English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho muitas curiosidades..apesar de ser a respeito deste trágico acidente da viação brasileira,gostaria de saber a opinião de todos vocês...como deve ter sido a reação deles?imagina só.poderiam estar até contando uma piada no avião,mãe brincando com o filho,tudo normal...quando de repente ouve um estrondo e aquele alvoroço todo...e o avião começa a mergulhar de bico girando como um parafuso..como vocês imaginam q eles ficaram sabendo que iriam morrer????

2007-02-05 14:44:36 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Carros e Transportes Aviação

5 respostas

Caro amigo

Uma pergunta interessante, surpreendente e difícil de responder.
Só quem vive uma determinada situação pode falar como realmente aconteceu e quais as sensações vividas e os traumas herdados.
No caso do vôo 1907, é impossível saber.
Um caso único, trágico e sem sobreviventes.
Antes de externar o que "imagino" ter acontecido naqueles poucos minutos, contarei uma história pessoal. Com isso, pretendo ilustrar com mais precisão a resposta.

Sofri três acidentes automobilísticos graves. Por pouco -dois não foram fatais.
As lembranças daqueles momentos?
Só depois de vinte a trinta segundos do ocorrido, temos uma leve idéia do que está acontecendo.
O choque mental é inimaginável -os sentidos e o cérebro parecem inertes e impotentes para tomar uma decisão.
Há um entorpecimento geral no corpo. Anestesia mesmo!
A vontade é substituída pela apatia -não há iniciativa e nenhuma resistência é feita.
Deixamo-nos ficar como se esperássemos o retorno no tempo e uma "voz" nos dissesse: Não aconteceu. É um sonho!
Realmente, parece um sonho.
Lentamente (até o terceiro minuto) é possível lembrar e recobrar todos os sentidos. Ouvimos vozes a nossa volta -mas, não vemos nitidamente as pessoas.
Em uma das vezes desfaleci. Desconheço quais mecanismos fizeram recordar de toda minha vida desde a tenra idade (inclusive no colo da minha mãe) .
Um fato que me intriga até hoje: A impressão deixada é de bem estar.
Parece que gostamos do que está acontecendo.
Em síntese: É uma experiência tremendamente angustiante (sem contradizer-me).

A RESPOSTA:

Não acredito que o avião tenha caído em parafuso. Só aconteceria se estivesse com as duas asas inteiras e, deste modo não teria caído.
O que deve ter acontecido é ter perdido imediatamente um dos motores e o outro funcionando o fez girar em torno de si mesmo a mais de 800 km por hora, perdendo em seguida -parte da outra asa. Então, caiu reto (aos solavancos) e com velocidade superior a 800 km/h.
Nos circos e parques de diversão do interior há um brinquedo chamado "foguete sputnik". Se você já brincou em um deles, deve saber a sensação que dá -a 20 Km/h.
Imagine a uma velocidade quase 40 x maior.
O impacto entre os órgãos internos dos tripulantes e passageiros e a despressurização que deve ter acontecido a 10.000 m de altura, provavelmente ocasionou o DESMAIO de todos ou quase todos.

Você perguntou qual "a reação dos tripulantes". Imagino o piloto e co-piloto, na cabine.

NÃO HOUVE NENHUMA REAÇÃO, acredito! Nem seria possível.
Tudo ocorreu de maneira inesperada e muito rápida.
O tempo decorrido entre a colisão e o choque com o solo deve ter ficado no intervalo entre 2:30m a 3:30m, considerando que o bojo do avião caiu sem partes das asas.
Outra coisa: Em nenhum momento ficaram sabendo que iriam morrer. Estavam vivos, porém desmaiados.

cordialmente

thiago augusto

NA. Esta resposta é uma avaliação estritamente pessoal e não têm nenhuma relação com as notícias divulgadas, relatórios periciais, etc... os quais, respeito e acredito.

2007-02-05 17:39:07 · answer #1 · answered by thiago augusto 5 · 2 0

A tripulação técnica (piloto e co-piloto) certamente tentou primeiro controlar o avião para tirá-lo da condição de vôo anormal assumida após o impacto, se não me engano chegaram até a baixar o trem de pouso para criar arrasto e tentar tirar a aeronave do parafuso. Acho isso, pois a foto do local do acidente mostra o trem de pouso baixado. Contudo pela experiência dos pilotos, logo devem ter percebido que nada poderiam fazer e que o choque com o solo seria inevitável. neste momento ainda com um toque da técnica e discernimento de um piloto, deve ter passado pelas cabeças deles que ainda poderiam fazer algo, mas provavelmente neste momento devam ter se tornado seres humanos normais e então o desespero é comum a todos nós quando estamos incapazes de controlar a situação que era grave. As reações de cada pessoa neste momento varia muito. o sangue frio de olkhar o solo se aproximando com frieza e pensamentos correndo para todos os lados, fechar o olhos e o frio na barriga, quem sabe. Os comissários, habituados ao vôo regular, certamente sentiram a condição extremamente anormal e profissionalmente devem ter assumido seus postos de conforto ao passageiro até o último instante. Os passageiros em sua maioria não são de primeira viagem e perceberam a queda brusca, acredite para o leigo em aviação o terror é bem maior, não seria educado entrar em detalhes. Sou piloto de avião e realmente sinto pelo sofrimento e perda de todos. estes são pocos segundos ou até minutos bastante difíceis.
Só para considerações de outros comentários. Aviões entram em parafuso intencionais ou acidentais sem estar quebardos ou faltando pedaços e são capazes de voar com apenas um motor.

2007-02-06 00:30:11 · answer #2 · answered by Entenda a História 3 · 0 0

A resposta do Thiago explica toda a realidade do momento. como ele mesmo falou não houve reação poque não deu tempo!

2007-02-05 22:55:52 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

tb pensei nisso antes...mas nem gosto de imaginar..o desespero daquele pessoal...felizmente o impacto foi tão forte q não tiveram sofrimento...acredito q foi morte instantânea...duro é os parente q ainda estão morrendo cada dia um pedaço..


Abraço cara T+

2007-02-05 14:51:45 · answer #4 · answered by EEA 2 · 0 0

Provavelmente, deve ter dado tempo de pensar só isso.

2007-02-05 14:48:43 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers