English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não é só a legítima defesa, mas também quando uma pessoa, por exemplo, está praticando alpinismo e tem outra na mesma corda, e a corda somente suportará o peso de um deles e não dos dois ao mesmo tempo, um deles terá que derrubar o outro, senão ambos cairão e morrerão; um deles empurra o outro para o precipício, e consegue sobreviver; caso ele não fizesse isso, não sobreviveria. Tem também o caso do militar que mata o inimigo de guerra para defender seu País. Como ficam estas situações diante do mandamento de Deus, embora não sejam consideradas condutas criminosas pela lei penal.

2007-02-06 07:07:09 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Isso se chama "instinto de sobrevivência" entre você e o outro, você sempre escolherá você. São situações extremas, que não cabem avaliação , pelo menos por nós.

2007-02-06 10:58:59 · answer #1 · answered by Bruna 3 · 0 0

Primeiro,parabens pelas perguntas inteligentes colega !
Eu já pesquisei na bíblia as respostas a algum tempo atraz,depois se quizer posso lhe enviar mais detalhes.
Creio que assistiu o filme "Parede vertical " ,bom filme!
Primeiro,note que Jesus se deichou matar porem ele não cometeu suicidio , porque era necessario para salvar a humanidade;da mesma forma os dois alpinistas poderiam decidir quem deveria sobreviver ou talves tirando a sorte , seria incoerente morrer os dois se ha a chance de um sobreviver ,porem um cristão praticante não colocaria DEUS a prova praticando um esporte radical onde se corre risco de perder a vida . Mais a mesma situação pode ocorrer num avião com um paraqueda apenas , o mesmo principio se aplicaria não seria assassinato escolherem quem pularia de paraquedas nestas circunstancias p. paraquedas não seria conciderado um esporte radical pois as chances são maiores de sobreviver ,da mesma forma o sobrevivente não precisaria ficar com a conciencia pezada Deus não concidera isso como omicidio se o sobrevivente tiver o concentimento do colega e não usurpar o direito do outro.Na lei no velho testamento ,aspecto este que vigora até hoje, se você matar sem querer num golpe para se proteger de um bandido que vai te matar ou a um parente na sua casa você esta livre de culpa.
Após Jesus vir a terra algumas coisas mudaram ,por ex.:
O assunto já muda quando se trata de matar na guerra , Jesus ensinou que seus discipulos não deviam usar armas e nem apoiar a politica ou o mundo e seus intereces,o cristão deve ser neutro pois não faz parte do mundo como ele não fazia ,embora devam ser obedientes as autoridades e qualquer de suas leis que não entrem em choque com a lei de Deus. (João 17:1 a 15) Os cristãos esperam o Reino de Deus e o pedem como foi encinado na oração do Pai nosso.Mateus 6:9 ,10. Ele resolvera os problemas da humanidade .Quero dizer que segundo a bíblia e creio que ela esta correta matar na guerra é omicidio.
Deus quer que respeitemos a nossa e a vida dos outros , Gêneses 9 :1,5.
Não tenho tempo de corrigir os erros de grafia ,OK.
TUDO DE BOM COLEGA!!!

2007-02-06 08:37:36 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Mateus


5:39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

2007-02-06 07:51:27 · answer #3 · answered by nega 3 · 1 0

Bem, se você acredita mesmo na palavra de Deus, acredita que ele pode te livrar em tempo de tudo isso, certo? Acrdita que haja outra saída a não ser matar um bandido (mas acho certo matar bandidos e afins). No caso do alpinismo, foi falta de vigia e preparação levar equipamento de segurança a menos e ainda por cima desafiar a natureza. Uma outr questão, acho que cortar uma corda para que o outro sobreviva é suicídio, e não "doar-se". No caso de exército, bem, não é certo haver a guerra, mas ja que se está lá, que se saia vivo dela.

2007-02-06 07:31:07 · answer #4 · answered by Filipe K 1 · 1 0

Muito interessante sua pergunta... Não matarás!!! Esta é uma das Leis de DEUS!!! Existem inúmeras situações ou casos complexos e de dificil julgamento e, os quais, na espiritualidade ou no mundo espiritual, os espíritos superiores analisam meticulosamente ... São espíritos altamente evoluídos, amorosos, caridosos e justos e com capacidade para julgarem cada caso minuciosamente para que nenhuma injustiça seja cometida.

2007-02-06 07:26:02 · answer #5 · answered by Roberto 7 · 1 0

Amigo as leis mandan nao matar mas nao diz nada de nao querer morrer se tenho que me defender nao vai ter ninguem que diga que eu nao posso.

2007-02-06 07:22:55 · answer #6 · answered by cris 3 · 1 0

Interessante sua pergunta.

Acho que no caso da legítima defesa, é válido sim mesmo perante a lei Bíblica. Os 10 mandamentos foram dados a princípio para o povo de Israel ver o quanto eram pecadores em não conseguir cumprir os mandamentos, e que precisavam sim de um Deus e Salvador.

Quanto ao caso do alpinismo, acho que cortar a corda ou empurrar o outro é crime, nesse caso sim é crime, agora você cortar a corta para você mesmo ou se jogar para que o outro sobreviva é doar vida, aí está certo.

No caso de guerras, se for uma convocação obigatória não acho que seja crime também, mas isso depende da maneira (ou situação) em que o crime foi cometido, agora se for uma convocação de livre e expontânea vontade e você for pra guerra (como no caso dos EUA), é crime.

Minha opinião.

2007-02-06 07:19:33 · answer #7 · answered by Jota 5 · 1 0

Deus disse não mate e o homem mata; não roube e o homem rouba... Tá bom Dele liberar, quemm sabe as pessoas fazem diferente!!!! Tudo que é proibido é gostoso, acho que é por isso que os mandamentos de Deus entram por um ouvido e sai do outro das pessoas.

2007-02-06 07:17:24 · answer #8 · answered by gilnearte 3 · 1 0

Ficaria sem julgamento, não posso responder por Ele.

2007-02-06 07:13:26 · answer #9 · answered by Creuzinha 6 · 1 0

acho q iante do mandamento d Deus, não sao nem um pouco certas, pq tmb tem um mandamento q diz para pensarmos no outro antes do q em nós mesmos...
o homem faz suas leis, q nao tem nada a ver com os mandamentos de Deus.

2007-02-06 07:11:51 · answer #10 · answered by Lelê 2 · 1 0

Essas são leis himanas...
Pois perante Deus todo tipo de crime deve ser condenado...
Os homens criam suas próprias leis, cabe a quem é temente à Deus não entregar-se à elas...

2007-02-06 07:11:09 · answer #11 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers