Se levarmos a Ciência como um estudo de princípios, ações e reações, causas e efeitos, podemos dizer que a Religião é uma Ciência, e também que foi criada por uma Ciência.
Levando em conta a evolução humana, o ser estuda o inexplicável ( mesmo que por momentos ) desde que possui um cérebro racional.
O simples fato de não se contentar com um “porque é assim”, fez com que o homem procurasse algo que explicasse.
O tempo passou, e os estudos evoluiram a ponto de desmistificar e, então, atribuir a uma explicação que consideramos como racional.
Mas, e o que qinda não se explica?
Sócrates já dizia; “Só sei que nada sei” !
O quanto mais o ser humano estuda, mais descobre que muito pouco sabe, e tão infinito quanto o Universo, são as questões que pedem respostas.
O que tem de ser feito paralelamente, será até que chegue a uma intersecção, e ai então, teremos o conciliamento das idéias.
Ciência e Religião, lado a lado, é uma consequencia natural, evolutiva, e inevitável.
Até lá, a opção de crer ou não.
2007-02-04 01:35:11
·
answer #1
·
answered by Hokus Phokus 7
·
1⤊
0⤋
A Ciência do século XX, estudando a constituição da matéria, caminha de surpresa em surpresa, renovando aspectos de sua conceituação milenar.
Não obstante a teoria de Leucipo, o mentor de Demócrito, o qual, quase cinco séculos antes do Cristo, considerava as coisas formadas de partículas infinitesimais, em constante movimentação, a cultura clássica prosseguia detida nos quatro princípio de Aristóteles,
*
a água,
*
a terra,
*
o ar
*
e o fogo,
ou nos três elementos hipostáticos dos antigos alquimistas,
*
o enxofre,
*
o sal
*
e o mercúrio, para explicar as múltiplas combinações no campo da forma.
No século XIX, Dalton concebe cientificamente a teoria corpuscular da matéria, e um maravilhoso período de investigação se inicia, através de inteligências respeitabilíssimas, renovando idéias e concepções em volta da chamada “partícula indivisível”.
Extraordinárias descobertas descortinam novos e grandiosos horizontes aos conhecimentos humanos.
*
Crookes surpreende o estado radiante da matéria e estuda os raios catódicos.
*
Röntgen observa que radiações invisíveis atravessam o tubo de Crookes envolvido por uma caixa de papelão preto, e conclui pela existência dos raios X.
*
Henri becquerel, seduzido pelo assunto, experimenta o urânio, à procura de radiações do mesmo teor, encontra motivos para novas indagações.
*
O casal Curie, intrigado com o enigma, analisa toneladas de pechblenda e detém o rádio.
*
Velhas afirmações científicas tremem nas bases.
*
Rutherford, à frente de larga turma de pioneiros, inicia preciosos estudos, em torno da radioatividade.
*
O átomo sofre irresistível perseguição na fortaleza a que se acolhe e confia ao homem a solução de numerosos segredos.
*
E, desde o último quartel do século passado, a Terra se converteu num reino de ondas e raios, correntes e vibrações.
*
A eletricidade e o magnetismo, o movimento e a atração palpitam em tudo.
*
O estudo dos raios cósmicos evidencia as fantásticas energias espalhadas no Universo, provendo os físicos de poderosíssimo instrumento para investigação dos fenômenos atômicos e subatômicos.
*
Bohrs, Planck, Einstein erigem novas e grandiosas concepções.
O veículo carnal agora não é mais que um turbilhão eletrônico, regido pela consciência. (Ver: Homeostase)
Cada corpo tangível é transformado em energia, e esta desaparece para dar lugar à matéria.
Químicos e físicos, geômetras e matemáticos, erguidos à condição de investigadores da verdade, são hoje, sem o desejarem, sacerdotes do Espírito, porque, como conseqüência de seus porfiados estudos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecer, por falta de matéria, a base que lhes assegurava as especulações negativistas.
Os laboratórios são templos em que a inteligência é concitada ao serviço de Deus, e, ainda mesmo quando a celebração se perverte, transitoriamente subornada pela hegemonia política, geradora de guerras, o progresso da Ciência, como conquista divina, permanece na exaltação do bem, rumo a glorioso porvir.
O futuro pertence ao Espírito!
Fonte:
http://www.guia.heu.nom.br/materia.htm
2007-02-04 00:48:32
·
answer #2
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
1⤊
0⤋
Essa teoria deve fazer tremer os evangélicos e sua fé imposta a força. A ciência sim deverá ser a única religião capaz de provar os fatos e feitos da história do planeta.
2007-02-03 23:26:55
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda. (Carl Sagan). Nem a fabulosa série “Cosmos” uma viagem pessoal de Carl Sagan pelos caminhos infinitos do universo foi suficiente para desvendar os segredos e mistérios que ele guarda até os dias de hoje. Aliás a “Teoria do enormous Bang” e do universo em expansão passa a ser contestada a partir do momento em que existem fortes evidências de outras dimensões (que vão muito além das 3 euclidianas - os cientistas são unânimes em afirmar a existência de pelo menos 11). Parece que tudo no Universo está interligado de alguma forma e isto pode se tornar fato com avanços de estudos científicos daqueles que fundamentaram a teoria das “supercordas” Falando em Leis Universais como fonte legítima de conhecimento, há que se pensar que existe um legislador, concorda? Não há ninguém em sã consciência que possa negar a existência de um poder extremamente inteligente que extrapola o nível do conhecimento humano atual, ou uma ou várias forças no controle de tudo. Quase impossível imaginar nosso minúsculo planeta funcionando a contento sem um mínimo de lógica e ordem (sem uma força que a comande). É lógico que a Terra não está livre de catástrofes de ordem interna ou externa, como todo conteúdo standard, entretanto as evidências do dedo do LEGISLADOR standard se fazem presentes nos mínimos detalhes a fim de que ele funcione direitinho e cumpra a missão a que foi destinada – A próspera complexidade da vida , segundo leis previamente concebidas. Acredito que muitos espíritas por aqui (inclusive eu) ficaram felizes em saber que você está ou estava ESTUDANDO a doutrina espírita, o que demonstra ser um ateu/cético que busca na fonte, mesmo que ela não o convença pela falta da tal evidência científica, o que não invalida seus fundamentos. Se as cirurgias espirituais, materializações de espíritos não o convence sobre a existência deles, quem sabe os pesquisadores em TCI tragam definitivamente à tona a prova gravada dos espíritos de forma incisiva a fim de que não reste nenhuma dúvida. As respostas do “Luz da Umbanda” e do João Nascimento, pessoas sérias que estudam as respectivas doutrinas e gozam do maior respeito aqui no 365 days deram a meu ver opiniões convergentes que levam à fusão do saber com o crer. Abçs. José.
2016-12-13 08:29:43
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A ciência existe como fator complementar a qualquer religião. A fé na verdade ela é diretamente ligada ao saber, não se pode crer naquilo que vc não conhece, para vc desenvolver uma fé, vc tem que ter o conhecimento. Agora nos remetendo ao futuro, a religião será fria e pautada no egocentrismo e no possuir. A prática religiosa tende a ser materialista.
É o meu parecer.
2007-02-03 23:41:30
·
answer #5
·
answered by eliezio2000 1
·
0⤊
0⤋
a maior ciência é do nosso criador e nada o supera.
2007-02-03 23:29:42
·
answer #6
·
answered by Brunão 2
·
0⤊
0⤋
Com certeza fé e razão deverão convergir.
Como muitos grandes cientistas já disseram fé sem razão é crendice.
2007-02-03 23:16:39
·
answer #7
·
answered by Parem o mundo, quero descer 6
·
1⤊
1⤋
Deus é matemático. O universo é matemático, e a matemática é beleza que só se pode entender com a alma que é imaterial e imortal. A gente vive nessa "miséria espiritual" exatamente porque separamos fé e razão.
2007-02-03 23:07:22
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Creio que não.
Desde o início, os cientistas buscaram mostrar que a ciência deve comprovar suas afirmações por fatos (experiências) e demonstracão rigorosa, enquanto as verdades da fé devem ser aceitas sem comprovação (Santíssima Trindade, Virgindade de Maria, Existência de Deus - dogmas que devem ser aceitos pela fé e não podem ser demonstrados nem por experiência nem pela coerência racional da argumentação).
Quanto ao que disse Tomás de Aquino: quem tem Violentado a Humanidade é sobretudo a Religião: Cruzadas, Inquisição, Jihad, o Deus bíblico fulminando os que não fazem o que ele quer!
2007-02-03 23:05:29
·
answer #9
·
answered by CiberNauta 5
·
1⤊
1⤋
"A vida é cíclica... Assim como o Universo se espande e se contrái...
Ou como o coração realiza sua sístole e sua diástole...
Na relatividade intrínseca dos eventos
Vejo a dualidade da Natureza manifestar-se
No "continuum" do tempo e do espaço inexistentes...
Compreender o "paradoxo" de certos enigmas
Será certamente, compreender melhor a DEUS!!!"
roberto.
2007-02-03 23:02:32
·
answer #10
·
answered by Roberto 7
·
1⤊
1⤋