English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Oque dizer da auto-flagelação, pratica usada antigamente na Opus Dei.
Essa pergunta não é nenhuma crítica, é apenas uma curiosidade.
Obrigada a todos!

2007-02-05 02:17:01 · 22 respostas · perguntado por Nut 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

22 respostas

Muitos seres humanos instintivamente possuem pouquíssima fé em Deus... Muitos outros nunca se lembram de Deus... Muitos nem acreditam em Deus... Mas quando a vaca vai pro "brejo", isto é, quando chega algum momento de grande "sufoco" e de imensa dificuldades, no qual não a quem recorrerem e não têm como fazer nada ficam apavorados e ai "oram" e "clamam" covardemente por Deus!!! A auto-flagelação é um "sadismo" e ao mesmo tempo uma tolice... Não é se flagelando ou berrando ou arrancando os próprios cabelos que o ser humano irá conseguir eliminar qualquer mal que tenha realizado a sí próprio ou a outrem... Se praticar a caridade com verdadeira humildade e sem nenhuma ostentação poderá até "abater" um pouco das dívidas kármicas já adquiridas... Uma oração realizada com humildade e com fé produz também imenso benefício para aquele que ora e para os que "recebem" esta oração que porventura lhes foi oferecida... Mas nada agrada mais a DEUS do que viver praticando única e exclusivamente o bem e a caridade...

2007-02-05 02:45:08 · answer #1 · answered by Roberto 7 · 0 0

Não, acho que para se aproximar de Deus, vc tem que ser uma pessoa boa, e sincera, etc...

2007-02-05 10:22:41 · answer #2 · answered by Cuddly 4 · 1 0

Nyx, só há duas maneiras de aproximação com Deus, pelo amor ou pela dor. Mas, a questão da auto-flagelação já acho fanatismo e Deus não pede isso a nós seres humanos. O que Deus quer mesmo é : a união, o respeito, a paz, a harmonia, a solidariedade e o amor ao próximo.

2007-02-05 10:22:05 · answer #3 · answered by Broasky 6 · 1 0

Da dor imposta por si mesmo não.

Mas a dor, o sofrimento, quando nos fazem refletir, mudando nosso modo de encarar a vida, as pessoas, o mundo, fazendo que sejamos pessoas melhores, fará que nos coloquemos um pouquinho mais próximos de Deus.

2007-02-05 10:20:59 · answer #4 · answered by Nanda L. 3 · 1 0

Olá, Creio que ñ , creio que nos aproximamos de Deus através do conhecimento de sua palavra a Bíblia.Nela encontraremos a situação caída do homem e a plena redenção de Jesus inteiramente de graça trazendo o homem novamente de volta a Deus.Ainda que o homem se matasse em flagelos,Sem Jesus ñ tem como chegar a Deus João 14 v 16. Que Deus lhe abençoe em Cristo Jesus.

2007-02-05 19:31:58 · answer #5 · answered by teryma2 3 · 0 0

Isso é o que te dizem (as religiões)
Mas vc pode concordar com isso?
Acho que vc deveria ler sobre ateísmo e assim se livraria destas conceitos.

2007-02-05 11:31:44 · answer #6 · answered by diasvaleska 7 · 0 0

Acredito q sim , embora acho q seja errado , pois devemos nos lembrar de DEUS sempre , a cada dia , a cada segundo , em especial nas alegrias.
Mais nao é assim q acontece , pois poucas pessoas buscam DEUS nas horas alegres , a maioria só o procura na dor , pedindo ajuda e refletindo sobre seus atos ou de seus semelhantes.
Nao q isso seja errado , pois mesmo q seja na dor se buscar a DEUS é muito bom , melhor q ir para outros lados né.
Mais acho q devemos procura-lo sempre e agradecer por todas as maravilhas q ele nos oferece.

2007-02-05 11:04:57 · answer #7 · answered by Apollus 2 · 0 0

Através da dor podemos nos aproximar de Deus, mas não só através dela.
A dor é um instrumento de Deus para nos alertar de nosso corpo mortal, para que tenhamos consciência da mortalidade deste corpo.
Alguns religiosos infligiem-se dores como forma de negar a materialidade e afirmar a supremacia da alma imortal.
Acredito que ser capaz de controlar as paixões da carne, suportar sofrimentos necesários em nome da fé (como os mártires), até mesmo o jejum e o isolamento por determinados períodos, como os profetas e o próprio Jesus fizeram, sim, nos aproxima de Deus, mas a auto-tortura, o uso de cilícios e chicotes e mesmo a autocrucifixão são exageros que colocam em risco o corpo que Deus nos deu para que fizéssemos nossa experiência na carne. É preciso lembrar sempre que não viemos a este mundo somente para descobrir que somos uma alma. Isto já sabíamos antes de nascer e continuaremos sabendo após abandonarmos a carne. Se viemos a este universo de matéria e sofrimento foi para experimentar e fazer coisas que de forma puramente espiritual não poderíamos. Portanto, é indispensável que vivamos plenamente este mergulho na matéria. Isto não quer dizer uma existência voltada só para o prazer, mas também está muito longe de ser castigar e maltratar o presente que Deus nos deu para existirmos neste mundo.

2007-02-05 10:52:09 · answer #8 · answered by O Pantera 5 · 0 0

Não, porque a dor muitas vezes nos trazem revolta e sofrimento. A auto- fragelação como ainda fazem os iraquianos e outros povos semelhantes é por pura ignorância, pois para mim, Deus não quer sacrifícios, mais obdência, acho que é bem melhor ( Eu, poe ex: quando vou a um funeral, penso mais em Deus, porque vejo o nosso fim ) Um abraço.

2007-02-05 10:47:01 · answer #9 · answered by amiga 1 · 0 0

Não..... Veja o caso de abraão (Tiago cap:2 vers:23) Ele depositou fé em Deus, em todas as circunstancias... Se fizermos isso, depositar fé em Deus, vamos ser considerados tbm AMIGOS DE DEUS (leia o texto de tiago)

Salmo 145:18 - Fala que Deus está perto daqueles que o invocam com veracidade...
Provérbios 15:8 - Deus tem prazer de escutar seu servos...
E para finalizar leia estes: 1 João 4:16-18 ; Salmo 62:8

Acho EXAGERADO bater em seu próprio corpo para conseguir uma relação achegada com Deus...(Tiago 4:8)

2007-02-05 10:42:17 · answer #10 · answered by Marianoooo 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers