A meditação consiste na prática de focar a atenção, freqüentemente formalizada em uma rotina específica. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes. Sua maior divulgação se deu pelo oriente, desenvolvendo-se em inúmeras culturas dessa parte do globo. Uma das escolas em que ela evoluiu independentemente foi o Sufismo. Apesar da espiritualidade associada com essa prática, a meditação pode também ser usada para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
_Chega de Teoria e vamos à ______________________________________________________________________________________________________
Prática
É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. Através da meditação, é possível separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção.
É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.
Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Há pessoas que não conseguem sentar em nenhuma dessas posições e por isso podem sentar a maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas. Pondo alguma espécie de acolchoado sob os pés, a pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por hora ou hora e meia.
Mas na verdade qualquer pessoa pode aprender a sentar em meio lótus, ainda que no início possa causar alguma dor. Gradualmente, após algumas semanas de treino, a posição se tornará confortável. No início, enquanto a dor ainda causar muito desconforto, a pessoa, deve alterar a posição das pernas ou a posição de sentar. Para as posturas de lótus completo e meio lótus convém sentar-se sobre uma almofada, de forma a que os dois joelhos se apóiem contra o chão. Os três pontos de apoio dessa posição proporcionam uma grande estabilidade.
Mantenha as costas eretas. Isso é muito importante. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser reta mas não rígida. Mantenha os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à sua frente. Mantenha leve sorriso. Agora comece a seguir sua respiração e a relaxar todos os músculos. Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração. Solte-se quanto a tudo mais. Abandone-se inteiramente. Se quiser relaxar os músculos de seu rosto, contraídos pelas preocupações, medo e tristeza, deixe um leve sorriso aflorar em sua face. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar. Quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.
À altura do ventre, pose sua mão esquerda com a palma voltada para cima sobre a palma da mão direita. Solte todos os músculos dos dedos, braços e pernas. Solte-se todo como as plantas aquáticas que flutuam na corrente, enquanto sob a superfície das águas o leito do rio permanece imóvel. Não se prenda a nada a não ser à respiração e ao leve sorriso.
Para os principiantes, convém não ficar sentado além de vinte ou trinta minutos. Durante esse tempo você tem que ser capaz de obter descanso total. A técnica para tal obtenção reside em duas coisas: observar e soltar, observar a respiração e soltar tudo mais. Solte cada músculo de seu corpo. Após uns quinze minutos, uma serenidade profunda poderá ser alcançada, enchendo-o interiormente de paz e contentamento. Mantenha-se nessa quietude.
Duração
Vinte a trinta minutos é provavelmente a duração típica de uma sessão de meditação. Praticantes experientes frequentemente observam que o tempo de suas sessões de meditação se prolongam com o tempo.
Objetivos
Os objetivos podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insights sobre a real natureza ou a comunicação com Deus. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e equanimidade.
Contexto
Nas filosofias religiosas do oriente, como, Bramanismo, Budismo e suas variações como o Budismo Tibetano e Zen, Tantra e Jainismo, bem como nas artes marciais como I-Chuan e Tai Chi Chuan, a meditação é vista como um estado que ultrapassa o intelecto, onde a mente é posta em silêncio para dar lugar à contemplação espiritual. Esse "calar a mente" induz uma volta ao centro (meio, daí meditar), para o vazio interior
2007-02-05 08:01:05
·
answer #1
·
answered by Paulo 7
·
0⤊
0⤋
Meditar na Palavra de Deus, é vc ler um trecho da Bíblia e vivenciar este texto que leu. Para praticar comece com o livro de Mateus, é um livro muito bom, comoce com o nascimento de Jesus, vivenciando cada sena, cada passagem bíblica.
2007-02-05 10:23:12
·
answer #2
·
answered by Gilberto 5
·
0⤊
0⤋
Procure sites sobre meditação cristã dos Monges Beneditinos.
"Comunidade Mundial de meditação Cristã" .
Voce vai encontrar boas explicações e bibliografia muito boa para leitura
2007-02-05 10:19:29
·
answer #3
·
answered by ROSANA 6
·
0⤊
0⤋
tecnicamente seria ñ pensar,dilur-se em sensações do corpo por exemplo,sem ter opiniões sobre elas.
Cessar a sequencia continua de racionalizações.
2007-02-05 10:18:01
·
answer #4
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋
Meditar é usar a cabeça.
2007-02-05 10:01:08
·
answer #5
·
answered by meuamigoejesus 3
·
0⤊
0⤋
A meditação praticada no budismo incentiva a pessoa a esvaziar a mente de todos os pensamentos. Outras formas de meditação incentivam os adeptos a encher a mente com verdades universais de sabedoria.
O conceito da Bíblia sobre a meditação é diferente.
Considere o exemplo bíblico de um homem chamado Isaque. Aos 40 anos de idade, ele tinha muito em que meditar. Gênesis 24:63 diz: “Isaque saíra a passear, a fim de meditar no campo, por volta do anoitecer.”
Não há nada que indique que Isaque tenha esvaziado a mente de pensamentos ou que ele estava apenas contemplando uma vaga ‘verdade universal de sabedoria’. Isaque provavelmente tinha coisas específicas em que pensar seu futuro, a perda da mãe ou quem seria sua esposa. Ao cair da noite, ele tirou um tempo para ficar a sós e meditar nesses assuntos importantes. Assim sendo na Bíblia, a meditação envolve muito mais do que deixar a mente vaguear.
Meditar envolve que reflitamos nas experiências passadas, que ponderemos nos assuntos presentes e contemplemos seriamente o futuro.
Mas, acima de tudo, nossa meditação nos trará maior discernimento se os nossos pensamentos se concentrarem na sabedoria de nosso Criador.
2007-02-05 09:47:13
·
answer #6
·
answered by Herman 6
·
0⤊
0⤋
É uma prática espiritual em que principiamos por apaziguar os movimentos descontrolados da mente para então nos concentrarmos em um determinado objeto, penetrando-o com nossa atenção até o ponto de nos fundirmos com ele, desaparecendo então a dualidade entre sujeito e objeto.
Como praticar:
1. Escolha um lugar tranquilo, nem muito escuro e nem muito claro.
2.Sente-se confortavelmente, com a coluna erecta e a musculatura relaxada. Poderá fechar os olhos ou mantê-los entreabertos.
3.Contriole sua respiração. Procure respirar profundamente, pelo abdómen e não pelo tórax. Inspire e expire profundamente, concentrando-se nas inspirações e expirações. V. pode contar séries seguidas de 10 inspirações ou expirações, zaté aquietar suza mente.
4.Concentre-se num objeto, que poderá ser um ponto de seu corpo ou algo à sua frente.
5.Pratique isso todos os dias, em sessões que durem no mínimo 15 minutos.
6.Se quiser, acenda incenso ou toque uma música bem suave.
2007-02-05 09:43:10
·
answer #7
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Olá Fábio,
Posso definir meditação como a arte de estar sozinho , é o esforço que você faz para saltar para o seu inconsciente .Meditação não pode ser feita pelo pensamento que pertence à mente consciente . Para meditar é preciso sair de seus condicionamentos, ficar sozinho e entrar no seu inconsciente..No momento em que você permite que a existência total entre , você está uno com ela. Há uma comunhão.! Essa comunhão, essa consciência sem escolha esta celebração é a meditação...
.Como praticar : - Como é difícil ficar sem pensar! . Somos condicionado pela mente consciente a pensar, aí para inciarmos um processo de meditação, temos que fazer usos de artifícios, para atingirmos o nosso inconsciente, que é isento de todos os condicionamentos em que vivemos .Existem várias técnicas. Vou te passar a técnica que utilizo , para atingir o estado meditativo onde procuro não pensar . Fico sózinha sentada numa posição de yoga , uso o artifício do som de um mantra, e deixo que o som entre em minha mente consciente até que nenhum pensamento tome conta dela . No momento em que não existe nenhum pensamento , só ouço o som , entro num estado de meditação . No ínício você conseguirá fazer isso por pouco tempo, mas com a pratica vai aumentando o tempo de sua meditação . É um esforço gradativo. Mas lembre-se não forçe nada, tudo deve acontecer naturalmente . Se durante a meditação, pensamentos vierem deixe-os vir e ir embora , até que eles não venham mais, durante sua meditação . Nunca faça meditação esperando resultados. Eles virão quando você estiver pronto, quando aprender dominar sua mente consciente . Existem vários grupos de meditação . No início, é bom que se filie a algum grupo para ser bem direcionado, depois você não mais precisará de orientação e de nenhuma técnica (técnicas são meros artifícios para enganar a sua mente consciente(mente pensante) . O importante é ser persistente e não se prender a resultados . A meditação ocorrerá num momento em que menos esperar.
Para você um grande abraço
Om namah shivaya! ( Eu honro meu ser superior que é Deus)
Muitos méritos
2007-02-05 09:06:35
·
answer #8
·
answered by Gra硠B 4
·
0⤊
0⤋
Meditação é aventura, a maior aventura que a mente humana pode empreender. Meditação é simplesmente ser, sem fazer nada - nenhuma ação, nenhum pensamento, nenhuma emoção. Você apenas é, e é puro prazer. De onde vem esse profundo prazer, quando você não está fazendo nada? Não vem de lugar nenhum, ou vem de toda parte. Ele é não-motivado, porque a existência é feita de uma matéria chamada alegria.
Sempre que encontrar tempo para apenas ser, abandone todo o fazer. Pensar também é um fazer, concentração também é um fazer, contemplação também é um fazer. Mesmo que apenas por um único momento você fique sem fazer nada, simplesmente permanecendo no seu centro, totalmente relaxado - isso é meditação. E uma vez que você tenha descoberto o jeito, você pode permanecer nesse estado tanto tempo quanto quiser; finalmente você poderá permanecer nesse estado durante as vinte e quatro horas do dia.
Simplificando: Meditar nada mais é do que aquietar os turbilhões dos pensamentos, serenar a mente para que possamos reconhecer com clareza nossa essência. Durante esse processo de aquietar a mente nos damos conta de nossos padrões de pensamento e de ação e, assim, podemos transformá-los.
DICAS PARA A PRÁTICA
A prática da meditação, embora simples, requer bastante disciplina e regularidade. Abaixo estão algumas dicas de como iniciar sua prática de meditação.
Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas. Use roupas que não apertem nem incomodem.
Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranqüilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que você prefira dispensá-los.
Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária. Um bom horário para meditar é pela manhã, quando estamos mais tranqüilos e descansados. Porém, isso também é individualizável. Se você sentir que consegue melhores resultados à noite, escolha esse horário.
Comece com dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.
Não se mova durante esse tempo. O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Mover o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.
A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido.
Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça, se você tiver vontade de chorar ou de rir, se você achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está meditando.
2007-02-05 08:11:31
·
answer #9
·
answered by rebeca_laila 3
·
0⤊
0⤋
resposta
meditação=Para nós, ocidentais, meditar significa refletir a respeito de alguma coisa. No oriente, meditar é algo bem diferente. É entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreender a si mesmo. Nisargadatta Maharaj, um mestre indiano, nos explica com simplicidade no seu livro I am That:
"Nós conhecemos o mundo exterior de sensações e ações mas, do nosso mundo interior de pensamentos e sentimentos, nós conhecemos muito pouco. O objetivo primário da meditação é que nos tornemos conscientes e que nos familiarizemos com a nossa vida interior. O objetivo final é alcançar a fonte da vida e da consciência."
Assim, através da meditação vamos prestar atenção e descobrir como funcionamos. Como agimos em determinadas situações, porque respondemos uma coisa quando gostaríamos de dizer outra, porque fugimos daquilo que mais queremos, porque vivemos mergulhados na ansiedade, na depressão e no cansaço quando queremos apenas a tranqüilidade.
Grande parte dessa confusão é criada pela mente. Podemos dizer que ela é o instrumento de nossa consciência e contém a somatória de nossos condicionamentos, padrões de pensamento, nossa memória e nosso lado racional. A mente é como um lago agitado. Ao ver a lua refletida nesse lago turbulento poderíamos supor que a própria lua é algo disforme e agitado, mas estaríamos totalmente enganados. Da mesma forma, quando olhamos para o reflexo do nosso Eu-Superior no lago inquieto de nossa mente, não conseguimos perceber sua verdadeira natureza. Meditar nada mais é do que aquietar os turbilhões dos pensamentos, serenar a mente para que possamos reconhecer com clareza nossa essência. Durante esse processo de aquietar a mente nos damos conta de nossos padrões de pensamento e de ação e, assim, podemos transformá-los.
DICAS PARA A PRÁTICA
A prática da meditação, embora simples, requer bastante disciplina e regularidade. Abaixo estão algumas dicas de como iniciar sua prática de meditação.
* Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas. Use roupas que não apertem nem incomodem.
* Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranqüilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que você prefira dispensá-los.
* Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária. Um bom horário para meditar é pela manhã, quando estamos mais tranqüilos e descansados. Porém, isso também é individualizável. Se você sentir que consegue melhores resultados à noite, escolha esse horário.
* Comece com dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.
* Não se mova durante esse tempo. O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Mover o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.
* A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido.
* Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça, se você tiver vontade de chorar ou de rir, se você achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está meditando.
EXERCÍCIOS DE MEDITAÇÃO
1. Um dos exercícios mais simples é observar a respiração. Sinta o ar entrando e saíndo pelas narinas. Acompanhe seu caminho por todo o corpo. Repare nos movimentos da barriga, do peito. Veja se há movimentos ou sensações na pelve, pernas, cabeça, etc. Esteja com o ar o tempo todo.
2. Quando estiver em contato com a natureza, sente-se diante de uma paisagem e observe-a. Ouça os sons, veja as cores, sinta os aromas mas não fique dando nome às coisas ou analisando-as: "esse cheiro deve ser daquela flor", "como é bonita a forma daquela montanha", "o som desses passarinhos me deixa tão relaxado...". Apenas ouça, veja e sinta sem criar frases na sua mente, sem ficar tagarelando internamente.
3. Sente-se diante de uma janela e deixe que a claridade invada seu corpo. Sinta a luz penetrando pelo alto de sua cabeça e fluíndo por todo o corpo. Mantenha sua atenção nesse fluxo.
4. Repita o mantra OM durante todo o tempo da sua meditação. Mantras são sons que trazem uma determinada qualidade de energia para quem os vocaliza. O mantra OM é um dos mais antigos do hinduísmo e sua qualidade é o equilíbrio e a serenidade. Ele nos traz energia e ajuda a clarear a mente.
5. Olhe atentamente para um símbolo ou um objeto que lhe chame a atenção naturalmente. Pode ser um desenho, uma estatueta, um yantra (diagramas cósmicos do hinduísmo), etc. No Yoga, usamos o simbolo do OM para meditar (veja o desenho ao lado). Olhe para esse símbolo e envolva-se com ele. Observe-o atentamente até que você possa mantê-lo com clareza na sua mente, mesmo de olhos fechados.
6. Sente-se em silêncio e preste atenção a cada som que surgir ao seu redor. Ouça tudo ao mesmo tempo. Não se detenha em nenhum deles. Nenhum é mais importante do que os outros, nenhum é melhor ou mais agradável. Não julgue, apenas ouça. Evite relacioná-los com os objetos ou seres que os produzem. Permita-se ouvir o som puro e perceber sua qualidade intrínseca.
7. Você pode meditar com as cores também. Pergunte ao seu corpo de qual cor ele necessita para estar em harmonia. Aceite qualquer cor que lhe venha à mente. Imagine um grande jorro de luz dessa cor fluindo sobre você ou mergulhe num oceano tingido com a cor escolhida. Não se preocupe em "ver" a cor, você pode apenas sentí-la com seus sentidos interiores.
8. Observe seus pensamentos e tente perceber o espaço que existe entre um e outro. Mesmo numa mente completamente confusa, os pensamentos surgem e desaparecem deixando um breve espaço entre si. Descubra esse espaço, nem que seja apenas um segundo. Observe-o e você vai perceber que ele começará a se ampliar. Ao penetrar nesse espaço em branco, você estará além da mente.
2007-02-05 08:06:50
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Meditação é um estado de espírito. pratica-se de forma que seu pensamento desligue-se das coisas materiais e seu pensamento seja atraído para as coisas positivas e objetivos que desejas alcançar. Meditação é mentalizar objetivos e ao mesmo tempo buscar Deus.
2007-02-05 07:56:05
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋