Oi! Mandarax.
Antes da codificação de Kardec, nos denominávamos de Espiritistas, depois Espíritas, esse nome Kadercistas, Kardecismo, e Kardekiana, são nomes quais escolhemos para formalizar um agradecimento, e principalmente diferenciar de outras, como Espírita Umbandista e Espírita Candomblecista, pois eles são mais Espiritualistas, pois não usam as ciências, ok? Allan Kardec nada tem haver com isto, ao contrário ele sempre a chamava de Espiritismo.
Obs: para quem tiver dúvida quanto ao nome Espiritistas, o encontrará no Livro dos Espíritos, na introdução acima uma só linha, no segundo parágrafo.
Quanto a sua pergunta espero ter esclarecido.
Um forte abraço.
2007-02-06 06:02:07
·
answer #1
·
answered by RuyLFreitas 7
·
19⤊
1⤋
ALLLAN KARDEC NUNCA TEVE O INTUITO DE FUNDAR UMA RELIGIÃO PORQUE O ESPIRITISMO NÃO É UMA RELIGIÃO E SIM UMA FILOSOFIA.SE VOCE LER OS LIVROS ESCRITOS POR KARDEC IRÁ VERIFICAR QUE EM NENHUM DELES EXISTE UMA AFIMAÇÃO COMO ESTA: FORA DO ESPIRITISMO NÃO EXISTE SALVAÇÃO. MAS SIM PODERÁ ACHAR ESTA AFIRMATIVA QUR JÁ ERA FEITA ATÉ POR JESUS: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.O ESPIRITISMO OU COMO VOCE PREFERE CHAMAR KARDECISMO É UMA FILOSOFIA QUE FOI TRANSMITIDA A KARDEC PELOS ESPIRITOS SUPERIORES, ENTRE ELES O " ESPIRITO DA vERDEDE" QUE É O CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUE QUE SERIA ENVIADO AOS HOMENS PARA ESCLARECE-LOS DE TODOS OS MISTÉRIOS .
2007-02-06 13:29:55
·
answer #2
·
answered by Walter Eduardo S 7
·
5⤊
0⤋
Kardec não quis fundar nenhuma religião. Ele foi escolhido para divulgar a doutrina para o mundo. E digo aos menos avisados que o Espiritismo não é religião e sim uma doutrina. E é cristã pois está baseada na Evangelho de Jesus.
2007-02-06 13:28:32
·
answer #3
·
answered by hamjomix 5
·
5⤊
0⤋
E você ainda diz que foi "kardecista" (só para lembrar, não existe kardecismo, o que existe é espiritismo). Kardec não quis fundar nenhuma religião e menos ainda , uma que levasse seu pseudônimo, pois a doutrina espírita não era obra dele e sim dos espírito, sendo Allan Kardec, unicamente o codificador da mesma, o que em nada o diminui, mas antes o engrandece, pela competencia e seriedade com que desempenhou o seu papel.
2007-02-06 13:19:24
·
answer #4
·
answered by Jorge Murta 6
·
5⤊
0⤋
Olha o outro também!
Você está igual ao outro que teve a coragem de perguntar se Chico Xavier era espírita, pode?
(Se não me engano, desculpe-me se eu estiver errado, mas foi você quem respondeu a esse mesmo cara que "essa história de reencarnação é tudo um 171, não foi?)
Você agora pergunta se Allan Kardec "queria" fundar uma religião e ainda por cima cita qual a religião que ele fundou.
Por que pergunta com esse "ar" de ironia implícito à sua pergunta? ele não fundou não? pra você o Kardecismo não é uma religião não? ou ao menos uma forte corrente dentro do Espiritismo?
Eu até iria elaborar aqui uma discussão com você e no mais alto nível, mas desisti...
Prefiro levar na brincadeira no mesmo nível de sua pergunta, e pra você sabe o que respondo? como aquele personagem do "Zorra Total" :
Tô doido!... tô doido!... tô doido!... tô doido!... tô doido!...
2007-02-06 13:36:42
·
answer #5
·
answered by Guima Ubá 2
·
4⤊
0⤋
O Kardecismo não é uma religião e sim uma doutrina, ou seja, apenas orienta as pessoas em busca da verdade e ajuda o próximo, não cobra dízimos, e não tem hierarquia interna.
2007-02-06 13:28:28
·
answer #6
·
answered by Raphael M 6
·
4⤊
0⤋
É.... você precisa estudar muito ainda. Não quero e nem vou ofendê-lo, mas aconselho: estude....
2007-02-06 13:42:52
·
answer #7
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
3⤊
0⤋
Queria apenas responder à algumas de suas dúvidas acerca dos fenômenos tão comuns ocorridos na França à época: As mesas girantes, a comunicação com os Espíritos... Como cientista que era e pesquisador resolveu estudar mais a fundo tais fenômenos para assim poder gerar uma teoria sobre eles...
"Em 1855, Hippolyte Léon Denizard Rivail, professor francês de aritmética, pesquisador de astronomia e magnetismo, foi convidado por um amigo seu a ver de perto estas manifestações que ocorriam nos salões da capital francesa."
"Foi então, que uma das mensagens foi dirigida ao professor. Um ser invisível disse-lhe ser um Espírito chamado Verdade e que ele, Rivail, tinha uma missão a desenvolver, que seria a codificação de uma nova doutrina .
Atento aos dizeres do Espírito, e depois de muitos questionamentos à entidade, pois não era homem de impressionar-se com elogios, resolveu aceitar a tarefa que lhe fora incumbida."
"Todas as perguntas e respostas feitas por Kardec aos Espíritos eram revisadas e analisadas várias vezes, dentro do bom senso necessário para tal. As mesmas perguntas respondidas pelos Espíritos através das médiuns eram submetidas a outros médiuns, em várias partes da Europa e América. Assim, o codificador viajou por cerca de 20 cidades. Isso para que as colocações dos Espíritos tivessem a credibilidade necessária, pois estes médiuns não mantinham contato entre eles, somente com Kardec."
"Com todo um esquema coerentemente montado, Allan Kardec preparou o lançamento das cinco Obras Básicas da Doutrina Espírita, a Codificação, tendo início em 1857 com o lançamento de "O Livro dos Espíritos". Estes livros contêm toda a teoria e prática da doutrina, os princípios básicos e as orientações dos Espíritos sobre o mundo espiritual e sua constante influenciação sobre o mundo material."
Sim.. Recebeu a missão de codificar o "Espiritismo" pelo espírito de Verdade...
Obs.: Não existe Kardecismo, pq a religião não é de Kardec (embora codificada por este), existe sim Espiritismo, pq é a doutrina dos Espíritos (dada à nós por estes)... Não é necessário o uso dessa palavra para distinguir de outra religião que acreditam nos espíritos ( como a umbanda, candomblé...), à estas religiões são dados o nome de Espiritualistas (por acreditarem na comunicabilidade com os espíritos). Quem crê na doutrina codificada por Allan Kardec é apenas Espírita. Fica até mais fácil... Temos que aprender a utilizar o nome certo para evitar equívocos como este...
Obs 2: Viu o videozinho q eu falei pra vc ver na outra pergunta sobre Chico? Se ele era espírita... E aí, se convenceu q era? Não esqueça, 3 minutos e 18.... huahuahuauhau
http://www.youtube.com/watch?v=6QEZhx89HiA
2007-02-06 13:58:37
·
answer #8
·
answered by Libelula_Rosa 2
·
2⤊
0⤋
Não, não foi assim, isso é pura especulação da sua parte. Allan Kardec foi o codificador da doutrina ditada pelos espíritos, e ele jamais teve a intenção de que a doutrina (é uma doutrina filosófica, e não uma religião) recebesse seu nome. Ele mesmo, em uma das obras básicas, explica o porquê do nome "Espiritismo". Se não me engano, esta explicação está nos primeiros capítulos do "Livro dos Espíritos".
Recomendo que você leia e procure conhecer algo, antes de criticar ou fazer especulações a respeito.
2007-02-06 13:54:11
·
answer #9
·
answered by Verbena 6
·
3⤊
1⤋
Não queria fundar nenhuma religião, pois o mundo já está cheio delas, mas foi um grande passo para a humanidade na senda da evolução, mesmo assim no século XXI ainda tem muitas pessoas presas a ensinos que só serviram para aquela época específica, mas não serve mais para hoje.
2007-02-06 13:23:13
·
answer #10
·
answered by NOVAVISÃO 3
·
2⤊
0⤋