English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

pensei que esse eles moriam mesmo no hospital por nao aceitar transfusao de sangue , agora eu to intendendo melhor do pq.

vejam isso é de fica de boca caida. http://www.youtube.com/watch?v=N34itB4H0dw

2007-02-04 14:58:31 · 20 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

realmente viu.. q fantastico ! eu tb posso fazer uma cirurgia sem sangue só usando esses tratamentos q eles tb usam. olha... me sinto envergonhada de ter uma visao tao ceda sobre eles nesse ponto

2007-02-04 15:17:15 · update #1

20 respostas

Um caso clássico é o das Testemunhas de Jeová. Todo mundo sabe que eles não aceitam cirurgia com transfusão de sangue, por uma interpretação do que está na Bíblia. A equipe do Globo Repórter pretendia mostrar isso no programa, como um exemplo de fé que atrapalha o tratamento de saúde... Mas será que é simples assim?

Nos Estados Unidos - e também no Brasil - muitos médicos têm uma visão diferente: aceitam os limites impostos pela religião e vão buscar técnicas alternativas para evitar transfusões. Essa visão nova permitiu à Gabriela reconquistar a energia, que agora ela esbanja nas brincadeiras.

“Era uma criança de lábios e unhas bem roxinhos. Uma aparência sempre bem abatida”, conta Ruth, mãe de Gabriela. A menina nasceu com um problema sério no coração e precisava de, pelo menos, duas cirurgias - uma delas antes de completar um ano. O problema: a mãe é Testemunha de Jeová.

“Não faria transfusão de sangue de jeito nenhum. Primeiro porque eu ajo de encontro com os meus princípios. Em segundo lugar, existem riscos de outras doenças com a transfusão. Eu tinha certeza que eu encontraria uma equipe disposta a operar a Gabriela”, afirma a dona de casa Ruth de Camargo.


E ela encontrou! Na cirurgia de Gabriela foi usada uma máquina que permite reaproveitar o sangue do próprio paciente. “É o aparelho que faz a função do coração e dos pulmões durante a cirurgia cardíaca”, explica o cirurgião cardíaco Walter Gomes.

É um recurso a mais, que pode ser posto a serviço das Testemunhas de Jeová. O doutor Walter é professor da Universidade Federal de São Paulo e há três anos utiliza outras técnicas que possibilitam cirurgias delicadas, sem transfusão de sangue. Ele começou a fazer isso a pedido dos religiosos.

“O tratamento dos pacientes Testemunhas de Jeová ajudava a beneficiar outros pacientes, porque, com essa experiência, nós estamos evitando a transfusão sangüínea em outros pacientes, e, conseqüentemente minimizando riscos”, declara Walter Gomes.

O primeiro passo é acabar com os sangramentos desnecessários. Isso é possível com o bisturi elétrico, que cauteriza, ao mesmo tempo em que corta. Outra técnica é dar para o paciente, antes da cirurgia, um hormônio que estimula a produção de glóbulos vermelhos. É uma forma de combater anemias

“Mesmo se ele tiver uma perda durante a cirurgia, ele já está preparado para recuperar. O paciente vai para a cirurgia com uma quantidade maior de sangue, fabricado por ele mesmo”, observa o cirurgião Walter Gomes.

Gabriela foi operada por uma outra equipe, comandada pela doutora Luciana da Fonseca - que segue a mesma linha. “É uma satisfação muito grande, porque, na verdade, eu cumpri o meu objetivo, que foi agradar e respeitar um direito do paciente”, constata a cirurgia cardíaca.

Quando se encontra o equilíbrio entre medicina e fé, quem ganha é o paciente. “Agora estou correndo, brincando, pulando...”, diz Gabriela.

“Se houver algum acontecimento catastrófico em que o paciente realmente precise de transfusão de sangue vai ser um dilema de consciência. O paciente religioso pede para não tomar a transfusão e eu espero nunca ter que passar por essa decisão”, comenta Walter Gomeshttp://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3131-3-48077,00.html
(Site da globo)

2007-02-04 15:13:11 · answer #1 · answered by Pauloyahoo 4 · 6 2

Uma pergunta inteligente seguida de respostas também inteligentes, parabéns a todos!
Só queria acrescentar que em cirurgias programadas existe também o estoque de sangue do próprio paciente, este vai dando sangue com a frequencia adequada até a data da cirurgia e, se durante ela necessitar de sangue será usado o que foi retirado dele, ou seja, o próprio sangue do paciente.

2007-02-05 00:45:53 · answer #2 · answered by fran 7 · 5 1

Que bom que pessoas sinceras como vc possam ser levadas a raciocinar apartir da verade e chegar a conclusões tão lógicas e sensatas. Vc é muito inteligente. A internet está recheada de informações sérias e corretas a cerca das Testemunhas de Jeová. São um povo admirável. Sinceros. Em minha empresa, pré-requisito, ser Testemunha de Jeová, devido a conduta dos verdadeiros cristãos desta excelente religião. Não deixam os seus filhos morrer, não são suiscídas. O que acontece é que opitam por um tratamento mais limpo e que não infrija as leis de Deus na bíblia. Se pesquisarem mais, vão descobrir tanta coisa a respeito deste treinamento. Ficaram maravilhados! Sua contribuição foi fantástica. Que bom que se multiplicasse por aqui.

2007-02-04 22:09:00 · answer #3 · answered by Filipe 4 · 6 2

eu acho que toda a religiao deve ser respeitada por isso eu os entendo e concordo com eles

2007-02-04 15:48:29 · answer #4 · answered by terly2006 2 · 6 3

Fico contente que afinal o mundo não é somente de cegos, e cabeças fechadas.
As Testemunhas de Jeová tem sido mal compreendidas por muitos, QUE SEM NEM SEQUER DAR UMA OPORTUNIDADE a alguma para explicar porque agem de certa forma, criticam, falam mal, odeiam, fazem teatros, etc,etc.
Normalmente isto vem de religiosos farisaicos que tentam encontrar toda e qualquer desculpa para invalidar a Bíblia, ou fazer crer que ela é um livro de contradições.
Acredite Paola, que em paises desenvolvidos como os EUA, Canadá, países Europeus, Japão, Austrália, etc; HÁ MUITO TEMPO esta questão do sangue já não se coloca.
A própria medicina já entendeu que as transfusões de sangue NÃO são a única forma de alguém viver, NEM tampouco é algo 100 % seguro.
Por isso cada vez mais, mesmo pessoas NÃO religiosas, beneficiam-se dos tratamentos alternativos que normalmente TEM SIDO um sucesso no mundo inteiro; mesmo no Brasil, onde já existem MUITOS médicos conscientes e estudiosos do assunto.

Obrigado por partilhar e um grande abraço.

2007-02-04 20:35:11 · answer #5 · answered by WDR 4 · 4 2

Pelo que li vc não conhecia e falava coisas que não sabia dpois que ficou conhecendo deu um exemplo muito bonito.
Muitas pessoas tem o mesmo pensamento que vc tinha antes de nos conhecer pensa que somos ignorantes mas pelo contrário só queremos agradar a Deus( quem melhor do que Nosso criador para saber como nos tratrar.) e o melhor para nós e nossos familiares, não morremos no hospital nós aceitamos tratamentos alternativos.
Fiquei tão feliz de ver que existem pessoas como vc capaz de admitir que estava errada a respeito de alguem e dizer em publico^^.
Meus parabéns por isso, espero que muitas outras pessoas sigam o seu exemplo e pelo menos ´procure nos conhecer melhor antes de dizer besteira por ai.
Que Jeová te abençoe.

2007-02-05 05:43:22 · answer #6 · answered by hakyra_rj 3 · 2 1

Você mesmo pode perceber que muitos pensam que nós moriamos nos hospitais por nao aceitar transfusão de sangue, bom que legal que você achou esse video. que disfrute você também desse recurso de cirurgia sem sangue. e respondendo aos que pensam que nós não acreditamos em cristo, a resposta é Sim!

Nós acreditamos em Jesus, tanto é que é por esse e outros motivos que nós visitamos as pessoas. e nós não somos uma seita, porque há os que definem seita como um grupo que se desagregou de uma religião estabelecida. Outros aplicam o termo a um grupo que segue determinado líder ou mestre humano. Esse termo geralmente é aplicado de forma depreciativa. As Testemunhas de Jeová não são uma ramificação de alguma igreja, mas entre elas há pessoas procedentes de todas as rodas da vida e de muitas formações religiosas. Não consideram nenhum humano como seu líder, mas unicamente Jesus Cristo.

2007-02-04 15:43:59 · answer #7 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 4 3

Tomar soro na via é para o organismo o mesmo que ingerir alimentos, tomar sangue pelas veias é o mesmo que ingerir sangue. Desse ponto de vista a Bíblia proíbe sim o uso do sangue. Mas por que? Por que Deus proibiu? Os homens aos poucos esão decobrindo que nosso sangue é único, como nossas digitais, e que a troca deles entre as pessoas não é o melhor tratamento, as consequencias normalemtne são ruins, prolongam apenas por um pouco a vida. Novas técnicas, descobertas no Canadá e Estado Unidos, revolucionaram as cirurgias de coração e outras e o resultado é um pós operatório com muito menos complicações. Boa saúde para vós.

2007-02-04 21:39:53 · answer #8 · answered by ? 5 · 4 4

A base para esse ponto está na interpletação errada da Bíblia. A Biblia diz que nos últimos tempos satanás vai fazer cair fogo do céu, para se possível enganar até os escolhidos, por isso muito cuidado nada que contraria a Palavra de Deus pode ser bom, ainda que aparentemente o pareça.

2007-02-04 22:04:23 · answer #9 · answered by Gilberto 5 · 1 2

Muitas das vezes a ignorância leva à sabedoria e ao conhecimento de novas coisas, pela ignorância de alguns homens, Deus capacita outros para abençoar quem necessita.

2007-02-04 15:16:38 · answer #10 · answered by baretta 6 · 4 5

fedest.com, questions and answers