Motivo de vergonha não, o que se pode compreender é que a mãe desse homem tenha tido alguma dificuldade em promover nele a sua autonomia quando era criança, logo, cresceu um rapaz meio dependente, e esta dependência acaba trazendo alguma gratificação à mãe, que se esqueceu de que o cordão umbilical já tinha sido cortado no parto. Ambos se aproveitam da situação meio que simbiótica: o homem acaba sendo uma eterna criança, e a mãe, a eterna protetora dessa criança, e via-de-regra ambos coexistem como se fossem um só! Só não posso prever (aliás: posso!...) onde isso irá parar. Não é nada boa esta situação, e digo que se vc conhece alguém assim, peça a ele para correr para o analista, pois geralmente é uma dificuldade existencial de fácil resolução, caso o homem referido queira isto. Neste ponto, não posso me furtar a fazer uma perguntinha meio cínica: cadê o pai?
2007-02-05 11:25:35
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Concordo com outros: é indício de grave distúrbio de formação da personalidade. Indico abordagem por profissionais da área de saúde: médico psiquiatra e psicólogo. Leia o trecho abaixo, extraído do "Manual Merck de Saúde para a Família":
Personalidade Dependente
Os indivíduos com uma personalidade dependente transferem as decisões e responsabilidades importantes importantes a outros e permitem que as necessidades daqueles dos quais eles dependem anteponham-se às suas. Eles não têm confiança em si mesmos e demonstram uma grande insegurança em relação à capacidade de autocuidado. Eles freqüentemente queixam-se de que não podem tomar decisões e de que não sabem o que fazer ou como fazê-lo. Eles apresentam relutância em expressar opiniões, mesmo as tendo, com medo de ofender as pessoas das quais necessitam. Os indivíduos com outros distúrbios da personalidade freqüentemente apresentam aspectos da personalidade dependente, mas geralmente esses traços são ocultados por outros mais dominantes do outro distúrbio. Algumas vezes, os adultos com doenças crônicas desenvolvem personalidades dependentes.
2007-02-06 10:43:25
·
answer #2
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
0⤋
Infelizmente não dá para agradar o mundo.
Algumas mães criam seus filhos para o mundo e outras os colocam no colo eternamente.
Ninguém pode dizer o que é certo.
A grande questão é:
SE TRAZ FELICIDADE VIVER ASSIM.
Se algo não está bem, melhor reconhecer e buscar equilíbrio.
Boa sorte!
2007-02-05 16:38:51
·
answer #3
·
answered by Tuca 1
·
0⤊
0⤋
Gostar da mãe e frequentar sua casa com frequência é natural e elogiável. Não puder se separar dela em hipótese alguma é uma dependência pouco sadia, embora seja comum.
2007-02-05 16:36:24
·
answer #4
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
0⤊
0⤋
COMPLEXO DE EDIPO RSSSSSSSSSS
2007-02-05 16:35:48
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não tem nada a ver, nossas mães são o máximo, maravilhosas, lindas, queridas, amadas, apaixonantes, legais, bacanas, amáveis, e nós somos seus maiores defensores contra qualquer um que não acreditar nisso.
2007-02-05 19:05:04
·
answer #6
·
answered by Mystic 7
·
0⤊
1⤋