Muitos espíritas alegam que o espiritismo é uma ciência do espírito, e que seria uma aproximação entre ciência e religião. Se o espiritismo clama ter provas e evidências porque ainda não foi abraçado pela ciência? No momento que houver provas das afirmações do espiritismo, ela será imediatamente absorvida pela ciência tradicional. Não seria mais uma pseudociência usando de forma inadequada palavras como energia, ciência, evidência? Você não acha que se o espiritismo tivesse provas e evidências não seria mais crença, e sim uma ciência séria?
2007-02-03
13:20:05
·
13 respostas
·
perguntado por
Ken
3
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Kardec, no preâmbulo de O que é o Espiritismo, afirma que o espiritismo "é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal". Dentro dessa perspectiva, Kardec teria fundado o que naquele momento se chamou de Ciência Espírita, tendo como objecto de estudo o espírito e adotando uma postura teórico-metodológica própria, ou seja, não baseada no método científico.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo#Fen.C3.B3menos_Esp.C3.ADritas_e_a_Ci.C3.AAncia
2007-02-03
13:20:55 ·
update #1
Muitos continuam dizendo que o espiritismo possui embasamento e comprovação científica. Uma das minhas questões é que se possuisse mesmo, já seria ciência, não precisava continuar sendo crença.
(Também retirado do link acima):
Faz-se investigação científica também em âmbito universitário, mas os resultados obtidos até o momento NÃO permitem a conclusão científica da existência de espíritos.
2007-02-03
13:57:55 ·
update #2
Porque as pessoas defendem as suas crenças com unhas e dentes. Não se atribui valor científico a tudo o que nos apetece. Mas agora está na moda atribuir a tudo carácter científico. Tudo abraça a ciência, até a coisa mais ilógica é científica.
A única defesa contra estas pseudo-ciências é o ceticismo. Não ceticismo não é um movimento nem uma religião. Ceticismo é analisar e duvidar de tudo o que nos é transmitido.
2007-02-03 13:32:07
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Com todo respeito sugiro a vc que procure ler um livro espírita cujo título é: "Evolução em Dois Mundos" (psicografado pelo médiu Francisco Cãndido Xavier e "ditado" pelo espírito do Dr. André Luís - por quem eu tenho imensa admiração e respeito devido sua imensa humildade, seu imenso amor, sua imensa sabedoria)... Para "compreender" o conteúdo desse livro faz-se necessário ter boas noções de biologia, de química e de física... Nesse livro vc verá o quanto o espiritismo têm realmente um caráter extremamente científico e o quanto é altamente instrutivo... Experimente! Leia!!! Com certeza absoluta vc vai gostar! É excelente!!! Boa sorte!
2007-02-03 21:38:21
·
answer #2
·
answered by Roberto 7
·
1⤊
0⤋
Talvez por que muitas pessoas fazem o contrário, ou seja, atribuem um caráter espiritual a ciência, e, se não me engano, cada um puxa a brasa para a sua sardinha, não é mesmo???
Mas de qualquer forma gostei da sua definição do espiritismo, ou seja, afirmou ser uma crença, não foi???
Sem mágoas e sem discussões que não nos levariam a nada, por favor!!!
um abraço / Mário
2007-02-03 21:34:46
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
ai é que vc se engana, procure estudar mais e veja que é a unica que tem embasamento e comprovação cientifica.
2007-02-03 21:28:22
·
answer #4
·
answered by sandra 6
·
1⤊
0⤋
Você conhece o Espiritismo? Não? Conheça e discutiremos depois. Boa sorte em sua busca!
2007-02-05 14:54:20
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O espiritismo nem os espíritas desejam ser abraçada pela ciência tradicional e nem tão pouco a ciência está disposta a estudar o espiritismo.
O espiritismo está baseado nas leis da natureza, nas leis de Deus.
A ciência tradicional está bem longe de entender o universo como um todo.
Quem sabe um dia a ciência chega lá. Aí ela vai entender o espiritismo.
Ao contrário de algumas religiões que procuram a todo custo a comprovação científica das passagens biblicas, o espiritismo não faz disso o seu objetivo principal.
2007-02-03 23:39:14
·
answer #6
·
answered by Celso sc 3
·
0⤊
0⤋
Para fugirem a uma única verdade, a de que são irracionais ao crerem em algo que é tão primitivo e ligado ao ocultismo, portanto sendo assim são pessoas propensas a digamos cair no conto do vigário.
2007-02-03 23:11:48
·
answer #7
·
answered by KIki 2
·
1⤊
1⤋
Se voce estudar só um pouquinho vai ver que kardek usou sim metodoligia cientifica nas pesquisas e nas várias sessões que acompanhou durante a codificação, e, que essas pesquisas continuam até hoje.
Não critique algo que voce não conhece. Seria o mesmo que eu, na minha ignorância, criticar os ensinamentos dos Lamas Tibetanos. Só sei que não são cristãos e que acreditam na imortalidade da alma. Dizer que estão errados ou que se o fato de se considerarem homens santos é bobagem seria preconceito de minha parte. Não estudei o assunto a fundo e nada sei sobre ele.
Quer saber o porque de se atribuir o carater ciêntifico ao espiritimo? Leia o livro dos Espiritos. Se não concordar, passará a discutir de forma embasada.
2007-02-03 21:36:17
·
answer #8
·
answered by Cibele 4
·
1⤊
1⤋
nada a ver, pois a ciência sempre vai buscar respostas onde existem situações anômalas a razão
2007-02-03 21:29:42
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Espiritismo, não é cientifico nem religioso. à pura mentira e enganação.
Um tipo de hipnose. A hipnose, é cientÃfica!... EspÃritos não existem!...
A hipnose é uma técnica que atua na mente do indivÃduo por indução de sugestões, por estÃmulo e relaxamento. Um estado artificialmente induzido, que pode parecer um sono, mas é justamente o contrário. No estado hipnótico a mente desenvolve uma capacidade tremenda em todos os seus aspectos conhecidos.
Tem tudo a ver com consciente e subconsciente. Mas o estudo de causas e efeitos é muitÃssimo complexo e as aplicações são vastÃssimas, inclusive e principalmente, atualmente, na medicina.
O estado de relaxamento mental, que proporciona esse poder de memória aguçada e fabulosa, aumenta de 200 a 1000 vezes mais. à a força do subconsciente (ou inconsciente) agindo. O estado hipnótico traz essa força à tona e você pode tornar-se muito mais capaz e mentalmente poderosa.
Vou tentar explicar isso melhor:
Nós temos o consciente autocrÃtico com um poder limitado e o subconsciente irreverente e inconseqüente de grande poder. Controlamos bem o nosso consciente, mas não controlamos o nosso subconsciente. Com a hipnose, o estado de “consciente” é anulado e aflora então o seu estado “subconsciente” que é controlado pelo hipnotizador. Como já disse, não controlamos o nosso subconsciente, mas o hipnotizador pode controla-lo, desde que você, conscientemente, lhe outorgou esse poder quando aceitou ser hipnotizada. Você aceitou, e assim entregou a ele o controle do seu subconsciente. No subconsciente é também onde está armazenado tudo o que se passou na sua vida, muitas vezes não registrado pelo seu consciente, porque, racionalmente, não interessava, mas está lá guardado, e pode ser revisto pela hipnose.
Isso é uma técnica. Uma técnica descoberta há mais de 4 mil anos, e como não podia deixar de ser, desenvolvida por sacerdotes e feiticeiros em todas as épocas. Uma técnica de sugestionamento, que funciona com a maioria das pessoas, mas não todas.
à por isso que eu advirto milhares de vezes aos meus amigos fanáticos: Cuidado!... Você está sendo hipnotizado!... Sugestionado!... Estão fazendo lavagem cerebral na sua mente!...
Mas quem não sabe é como quem não vê... E assim eles vão sustentando essa vigarice que se chama religião.
Vamos ver o que dizem os cientistas e psicólogos que definem e trabalham com hipnose:
“A hipnose é obtida através de técnica de relaxamento. Ela inibe a censura crÃtica permitindo acessar a memória do SUBCONSCIENTE , ONDE ESTà ARMAZENADO TUDO QUE ACONTECE AO SER DURANTE A SUA EXISTÃNCIA.”
O conselho Federal de Educação dos Estados Unidos da América do Norte adotou a seguinte definição :
"Hipnose é o elemento de ligação (by pass) do sensor crÃtico e a aceitação de sugestões aceitáveis".
“A hipnose é um conjunto de fenômenos especÃficos e naturais da mente, que produzem diferentes impactos, tanto fÃsicos como psÃquicos. Esses fenômenos poderão ser induzidos ou auto-induzidos através de estÃmulos provenientes dos cinco sentidos, sejam eles conscientes ou não.”
“Hipnose é um estado artificialmente induzido, à s vezes semelhante ao sono, porém sempre fisiologicamente distinto do mesmo, tendente a aguçar a sugestibilidade, acarretando modificações sensoriais e motoras, além de alterações da memória.”
“Para finalizar a definição, disse que esses estÃmulos podem ser conscientes ou não, isso porque nem sempre o estÃmulo é percebido, tanto pelo hipnoterapeuta como pelo paciente.”
“Embora sugestão não seja sinônimo de hipnose, podemos estar certos de que toda e qualquer hipnose começa pela sugestão. O transe hipnótico pode ser definido como o momento em que a sugestão atinge a sua ação mais poderosa, um fenômeno que revela a força do inconsciente que você tem e que está à sua disposição para ser dirigida e controlada por você mesmo em seu próprio benefÃcio, permitindo conhecer, orientar e dirigir o seu pleno potencial e, assim, obter soluções para seus problemas. Sua execução é bem simples e os resultados se aproximam de fatos extremamente compensadores, podendo, em alguns casos, proporcionar efeitos inacreditáveis e até mesmo inexplicáveis.”
“O termo Hipnose abrange qualquer procedimento que venha causar, por meio de sugestões, mudanças no estado fÃsico e mental, podendo produzir alterações na percepção, nas sensações, no comportamento, nos sentimentos, nos pensamento e na memória, inclusive desencadeando reações neurológicas, endócrinas e metabólicas.”
“HIPNOSE: Estado de estreitamento de consciência ou atenção, provocado artificialmente, parecido com o sono, mas que dele se distingue fisiológicamente pelo aparecimento de uma série de fenômenos espontâneos ou decorrentes de estÃmulos verbais ou de outra natureza.”
A hipnose atualmente é quase uma atividade médica, pois a sua aplicação na medicina está cada vez mais difundida e aceita. Os psicólogos são outros que fazem muito uso da hipnose em seus pacientes. Tratamentos de causas psÃquicas têm obtido excelentes resultados com o auxÃlio da hipnose.
Os dentistas estão usando a hipnose no lugar da anestesia. Pode?! Tudo pela sugestão. SUGESTÃO!
Algumas indicações de Hipnose:
Perda de peso; parar de fumar; estresse; desmotivação; insônia; falta de autoconfiança; gagueira; perda de ambição; impotência; problemas de memória; falta de concentração; dependência de drogas; alcoolismo; problemas sexuais; inibição; medos excessivos; atitude mental perturbadora; arrogância; sentimento de culpa; frigidez; controle da pressão arterial; fobias; depressão; timidez; vÃcio de roer unhas; falta de controle da dor; amnésia pós-trauma; enurese; sonambulismo; EJACULAÃÃO PRECOCE... A Hipnose está indicada até mesmo para problemas mais comuns e aceitáveis, como por exemplo, medo de ir ao dentista.
Veja esse lindo texto:
“à através da sugestão que nossa força se acumula e se concentra numa idéia cujo resultado ou tendência é provocar determinado efeito. A sugestão é uma determinante do comportamento humano, pode ser tanto construtiva como destrutiva, impele muitas das nossas ações e a maior parte do resultado de nossa vida é conseqüência dela; desde o desfrutar de sentimentos como alegria, felicidade e paz, até situações negativas como muitas doenças fÃsicas e morais também dela provêm. Mas, situações negativas podem ser reversÃveis pelo mesmo processo que se instalam, isto é, o que a sugestão faz, a sugestão desfaz.
A maior parte do nosso poder mental não utilizado é classificado como subconsciente ou inconsciente, cabe a cada um de nós atingir e desenvolver este imenso reservatório de poder latente e, a melhor maneira de chegar ao inconsciente é através de uma das muitas técnicas hipnóticas como a hetero-hipnose e a auto-hipnose, no primeiro caso o hipnotista sugestiona o pensamento de alguém, ao passo que no segundo caso é ele próprio quem o faz. Mas, qualquer autoridade em hipnose dirá que toda hipnose é auto-hipnose e que o hipnotista é simplesmente um guia que influencia, através de técnicas, a força que está dentro do próprio hipnotizado. Uma vez que o indivÃduo seja devidamente instruÃdo, ele próprio poderá conhecer, conduzir e controlar a força que está em seu inconsciente.”
2007-02-03 22:06:00
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Fred, já ouviu falar ou assistiu ao filme: o corpo? Nele a vida de Jesus e sua ressurreição foi colocado em dúvida. No filme: o exorcista, os demônios tomam o corpo de uma jovem e fazem um inferno da vida da família. Cada um faz e escreve o que bem entende, desde que seja para defender seus interesses, sejam mercadológicos ou espirituais. E os defensores do espiritismo não ficam atrás. Provar que um espírito vem de um lugar para fazer curas e milagres é muito difícil. Há muito charlatanismo nestas sessões de curas espirituais. O que cura é a FÈ e isto o próprio Jesus Cristo assim o dizia e pregava. Com fé e caridade, nenhuma ciência irá encontrar resposta melhor aos milagres que acontecem no mundo atual.
2007-02-03 22:04:27
·
answer #11
·
answered by Superdeo 4
·
0⤊
1⤋