English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pq nos países pobres existe muitas religioes diferentes, enquantos nos países ricos a maioria das religioes são tradicionais ?

2007-02-04 14:07:32 · 9 respostas · perguntado por jujusssantana 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

isso não é verdade...o grande paganismo atual ( Wicca, Satanismo e New Age são provenientes de países desenvolvidos como EUA e Inglaterra). Acontece que os países ricos são colonizadores como a Inglaterra, França, Espanha e Portugal. Assim, suas antigas colonias como a India, Brasil, México e Caribe entre outros sofreram uma mistura étnica e religiosa muito forte, pois são nações de hibridismo cultural. O Brasil nasce com a pajelança dos índios, então vem os portugueses cristãos com os escravos de crenças tribais ,só aqui já experimentamos várias crenças desde o catolicismo tradicional aos tipos de tribalismo ( candomblé, Angola, Ketu,Umbanda e Catimbó). Os franceses e holandeses chegam no nordeste e trazem o kardecismo, no sul chegam as colonias de alemães com o luteranismo e assim vai.

Hoje não EXISTE uma só nação q tenha crenças tradicionais como mandatárias ,pois o censo crê na " palavra" do pesquisado. Quando um norte americano diz que pertence ao cristianismo protestante ele omite suas práticas não cristã e confirma sua fé de batismo.

o Japão possui 13 tipos de budismo e outras 112 crenças variantes desde catolicismo ao judaismo.

Lembre-se, existe uma TENDÊNCIA nos países ricos de terem uma crença tradicional como mandatária, pois não teve um passado hibrido de colonização. Essa mesma tendencia acontece nos países pobres q sofrem misturas sincréticas desde a colonização.

Não é a religião que determina o sucesso de um país mas sim a mente de sua sociedade. se assim o fosse BRASIL e ITÀLIA seriam a mesma coisa ,pois ambas possuem o catolicismo como crença mor.

2007-02-04 14:27:51 · answer #1 · answered by Silvinho 3 · 0 0

Tanto ricos como pobres, cada país tem A religião tradicional, e as religiões "revolucionárias".

2007-02-05 01:31:38 · answer #2 · answered by meuamigoejesus 3 · 0 0

Porque os ricos acham que não precisam de Deus, não são todos, mas a maioria quando tem algum problema tenta resolver com o dinheiro que possuem, Deus fica sempre em segundo plano. Enquanto os mais pobres sempre estão buscando a Deus, ainda que por caminhos diferente e diversos, mas estão buscando, foi por isso que Jesus disse: "E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Mateus 19:24"

2007-02-04 22:15:32 · answer #3 · answered by Gilberto 5 · 0 0

Não é bem assim. Nos chamados países ricos os templos das religiões tradicionais estão se esvaziando cada vez mais, ao passo que novas opoções religiosas estão se tornando cada vez mais presentes.

2007-02-04 21:01:54 · answer #4 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

Eu não penso assim, acredito que as religiões estáo em todo lugar de forma igual, embora há Paises que não aceitam determinadas religioes.

2007-02-04 20:46:04 · answer #5 · answered by FRANÇA - mais que vencedor 4 · 0 0

Não vou responder não. Vai ficar na curiosidade.

2007-02-04 16:46:32 · answer #6 · answered by Portantiolo 2 · 0 0

Religiões diversas vão surgindo pelo mundo, indiferente do nível social e econômico do País. Os Países de nível econômico mais alto não estão preocupados em divulgação dos aspectos religiosos, seria como uma espécie de manter as tradições e até por medo de sofrer influências econômicamente. Já os Países pobres as pessoas buscam amparo psicológico e religiosamente, daí o fator crescimento parecer mais em destaque na mídia.

2007-02-04 14:36:53 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

não há nada que sugira sabedoria ou falta dela com o maior ou menor número de religiões em um ou outro tipo de economia, o que acontece é que pessoas, no modo geral, quando em problemas, buscam encontrar nas crenças sua saída, e pessoas em situação econômica confortável não se ligam nisso. não tem nada à ver com "espertalhões", tem a ver com o bolso de cada qual, com sua saúde, seus problemas, e quando esses tipos de situação apertam todos tentam achar alguma saída. Há espertalhões sim, mas há mais do que imaginamos, e não tem nada a ver com o assunto dinheiro, tem a ver com o ensinamento que é disposto, que na grande maioria das seitas e religiões tem enganos, equívocos e mesmo mentiras. A bíblia é simples em seu ensino, dá o caminho para qualquer situação, porém as pessoas, os religiosos mudam as coisas, diminuem o poder de Deus em seus ensinamentos, e o que vemos? pessoas sem saída, enganadas, desanimadas, desesperadas. mas temos muitas denominações sérias, temos mesmo, em muitos países é assim.

2007-02-04 14:33:19 · answer #8 · answered by jones w 2 · 0 0

Acho que é porque alguns "espertalhões" aproveitam da ingenuidade do povo para poder pilhar o pouco que eles tem.... é um ato covarde.... além dessas populações serem bastante vulneráveis a eles, exatamente porque geralmente são excluídas do restante da sociedade... quem os dá atenção, ganha sua confiança... abraços

2007-02-04 14:11:40 · answer #9 · answered by Elio 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers