Dermatite Seborréica
O que é?
Trata-se inflamação crônica da pele que surge em indivíduos geneticamente predispostos, tratando-se portanto de manifestação constitucional. As erupções cutâneas características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
A causa da dermatite seborréica é desconhecida mas a oleosidade excessiva e um fungo (Pityrosporum ovale) presente na pele afetada estão envolvidos no processo. A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém nascidos também podem ocorrer manifestações da doença, devido ao androgênio materno ainda presente.
Manifestações clínicas
A dermatite seborréica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora. A doença costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional.
As manifestações mais frequentes ocorrem no couro cabeludo e são caracterizadas por intensa produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira). A caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações.
Quando atingem a pele, as lesões da dermatite seborréica são avermelhadas e com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas são a face (principalmente o contorno nasal, supercílios e fronte), pavilhões auriculares e região retroauricular e o centro da região torácica anterior e posterior.
Outras manifestações são a blefarite seborréica que atinge as pálpebras e a presença de lesões em áreas de dobra de pele, como as axilas e regiões inframamárias. Casos graves de dermatite seborréica podem evoluir para a generalização das lesões, atingindo extensas áreas da pele.
Tratamento
Não existe medicação que acabe definitivamente com a dermatite seborréica porém seus sintomas podem ser controlados. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e o banho muito quente.
O tratamento geralmente é feito com medicações de uso local na forma de sabonetes, xampus, loções capilares ou cremes, que podem conter anti-fúngicos ou corticoesteróides, entre outros componentes. Em casos muito intensos, medicações via oral podem ser utilizadas. O tratamento adequado vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, e deve ser indicado por um médico dermatologista.
ok
2007-02-09 02:31:03
·
answer #1
·
answered by M.M 7
·
3⤊
0⤋
Ola!
Tratamento:
O tratamento recomendado para a dermatite seborréica consiste de cremes e/ou xampus de quetoconazola. Esteróides tópicos devem ser reservados somente para surtos agudos já que podem precipitar recorrências e dependência. Xampus contendo zinco e selênio também podem ajudar, assim como loções contendo ácidos alfa-hidroxi.
espero que ajude
2007-02-09 08:12:30
·
answer #2
·
answered by andremt13 2
·
2⤊
0⤋
Shampoo de coaltar. Mande manipular. Resolve
2007-02-11 08:39:32
·
answer #3
·
answered by the 2
·
1⤊
0⤋
¨Calos,¨ tente uma alimentação mais natural como: verduras, legumes e frutas, evite o álcool , faça exercicios fisicos para melhorar circulação do sangue no corpo. E porfavor não use medicamentos, chanpus, cremes e pomadas sem consultar um médico. Dicas da natureza; Massageie o couro cabeludo com suco de limão durante 15 a 20 minutos por dia. Dia sim, dia não, e também pode usar o suco de tomate maduro. Bons penssame-tos e boa saúde para voce.
2007-02-10 16:17:54
·
answer #4
·
answered by ete 1
·
1⤊
0⤋
ola, alem de usar os xampoo especifico vc deve manter o cabelos limpos
( lavar todos os dias ou um dia sim um dia não) para diminuir a oleosidade e pode usar champoo comum anti caspa que pode controlar o problema . eu tb tenho o problema me indicaram um champoo anti caspa da avon ja fiz o pedido e estou aguardando para ver se funciona depois te falo abraço
2007-02-10 13:00:05
·
answer #5
·
answered by estrela 2
·
1⤊
0⤋
o meu filho teve este problema e se curou com o shampoo de cetoconazol, pode ser o genérico mesmo, use todos os dias por um mês, depois pode usar uma ou duas vezes por semana, mas tem que usar para sempre.Beijos
2007-02-10 01:36:08
·
answer #6
·
answered by Provérbia 6
·
1⤊
0⤋
Olá! Sou especialista. Sou Giselle Bernardes, sou formada em Tricoterapia Capilar, moro em Salvador-BA, de registro N. HP 16147501
Nível-01 na Cidade: Lauro de Freitas e RMS - Capital e meus contatos são:
Fone: (71)88771646(OI)/93717253(TIM)
E-mail: 4estacoes.tricoterapiacapilar@gmail.com
Sou habilitada para tratar de ceborreia, alopecia, dermatites, queda, quebra, cabelos danificados por quimicas etc. Trabalho com os produtos da Vex Vegetais, não trabalho com cosméticos e sim, medicamentos naturais para couro cabeludo e fios.
Não vendo produtos, meu trabalho é sério e envolve consulta prévia para identificar a doença e indicar o tricoterápico correto. Existem profissionais Tricoterapeutas em quase todo país procure no site, http://www.attmg.com.br/
2014-02-06 09:51:27
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
existe um shampo chamado politar, ele é um pouco caro mas resolve mesmo.
2007-02-06 02:04:41
·
answer #8
·
answered by patricia v 3
·
2⤊
2⤋
Use xampus á base de cetoconazol.
Bjks.
2007-02-04 23:55:56
·
answer #9
·
answered by Daniella YR 7
·
2⤊
2⤋
Shampoo Polytar.
2007-02-04 23:37:56
·
answer #10
·
answered by baretta 6
·
2⤊
2⤋