English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós ( IJo 1:10).

2007-02-03 22:34:12 · 21 respostas · perguntado por Yahweh-Nissi 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

21 respostas

Vc quer realmente saber o q a doutrina católica diz sobre a infalibilidade do papa?
Ou vc quer apenas permitir q outros a ataquem?
Prevalecendo o melhor pensamento, aqui vai ela, tal como ensina o Catecismo da Igreja:

I.30.4 Infalibilidade do Sumo Pontífice

§891 "Goza desta infalibilidade o Pontífice Romano, chefe do colégio dos Bispos, por força de seu cargo quando, na qualidade de pastor e doutor supremo de todos os fiéis e encarregado de confirmar seus irmãos na fé, proclama, por um ato definitivo, um ponto de doutrina que concerne à fé ou aos costumes... A infalibilidade prometida à Igreja reside também no corpo episcopal quando este exerce seu magistério supremo em união com o sucessor de Pedro", sobretudo em um Concílio Ecumênico. Quando, por seu Magistério supremo, a Igreja propõe alguma coisa "a crer como sendo revelada por Deus" como ensinamento de Cristo, "é preciso aderir na obediência da fé a tais definições. Esta infalibilidade tem a mesma extensão que o próprio depósito da Revelação divina.( catecismo da Igreja Catolica)

A infalibilidade é a garantia de preservação de todo erro doutrinal pela assistência do Espírito Santo. Não é simples inerrância de fato, mas de direito. Portanto, não se deve confundir a infalibilidade com a "inspiração", que consiste no impulso divino que leva os escritores sagrados a escreverem o que Deus quer; e nem com a "revelação", que supõe a manifestação duma verdade antes ignorada. O privilégio da Infalibilidade não faz com que a Igreja descubra verdades novas; garante-lhe somente que, devido à assistência divina, não pode errar nem, por conseqüência, induzir em erro, no que respeita a questões de Fé ou moral.

Todavia, não se confunde a "infalibilidade" com a "impecabilidade". A Igreja nunca defendeu a tese de que o Papa não pudesse cometer pecados. O Papa é infalível quando segue as normas da infalibilidade, falando à toda a Igreja, como sucessor de S. Pedro, em matéria de Fé e Moral, definindo (implícita ou explicitamente) uma verdade que deve ser acatada por todos. Em sua vida privada - ou quando não utilizando a fórmula da infalibilidade -, o Papa pode cometer erros e até pecados.

E a base biblica para a inflibilidade não está em I Jo 1:10.
A justificativa é do próprio Jesus Cristo:

"E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus." (Mt. 16, 18)

2007-02-03 22:54:44 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

A infalibilidade papal, na teologia católica, consiste no dogma que afirma que o Papa, quando delibera solenemente algo em matéria de fé ou moral, ex cathedra (ou seja, oficialmente e como pastor da Igreja Universal), está sempre correcto, sem qualquer possibilidade de erro. Isso significa que ninguém que esteja sob a autoridade do Papa pode contestar algo dito por ele no que se refere as doutrinas católicas.

Note-se que isso não contradiz a falibilidade do papa enquanto pessoa e enquanto indivíduo. Todo ser humano é falho.

Este dogma foi definido pelo Primeiro Concílio do Vaticano de 1870.

2007-02-04 06:45:37 · answer #2 · answered by WebMaster 7 · 2 0

É apenas um ensino da religião. A igreja ensina que o primeiro papa foi o apóstolo Pedro e Pedro negou Jesus 3 vezes. Se o "primeiro Papa" falhou o que vamos deixar para os demais ? As decisões que muitos papas tomaram mostram que isso é verdade. Veja a inquisição, a perseguição durante séculos dos que discodaram, a queima de Bíblias que não eram em latim. Se eles não erram, esses atos foram corretos, e se estes atos criminosos estão corretos, eles estão muito mau perante Deus. :--)

2007-02-04 06:53:32 · answer #3 · answered by Lino 2 · 1 0

A primeira falha grave do Papa é a idolatria.
EX: Exodo-20:4 a 5. dis: Nao faras para ti imagens de escultura, nem algo semelhante, nem se prostraras diante dela, nem as adoraras... ( Imagens de Jesus e de outros Santos).
Ainda existem varias outras passagens na biblia com relaçao a isso...
O Papa nunca foi nem sera referencia pra ninguem. A nossa referencia é Jesus. Por isso veio a terra, se fez homem como nos, para nos ensinar tudo que precisamos.

2007-02-04 14:09:33 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Só o Papa falha, os protestantes não. NÂO???

2007-02-04 11:07:59 · answer #5 · answered by SATELLITE 7 · 0 0

Achei a pergunta legal , não respondi nada porque a galera deu um shou aprende bastante....!!!

2007-02-04 08:46:37 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Essa é a "doutrina catolica" que os protestantes imaginam que seja .
O Papa é apenas e tão somente um homem que esta em um cargo representativo dentro da hierarquia da igreja catolica ,seria como um diplomata no maior grau de representação . Apenas isso , por ser homem erra como qualquer um ,tem necessidades fisiologicas , tem que se alimentar e tudo o mais .
Se os evangelicos veem ele como se ele não falhasse éssa é uma visão apenas deles , não dos catolicos .

2007-02-04 08:31:09 · answer #7 · answered by jose b 7 · 0 0

pois sim ele falha sim pois ele e ser humano como qualquer outro pessoa isto que papa o presindes não coneten erros esta totalnete errado por que são pessao como qual quer um de nosso

2007-02-04 08:27:47 · answer #8 · answered by cludemir f 1 · 0 0

ISSO É APENAS UM DOGMA DA IGREJA CATÓLICA ! NÃO ESQUETA A CABEÇA COM ISSO !*

2007-02-04 08:12:54 · answer #9 · answered by SEM NOME ! 7 · 0 0

***Perfeição com corpo de carne e osso só Jesus Cristo, Ele foi o único e não existirá ninguém como Ele, não adianta procurar perfeição nas pessoas pq não existe. ***



PADRE E O PASTOR
Num banquete de inauguração de um shopping center, botaram um Padre Católico sentado ao lado de um Pastor. O Padre querendo tirar "uma" da cara do Pastor, enche o Copo de Cerveja e um pedaço de um suculento leitão e depois oferece para o "colega". E o Pastor recusa, dizendo: - Muito obrigado. Não sabe que a minha religião não permite que eu beba? - Noooossa! Que religião mais esquisita! Comer leitão e beber Cerveja é uma delííícia! - comenta o padre com ironia. Na hora da despedida, o Pastor chega pro padre e diz:- Mande minhas recomendaçães a sua mulher! E o padre, horrorizado: - Minha mulher? Não sabe que a minha religião não permite casamento de sacerdotes? - Noooossa! Que religião mais esquisita! Comer uma mulher é uma delíííciaaaaa.

2007-02-04 07:18:15 · answer #10 · answered by Paulo Ros 3 · 0 0

O papa falha como qualquer ser humano, ele se diz representante de deus, todos nós o somos. Todos os nossos atos refletem na humanidade, ecologia, ciência, ética, honestidade, coerência, etc. etc.
Basta relembrar que um papa, há pouco tempo, pediu desculpas a humanidade pelo apoio que deram a Hitler, para os que não querem dizer apoio, podemos dizer ficou omisso.
Muitas vezes os papas erraram. Queimaram Joana D'arc e muitos outros.
Ninguém é infalível e ninguém tem poder supremo, é só envolvimento da lavagem cerebral, formando fanático que ficam impassíveis e só recebendo informações sem analisa-las, A natureza humana é carente de verdades, nesta área, o povo tem medo do castigo eterno que lhes infringiram.

2007-02-04 07:10:16 · answer #11 · answered by Luz e sombra 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers