English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

“ Nós declaramos, dizemos, definimos e pronunciamos que a submissão ao Pontífice Romano é necessária para a salvação de cada criatura humana”

--PAPA BONIFÁCIO VIII, BULA UNUN SANCTUM, 1302

2007-02-05 22:12:36 · 16 respostas · perguntado por FRANÇA - mais que vencedor 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Quem te falou isso??? a submissão deve ser a Jesus Cristo, Ele é o unico caminho que leva ao Pai......

2007-02-05 22:25:29 · answer #1 · answered by KIKO- Baruk Raba Beshen Adonai 5 · 0 1

Sabemos pela Bíblia, pela História e pela Tradição que o Primado da Igreja, foi dado a Pedro, não como privilégio pessoal, mas para o bem e para a unidade da Igreja.

Jesus Cristo, fundou uma Igreja visível (Mateus 16,18), que deveria durar até o fim do mundo, necessariamente tinha que nomear um chefe, com sucessão, para perpetuar a mesma autoridade: "Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos despreza, a mim despreza,; e quem me despreza, despreza aquele que me enviou " (Lucas 10,16). Se assim não fosse, Cristo não poderia dizer: "Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo"; deveria ter dito que estaria apenas com Pedro até o fim de sua vida. Dessa forma, cumpre-se o que manda a Bíblia: "Um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4,5)

E Jesus diz ainda: "É me dado todo poder no Céu e na terra; ide pois, e ensinai a todos os povos e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do mundo" (Mateus 28,19-20).

Cristo não poderia transmitir esse poder somente aos Apóstolos, pois eles deviam morrer um dia, e se ele promete estar com os Apóstolos até o fim do mundo, é claro que ele não está se dirigindo aos Apóstolos como pessoas físicas, mas como um corpo moral e visível, que deve perpetuar-se nos seus sucessores, e hão de durar até o fim dos tempos.

Essa sucessão dos Apóstolos é também confirmada na própria Bíblia, confira: "Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho, sobre que o Espírito Santo vos constituiu Bispos, para apascentardes a Igreja de Deus a qual santificou pelo seu próprio sangue" (Atos 20,28). "Em cada igreja instituíram anciãos e, após orações com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham confiado" (At 14,23). "Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e cresciam em número dia a dia" (At 16, 4-5).

2007-02-06 06:58:34 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 0

Já leu as outras Bulas?

As milhares que saíram depois dessa?

Vou lhe dar uma explicaçãozinha, espero que tenha paciência em ler.

Você está falando de uma época em que a maioria dos países eram reinos, com monarquia e vassalos, súditos e feudos.

Uma época em que os Estados Papais eram defendidos contra insurgências e exércitos conquistadores e separatistas italianos.

Os Estados Papais não podiam alhear-se dos acontecimentos que estavam se deflagrando na convulsa Itália de meados do século XIV. Sem contar com a desvinculação de alguns feudos tradicionais da corte romana, como a Sicília, em poder agora da Coroa de Aragão, o reino de Nápoles, sob autoridade da casa de Anjou, e o próprio estado pontifício estavam em desmembramento.

Assim o mostravam casos como o de Giovanni di Vico, que se havia tornado em senhor de Viterbo depois de usurpar uma extensa zona territorial pertencente ao Papa; ou o da insubmissão em que se encontrava o ducado de Spoleto; ou o da fáctica independência da marca de Ancona; ou o da privatização de Fermo levada a cabo por Gentile de Mogliano e a de Camerino por Ridolfo de Varano; ou o da aberta rebeldia dos Malatesta; ou o de Francesco degli Ordelaffi, que se havia apropriado de uma grande parte da Romana; ou o de Montefeltro que era senhorio dos distritos de Urbino e Cagli; ou o da cidade de Senigallia apartada da obediência papal; ou o de Bernardino e Guido de Polenta, que haviam tomado Ravena e Cervia, respectivamente; ou o de Giovanni e Riniero Manfredi que haviam feito o mesmo com Faenza; ou o de Giovanni d’Ollegio que mantinha a posse da cidade de Bolonha.

Era preciso uma atuação decidida e aplacante contra todos aqueles insurgentes se se quisesse reunificar o património de São Pedro.

Daí, a primeira coisa a fazer é reafirmar a total superioridade do soberano dos Estados Pontificais. Isso foi uma figura de retórica simples para evitar o confronto em guerra aberta, pois os exércitos Papais estavam em declínio.

2007-02-06 06:27:35 · answer #3 · answered by WebMaster 7 · 3 0

É isto ai, Webmaster e Verbena, show de cabeça contra o show de falsidades.

2007-02-06 06:35:19 · answer #4 · answered by Frei Bento 7 · 2 0

Caro colega,

Onde está escrito "submissão ao Pontífice Romano" entenda "submissão à Igreja". O Papa é a "cabeça" da Igreja.

Respeite as crenças alheias. Se você não acredita, fique na sua, e não fique fazendo intrigas... porque, no seu caso, suas perguntas demonstram, claramente, que não são dúvidas... são apenas intrigas, vontade de aparecer e de ser chato...

Edito a minha resposta para dizer que a resposta do Webmaster foi, no mínimo, excelente! Isso é que é conhecimento histórico...

2007-02-06 06:29:02 · answer #5 · answered by Verbena 6 · 2 0

Que bom voce já achou quem vai te salvar? Que otimismo? continue...quem sabe não morra afogado.

2007-02-06 06:26:05 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 0

Estou com o Bento e não abro!! Colega Vfranca2, estude mais e critique menos as doutrinas alheias...Santo Agostinho (que vocês aceitam tão bem) mesmo escreveu que "fora da Igreja não há salvação". Um abraço

2007-02-06 06:54:54 · answer #7 · answered by P*C 4 · 1 0

Você estar sendo ameaçado? Estar em perigo? Estar perdido? Estar doente? Estar morrendo? se você não se encaixa em nenhua das opções acima, seja sincero, se salvar de que?

2007-02-06 06:24:35 · answer #8 · answered by Elias 4 · 1 0

Não gosto de piada de Papa... tem de papagaio aí não ?

2007-02-06 06:20:53 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

O ser humano não tem que ser submissão a neguem, apenas uns respeitando aos outros. Quanto ao Papa, este deve muitas explicações da fábulas a qual pregam todos os dias, o que uma falta de respeito aos seres humanos fracos.

2007-02-06 06:19:20 · answer #10 · answered by Marcio B 4 · 1 0

Nossa salvação não tem que ser condicionada à submissão de ninguém, de nunhum humano. Ela depende tão somente de nossos atos: se praticamos o bem, se respeitamos nossos semelhantes, se pautamos nossa conduta pelas virtudes universalmente aceitas, não temos que nos submeter a ninguém para consquistar a salvação.

2007-02-06 06:34:17 · answer #11 · answered by VICORREMGA 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers