O unico dia de guarda que a biblia se refere é o sabado, todo o cristão deveria saber disso. A troca do sabado pelo domingo foi feito por constantino, no seculo 4 por um edito , mudança que nunca foi autorizada pelas santas escrituras. Portanto como diz as escrituras " Lembra-te do dia de sabado para o santificar..."( Exodo 20)
2007-02-06 05:20:12
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sábado é dia de trabalhar meu caro.
2007-02-06 19:21:15
·
answer #2
·
answered by Bruna 3
·
0⤊
0⤋
Quando dissemos que o "Sábado era da Lei judaica", no texto está bem claro que o preceito Divino permanece - o descanso semanal - e apenas o dia é que mudou para o Domingo - a convenção da lei judaica.
Ou seja, o terceiro mandamento - guardar um dia da semana e dedicá-lo a Deus não mudou, permanece, pois nem um jota da lei será mudado. Sábado quer dizer descanso, e por isso confundia-se a lei com o costume, o ritual mosaico.
O dia da semana em que se dará o descanso é acessório, e não fundamental, prova disso são as festas celebradas em outros dias da semana no Antigo Testamento mesmo, em que se considera como dia do descanso às vezes o PRIMEIRO, às vezes o OITAVO DIA! Veja Levítico XXIII, 36, sobre a festa da Expiação: Deus reserva o oitavo, e não o sétimo dia ao descanso:
"E durante sete dias oferecereis holocaustos ao Senhor; o dia OITAVO será também soleníssimo e santíssimo, e oferecereis um holocausto ao Senhor, PORQUE É DIA DE AJUNTAMENTO E ASSEMBLÉIA; NÃO FAREIS NELE OBRA ALGUMA SERVIL.".
Aliás, todo o trecho que vai do versículo 23 até o final do capítulo (XXIII), mostra que o dia santificado é ora o primeiro, ora o oitavo, mostrando que o espírito da lei (descanso e santificação) não se prende ao nome do dia (sábado).
Também havia outras cerimônias rituais que foram abolidas, porque eram apenas símbolo de verdades mais elevadas, e que foram cumpridas no sacrifício de Cristo. Assim todos os sacrifícios de animais pelos levitas e a Páscoa foram substituídos pelo sacrifício único de Cristo, renovado todos os dias na Missa. Assim também as purificações e outros rituais foram abolidos para dar lugar a uma compreensão superior da pureza e da virtude, onde os dez mandamentos poderiam já serem condensados em apenas dois, que sem anular o decálogo, o resumem e o aprimoram: Amar a Deus sobre todas as
coisas, e ao próximo como a si mesmo. Eis o resumo de todos os 10 mandamentos. Estes precisavam ordenar explicitamente o que os dois "novos" apenas sugerem, pois a Nova Aliança é superior à Antiga.
Portanto, a lei imutável diz que se deve dar um dia a Deus, mas qual dos sete dias da semana é uma questão ritual. Como Cristo instituiu uma Nova e Eterna Aliança com os homens através de seu precioso sangue derramado na cruz, era conveniente que um novo dia fosse utilizado como dia de descanso, para diferenciar da Antiga Aliança.
Cristo ressuscitou no Domingo, os Apóstolos e discípulos reuniam-se no Domingo, e portanto o Domingo, sem excluir o terceiro mandamento, obedece o preceito divino e aperfeiçoa sua obediência ao separar a Antiga Aliança (preparatória) da Nova Aliança selada por Cristo, e por consagrar a Deus não o último, mas o primeiro dia da semana.
pax
2007-02-06 12:38:31
·
answer #3
·
answered by Weslen V 1
·
0⤊
0⤋
O sábado deve ser um dia de adoração ao Senhor, além dele também o domingo, a segunda, a terça, a quarta , a quinta e a sexta-feira, porque o "sábado" a ser santificado é a VIDA do crente! "Guardar o sábado", portanto não é o dia da semana, mas o "dia" que o Senhor dá ao homem para viver. De que vale guardar, reservar, santificar um só dia (24 ou 12 horas) ao Senhor, se ele quer toda a vida? Deus deixa de ser Deus em algum momento e, deixa o homem de ser sua criatura? Por isso é que Deus procura "verdadeiros adoradores" (João 4; 23 e 24).
2007-02-06 12:04:53
·
answer #4
·
answered by Euclides N 6
·
0⤊
0⤋
DIZEM QUE DEUS TRABALHOU SEIS DIAS PARA CRIAR O UNIVERSO, E DESCANSOU NO SÉTIMO.
O SÉTIMO DIA É O SÁBADO,E ESTE, NA CONCEPÇÃO DE ALGUMAS RELIGIÕES , DEVERIA SER O DIA A SER GUARDADO PARA O SENHOR.
TALVEZ SE AS PESSOAS PENSASSEM NELE TODOS OS DIAS, NÃO FIZESSEM TANTA BESTEIRA,ISSO POSTO, ELE TAMBÉM TERIA QUE DAR O AR DE SUA GRAÇA, VISTO QUE PELO QUE CONTAM OS LIVROS,ELE APARECIA MUITO ANTIGAMENTE, O QUE NÃO ACONTECE HOJE EM DIA.
2007-02-06 11:06:08
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O santo dia de adoração ao Senhor, é e sempre foi o Sábado, porque é o dia que Deus escolheu, por ser o sétimo dia, o dia que ele guardou e descansou, para deixar de exemplo para suas criaturas, o catolicismo é que resolveu guardar o domingo, por ter sido o dia da ressurreição de Cristo.
2007-02-06 11:01:29
·
answer #6
·
answered by kareca 4
·
0⤊
0⤋
cara...mais detalhes...por favor.
2007-02-06 10:55:29
·
answer #7
·
answered by JBJ 2
·
0⤊
0⤋