfrentou a igreja e o império de Roma para defender um direito que o próprio Deus havia concebido o livre-arbítrio e que só Lutero, mas do que ninguém, sabia fazer bom uso. Ele queria deixar bem claro, coisa que não conseguiu fazer até hoje (coitado), que não era simplesmente baixando a cabeça para o que os sacerdotes ou sei lá o que da igreja, tinha em suas mentes loucas, não era desse ou daquele jeito, com fórmulas prontas ditadas pela igreja que se alcançaria o "Reino dos Céus" ao invés disso ele acreditava que cada um era realmente responsável pelo acesso a tal reino, que a gente só vai ter certeza mesmo se existe quando a gente for pro beleléu.

2007-02-06 10:07:46 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Cara não sabia não. Quer aprender a fazer macarronada?

2007-02-06 10:01:15 · answer #8 · answered by Feiticeiro 4 · 0 0

Como dizia minha vó:
tal pai, tal filho (filhos)

2007-02-06 11:30:39 · answer #9 · answered by Frei Bento 7 · 0 2

Mas é assim que se comportam os seus seguidores: DEUS -quando pregam a palavra divina e diabo - quando cobram para pregar a palavra.

2007-02-06 10:06:20 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 3

fedest.com, questions and answers