Provavelmente, sim.
É interessante o quanto se discute essa questão do livre-arbítrio nos fóruns cristãos, enquanto nós ateus discutimos sobre ciência.
É uma das grandes falhas na concepção teísta cristã, a de tentar explicar como um suposto deus onibondoso vê as pessoas fazendo besteira e não faz nada. Então, elabora-se mais um "ajuste" para uma hipótese que já é complexa demais sem ter evidência alguma, e sem explicar grande coisa.
Um abraço!
(PS: Alfredo, excelente o seu livro Sinto Muito mas J. C. não Existiu. Volta e meia cito-o em debates.)
2007-02-03 11:22:31
·
answer #1
·
answered by Eremita 6
·
2⤊
4⤋
Alfredo, só to querendo saber como é que você fez para continuar com a tua foto aqui no YR. Você é feio assim mesmo?
Ninguém tá conseguindo colocar foto ou uma imagem diferente desses avatares horríveis que o YR do Brasil nos proporciona!
Será que é Deus te dando uma mãozinha?
2007-02-03 19:27:48
·
answer #2
·
answered by m 5
·
2⤊
1⤋
Inoperância? Ora bolas, o que seria "operar" (adoro estes jargões protestantes), ele "opera" através de suas leis, a todo instante...vc quer o que? conversar com ele face a face que nem dizem que Moisés fez? Quer o deus do velho testamento que aparecia em carne e osso para todo o mundo? cuidado, ele pode matá-lo,eheheh.
Deixa de ser bobo rapaz! Deus é intangível no sentido físico da palavra, pois não tem forma física...a "natureza " de Deus não pode ser conseqüente de nada que tenha criado, pois aí teríamos um paradoxo, se Deus tem corpo material e ele criou os corpos materiais, então ele não criou os corpos materiais, pois o dele já existia, assim Deus deixaria de ser deus, pois precisaríamos de outro fenômeno para explicar sua existência e aí ele não seria incriado e aí deixaria de ser onipotente e deixaria de ser um Deus e por aí vai...assim a "essência" de Deus só pode ser algo intangível, a coisa mais básica do Universo, a única coisa que sempre será incriada, a única coisa que existe e não existe ao mesmo tempo...não vou entrar em detalhes pois lhe carece maturidade espiritual para compreender...um dia numa conversa mais aberta quem sabe...
2007-02-04 05:03:46
·
answer #3
·
answered by Advicer 7
·
0⤊
0⤋
Não, é só mais uma das leis que temos que seguir.
2007-02-03 21:21:12
·
answer #4
·
answered by Justina 6
·
0⤊
0⤋
Alfredo,
Sigmund Freud afirmou que o amor é uma forma de psicose.
Generalizou a palavra amor, qualquer amor, amor por um Deus, por uma mulher, amor por uma ideia.
Em resposta a uma das suas perguntas, em que tive nota 10, tive a ocasião de afirmar que estou mais próximo das suas ideias do que aqueles que afirmam ser crentes em Deus, mas como respeito o meu semelhante, não tenho a coragem de retirar a esperança aqueles que se ajoelham perante a verdade, por se sentirem culpados por uma vida de mentira.
E sabe porquê ?
Porque os sinto incapazes de pensar de outro modo, e se lhes retiro a esperança, são naufragos que se vão afogar na sua impotência.
Os respeito, mesmo incapazes de pensar de outro modo.
Respeito o Alfredo por ter um pensamento diferenciado.
E sobretudo me respeito, porque sou incapaz de ter a certeza em termos absolutos da existência ou não de Deus., porque se na realidade fosse capacitado para tal, eu era DEUS.
Alfredo, o amor nem sempre justifica um narcisismo exagerado, por isso semelhante ao psicótico, na tentativa de impor aos outros o seu pensamento, e penso que não seja essa a intenção, por o considerar um homem maduro, e um escritor meu caro se expõe não se impõe.
Sinto o que escrevo, e escrevo o que sinto, me exponho com as minhas ideias e as defendo com racionalidade, mas não as imponho a ninguém. Que cada um siga o seu caminho.
Um abraço joanfersilva@yahoo.com.br
2007-02-03 20:23:00
·
answer #5
·
answered by joão a 3
·
1⤊
1⤋
Mas esse capeta já te põe minhocas na cabeça, não?
Não vê que é pura inveja da oposição(do diabo)?
Se Deus não desse livre arbítrio muitos iam reclamar, mas como deu, reclamam também. As pessoas nunca estão satisfeitas!
2007-02-03 20:18:45
·
answer #6
·
answered by Hany 6
·
0⤊
0⤋
Livre arbítrio não existe, porque senão eu não teria que aguentar um bando de gente chata que conheço com o seu livre arbítrio de atrasar minha vida.
2007-02-03 19:45:59
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não é direito a pessoa adorar a Deus ou não, livre arbítrio significa fazer o que quiser pois depois colherá o resultado dos seus atos.
2007-02-03 19:34:54
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Se voce quer estudar a vida das formigas voce vai ficar fuçando nelas para atrapalhar o cotidiando ou vai deixa-las em paz para que vivam a vida sossegadamente ?
Voce quer ou não quer saber sobre a vida das formigas ?
Então observe mas não interfira .
2007-02-03 19:34:32
·
answer #9
·
answered by jose b 7
·
0⤊
0⤋
Oi amigo não sei se você tem alguma religião mas oriento você á ler o livro dos espíritos, ele tem respostas para estas e outras perguntas inigmaticas.
Para quem já perdeu até mesmo á fé não custa nada né.
mas ja te adianto que este mundo é apenas uma escola, e que daqui não vamos direto para o céu ou inferno, vamos aprendendo com nossos proprios erros, e que á o longo de muitas encarnações vamos amadurecendo espiritual-mente até não nessecitarmos mais retornamos para ka.
Esse é o verdadeiro sentido do livre arbitrio, aprendermos com nossos proprios erros.
Agora não vai me diser que não acredita em espiritos!!
é só começar á frequentar uma casa espirita que vc vai ver, é real.
desculpe colquer coisa ai...flw....
2007-02-03 19:33:22
·
answer #10
·
answered by Senhor Willian 3
·
2⤊
2⤋
Discordo se esta pergunta for vista como uma afirmação. Quanto a este questionamento, registro aqui que jamais ter livre escolha de sua vida deverá ser visto como inoperância ou inexistência de nosso Pai onipotente e onipresente. E, desta forma sendo a totalidade que Ele é, nos deixa livres para escolher o caminho que a nossa consciência nos indicar...Sendo assim, nunca devemos duvidar de sua presença mesmo nas incertezas e nos erros de nossas escolhas...
2007-02-03 19:31:04
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋