ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BELEZA
Hábitos alimentares saudáveis podem ser aliados de sua beleza
03/10/05 – Fonte: Medcenter
De nada adianta passar horas na academia ou em clínicas de estética se você não se preocupa com o primordial: sua alimentação! Manter uma alimentação saudável e equilibrada não significa passar fome e pode fazer verdadeiros “milagres” para sua pele e ser um ótimo aliado para manter a forma física.
O nosso corpo necessita de uma nutrição adequada para satisfazer suas necessidades fisiológicas e metabólicas, que envolvem crescimento, reparo e manutenção do organismo como um todo. Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários às nossas células, que por sua vez produzirão várias substâncias internas necessárias à saúde do corpo e da mente, além de atuarem favoravelmente sobre o brilho dos cabelos, na beleza das unhas, na luminosidade da pele, entre tantos outros benefícios.
Infelizmente a maioria das pessoas não ingere o mínimo recomendado de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Para evitar isso, é fundamental manter uma alimentação variada. Uma dica é preparar pratos coloridos.
Segundo os nutricionistas, alimentos da mesma cor possuem propriedades semelhantes:
Cor vermelha : acerola, tomate, maçã, rabanete e melancia são ricos em carotenóides. Fazem bem para o coração, fortalecem olhos e a pele, além de ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Cor verde : alface, agrião, rúcula, escarola, abacate são ricos em cálcio, ferro e fósforo, promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue. Evitam também a fadiga mental e fortalecem ossos e dentes.
Cor roxa : almeirão-roxo, berinjela, repolho-roxo, possuem propriedades antioxidantes, responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas, além de auxiliar na saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo.
Cor branca : aipim, banana, couve-flor, graviola, têm grandes quantidades de vitaminas do complexo B, que atuam na proteção das células.
Cor laranja : ajudam a enriquecer a dieta. Assim como os vermelhos, os vegetais da cor laranja são fontes de vitamina C, importante proteção para o sistema imunológico e para saúde do coração. Fazem parte desse rol, frutas regionais como laranja, abóbora, cenoura, mamão, tangerina e pêssego.
Além da falta de consumo de vitaminas e minerais para manutenção da saúde, alguns componentes verificados nas plantas chamados de fitoquímicos foram reconhecidos recentemente como poderosos agentes que oferecem proteção contra doenças como o câncer.
Dicas alimentares para auxiliar no combate da flacidez, gordura localizada, estrias e celulite
Flacidez
Consumir alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno; reduzir consumo de gorduras que destroem o colágeno.
Gordura localizada
Reduzir consumo de gorduras, frituras, açúcares (alimentos contidos no ápice da pirâmide alimentar); aumentar consumo de frutas e vegetais (alimentos reguladores), fibras e água.
Estrias
Aumentar consumo de alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno, de frutas e verduras (alimentos reguladores), de cálcio e água.
Celulite
Diminuir consumo de sal, que causa retenção de líquidos e edemas, e de alimentos gordurosos e frituras; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes, que diminuem o calibre das artérias, dificultando a circulação; aumentar o consumo de fibras e água/chás.
Saiba onde encontrar nutrientes e componentes ativos de uma dieta antienvelhecimento
Betacaroteno (precursor da vitamina A)
Cenoura, abóbora, batata-doce, damasco seco, vegetais de cor verde-escuro como brócolis, couve, etc.
Vitamina C
Frutas cítricas e vegetais de cor verde-escuro (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, agrião, pimentão verde, etc).
Vitamina E
Gérmen de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.
Selênio
Castanha-do-pará (principal fonte), alimentos marinhos.
Zinco
Carnes magras, peixes e frutos do mar, aves sem pele e leite desnatados. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
Licopeno
Tomate, molho de tomate e goiaba vermelha.
Bioflavonóides
Frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas, amoras, morango, framboesa, entre outras frutas vermelhas.
Isoflavonas
Soja e seus derivados.
Catequinas
Frutas da família do morango, uva e chá-verde ( green tea ).
Fibras
Cereais integrais (farelo de trigo, aveia, centeio, etc.), frutas e hortaliças de preferência consumidos com cascas e/ou talos.
Ácidos Graxos Ômega 3
Peixes marinhos que vivem em águas frias como sardinha, salmão, cavala, arenque, atum, etc.
Índice de Matérias
Planejamento Familiar
Anticoncepcional Trimestral
Dicas de Beleza
Celulite
Hidratação dos cabelos
Filtro solar
Hidratantes
Alimentação saudável e beleza
Boas notícias para quem tem acne
Saúde da Mulher
Sexualidade Feminina
Corpo da Mulher
Entrevistas
Especiais
palavra-chave:
e-mail:
senha:
Esqueci minha senha
Como participar?
e-mail:
senha:
Cadastre-se | Esqueci minha senha
Digite
2007-02-06 06:38:08
·
answer #1
·
answered by patricia v 3
·
0⤊
0⤋
O RESERVE é uma excelente forma para complementar sua dieta com os nutrientes que seu corpo precisa para proporcionar mais energia, saúde e bem-estar.
Sua fórmula foi desenvolvida, com os melhores antioxidantes naturais, como o Mirtilo, Romã, Cereja, Uva, Açaí, Aloe Vera e Chá verde, adoçada apenas com os açucares das próprias frutas e não contendo corantes ou sabores artificiais.
A Super Estrela do Reserve é o Resveratrol, uma substância proveniente dos vinhos tintos, que além de conter propriedades antifúngicas e bactericidas, combatem um leque de efeitos prejudiciais a nossa saúde.
http://javitudolife.blogspot.com.br/search/label/Reserve
2016-07-14 11:32:44
·
answer #2
·
answered by André 2
·
0⤊
0⤋