Algumas mulheres desejam tanto engravidar, ou pelo contrário, temem a gravidez por um medo inconsciente e acabam apresentando um quadro clínico chamado de pseudociese, conhecido popularmente como gravidez psicológica. O assunto foi abordado recentemente na novela América, da TV Globo.
A gravidez psicológica é uma falsa crença de estar grávida, associada com sinais objetivos de gravidez. Há aumento do volume do abdome (barriga), náuseas, vômitos, sensação subjetiva de que o bebê está se mexendo e até aumento de mamas com secreção de leite. A amenorréia (ausência de menstruação) também é um sinal característico.
Embora o problema possa acometer mulheres de baixo nível de instrução, em sua maioria, não é incomum também atingir mulheres solteiras e com profissões consideradas “intelectuais”. O histórico de problemas psicológicos, sexuais e traumas socioambientais devem ser investigados pelo médico.
Para a psiquiatria, a gravidez psicológica é classificada como um transtorno chamado somatoforme, caracterizado pela presença de sintomas físicos que sugerem uma condição médica, no caso a gravidez (daí, o termo somatoforme). Porém, não é completamente explicado por uma condição médica geral, ou seja, mesmo com os indícios não é possível fazer o diagnóstico de gravidez. Também não é explicado pelos efeitos diretos de uma substância ou por um outro transtorno mental (por exemplo, Transtorno de Pânico). Os sintomas físicos não estão sob o controle da paciente.
O eixo hormonal formado por hipotálamo (estrutura do sistema nervoso central, que rege as emoções), hipófise (glândula do cérebro) e ovários é muito influenciado pelo estresse e por estados emocionais, como depressão e ansiedade. O hipotálamo produz o GnRH, o hormônio liberador de gonadotrofinas, e o PIH (hormônio inibidor da Prolactina-PRL).
O GnRH atinge a hipófise, que em resposta libera as gonadotrofinas FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante). Em linhas bem gerais, o FSH é responsável pelo amadurecimento dos folículos ovarianos, tem pico na primeira fase do ciclo menstrual e uma íntima relação com a produção do estrogênio (hormônio feminino) nos ovários.
Já o LH, leva à ovulação, tendo pico na segunda fase do ciclo menstrual, conhecida como fase secretora, e tem relação com a progesterona. Por sua vez, os hormônios produzidos pelos ovários são capazes de inibir as secreções da hipófise e hipotálamo. É claro que o processo é muito mais complexo e abrangente, porém, tais explicações básicas são necessárias, a fim de se entender a relação entre ausência de ovulação e fatores emocionais.
Na gravidez psicológica, pode-se detectar níveis elevados de LH e o hormônio prolactina. Isso ocorre porque há, nas mulheres com gravidez psicológica ocorre uma redução da atividade do neurotransmissor dopamina (substância que faz a comunicação entre os neurônios, um mensageiro químico cerebral) que tem a função de inibir inibir a secreção de prolactina.
Portanto, na ausência de tais inibições exercidas pela dopamina, aumenta-se, conseqüentemente, o LH e a prolactina, sinais típicos da gravidez psicológica. O estresse vivenciado por tais pacientes pode alterar sua função neurológica. Outros fatores também podem levar à falta de ovulação crônica, de origem no sistema nervoso central, como a gravidez psicológica. A atividade física exacerbada (atletas de maratona) e o uso de certos medicamentos, como calmantes, podem impedir a ovulação. A desnutrição e a anorexia nervosa também interferem.
Uma pesquisa extensa é necessária nas pacientes com gravidez psicológica, para a exclusão de outros distúrbios hormonais, de tumores do sistema nervoso central, ovário e útero, além de doenças raras da hipófise. No meio de tantas questões biológicas relevantes, não podemos nos esquecer dos aspectos psicológicos que podem estar envolvidos também na gravidez psicológica.... Boa sorte!!!!!!!!!!
2007-02-04 10:14:56
·
answer #1
·
answered by KKzinha 6
·
0⤊
0⤋
Sim, lógico que pode, principalmente se a pessoa estiver muito ansiosa ou pq quer muito engravidar, ou com medo de uma possível gravidez.
2007-02-08 02:11:29
·
answer #2
·
answered by Gisa 5
·
0⤊
0⤋
Sim! Você já ouviu falar em gravidez psicológica?
Miulheres com imensa vontade de ser mães, transmitem toda esta vontade para o lado emocional e começa a ter todos os sintomas de uma mulher grávida!
2007-02-07 23:52:52
·
answer #3
·
answered by Mzinha 3
·
0⤊
0⤋
Com ceteza, principalmente se ficar ansiosa, mais faça o teste para tirar a duvida.
Um abraço.
2007-02-07 10:21:28
·
answer #4
·
answered by ale 5
·
0⤊
0⤋
Pode ser uma gravidez piscologica, a mulher quer tanto engravidar que cria uma gravidez que nao existe.
2007-02-04 11:20:10
·
answer #5
·
answered by lua 5
·
0⤊
0⤋
Lógico que pode, enjoo e nauseas não são sintomas exclusivos da gravidez. Pode ser por causa do calor, algo q comeu e fez mal, uma gripe forte, etc...
2007-02-04 09:49:30
·
answer #6
·
answered by NIVEA 3
·
0⤊
0⤋
Com certeza. Alguns homens podem apresentar os mesmos sintomas.
2007-02-04 08:57:36
·
answer #7
·
answered by Nikita Zen* 5
·
0⤊
0⤋
pode talvez sao sintomas de outras coisas e doenças
2007-02-04 08:55:56
·
answer #8
·
answered by LILI 4
·
0⤊
0⤋
sim isso se chama falsa gravidez ou pseudociese
2007-02-04 08:51:07
·
answer #9
·
answered by Gabriel Augusto de Francisco 2
·
0⤊
0⤋
Pode, qualquer pessoa pode.
2007-02-04 08:50:52
·
answer #10
·
answered by Vih 2
·
0⤊
0⤋