English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E por que bocejamos quando vemos alguém bocejar?

2007-02-06 03:59:51 · 3 respostas · perguntado por Amanda 7 em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

3 respostas

O bocejo é um comportamento contagioso que continua sendo um dos grandes mistérios da vida. A natureza infecciosa do bocejo é tão intrigante que existem múltiplas teorias e até fundos de pesquisas financiadas pelo governo sobre o assunto.

Em 2005, o estudo de escaneamento do cérebro feito pelo governo finlandês confirmou que o contágio do bocejo é altamente inconsciente. O novo estudo também foi o primeiro a apresentar um sinal neuropsicológico reconhecido de um contágio de bocejo detectado – a desativação de uma segunda área do cérebro chamada região esquerda periamidgaliana. Esta região tem sido relacionada à análise inconsciente das expressões faciais. No entanto, os pesquisadores fazem questão de frisar que ainda não está claro o que estas descobertas realmente significam.

Outras teorias que foram levantadas incluem:

A Teoria Psicológica – De acordo com esta escola de pensamento, nossos corpos induzem o bocejo para obter mais oxigênio ou para remover dióxido de carbono. Isso explicaria porque as pessoas bocejam em grupos, mas a teoria não se sustenta se você considerar que as pessoas não bocejam ao fazer exercícios.

A Teoria do Tédio – Apesar de nós geralmente bocejarmos quando estamos entediados ou cansados, esta teoria não explica por que nós bocejamos em público, quando sabemos muito bem que todo mundo vai pensar que estamos entediados ou cansados, o que poderia ofender os outros.

A Teoria da Evolução – Outros acreditam que o bocejo contagioso em humanos é parecido com os animais que mostram os dentes em sinal de intimidação e territorialidade. Uma alternativa desta teoria diz que o bocejo se desenvolveu no homem da antigüidade como um sinal para mudarmos de atividade.

Um especialista destacado neste campo, o psicólogo Dr. Robert Provine, da Universidade de Maryland no Condado de Baltimore, não concorda com a Teoria Psicológica, mas não descarta nem a Teoria do Tédio nem a Teoria da Evolução. Em seus testes, as pessoas não bocejam menos quando recebem oxigênio adicional, e diminuir o dióxido de carbono no meio ambiente também não evita o bocejo. Ele chegou até a tapar a boca de seus voluntários! Eles ainda podiam bocejar, mas ficaram insatisfeitos, apesar de conseguirem respirar todo o oxigênio de que precisavam através do nariz.

Então, é isso aí. Não faltam explicações para justificar que bocejo é contagioso. A conclusão é definitivamente positiva: o bocejo é contagioso, mas a razão exata para este fato parece destinada a continuar um mistério.

2007-02-06 04:36:35 · answer #1 · answered by M Tiger 4 · 0 0

bocejo
Seja de sono ou mesmo tédio, é praticamente impossível reprimir o bocejo, um mecanismo de reflexo involuntário, semelhante ao chute que acontece quando o médico bate o martelo no seu joelho. O bocejo funciona como um alerta para que o organismo aumente o volume de oxigênio no cérebro, que diminui devido à respiração superficial que acontece quando nos sentimos cansados. A forte inspiração causada pelo bocejo aumenta a quantidade de oxigênio.


E quanto a bocejar quando ver alguém bocejar, aí acho que já é o cúmulo da inveja...rsrsrs (brincadeira hein...)

2007-02-06 12:15:43 · answer #2 · answered by TIOZIM 5 · 1 0

O bocejo é uma forma encontrada pelo organismo para ativar o cérebro e evitar o sono. Há, porém, diferentes hipóteses que tentam explicar como ele ocorre. Uma das mais aceitas diz que o bocejo ocorre quando o organismo está em um momento de baixo metabolismo provocado por uma queda de oxigenação no interior dos alvéolos (veja ao lado), pequenas estruturas localizadas dentro dos pulmões, cuja função é espalhar o oxigênio pelo sangue e retirar o dióxido de carbono. Para evitar a baixa oxigenação, o organismo tenta aumentar a entrada de ar nos pulmões. Outra hipótese diz que o cérebro é estimulado por meio do segundo e do terceiro ramo do nervo trigêmeo (um dos nervos da face). Ao se abrir e fechar a boca, os nervos enviam um estímulo, interpretado pelo cérebro como um sinal de alerta. Mas há quem discorde disso tudo. O psicólogo Robert Provine, da Universidade de Maryland, EUA, por exemplo, diz que o bocejo serve mesmo para facilitar a adaptação do organismo às mudanças de comportamento. Por isso, é comum se bocejar depois de acordar ou antes de dormir.

Abraço!

2007-02-06 12:34:20 · answer #3 · answered by Marko 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers