Em princípio os hebreus são fracos. E quando tiveram a chance de dominar o Egito que estava assolado por pragas, fugiram pelo mar vermelho.
Quanto ao domínio romano, foi graças as suas lideranças corruptas que eles foram dominados.
2007-02-03 15:57:48
·
answer #1
·
answered by Celso sc 3
·
0⤊
0⤋
Bom, vale lembrar que os hebreus foram para o Egito por livre e espontânea vontade, fugindo da seca que castigava a palestna naquela época. Sendo assim, quem teria "provocado" a seca?
Naquele tempo era comum povos mais fortes escravisar os seus opositores. Os próprios hebreus tinham escravos.
Então, eu deixo outra pergunta: foi Deus que permitiu que esses povos fossem escravisados pelos hebreus?
A bíblia foi escrita "narrando"* a história segundo o ponto de vista do povo hebreu. Por isso os outros povos, inimigos dos hebreus, são descritos como impuros, infiéis, malvados, etc.
É uma questão de ponto de vista.
* narando é modo de dizer, pois além de imparcial, eles aumentaram e muito os fatos. Como na história de Sãosão e Golias, por exemplo, onde o fracote derrota o gigante. Todos sabemos que gigantes nunca existiram. Provavelmente eles tiveram uma batalha muito difícil, onde seus soldados eram menores em tamanho e/ou em quantidade e mesmo assim sairam vitoriosos.
O problema é que as pessoas levam a bíblia ao pé da letra, achando que tudo ocorreu realmente como está escrito nela.
2007-02-03 16:43:52
·
answer #2
·
answered by De Cesar 4
·
1⤊
0⤋
Ninguem aprisionou..
Jose ( Filho mais novo de Jaco), foi vendido aos egipcios, e toda a sua vida se passa em trabalhos forcados e prisão ( por nao ter se sujeitado as envestidas da mulher de um senhor egipcio), mesmo nao tendo culpa passou alguns anos na prisão. Depois que revelou o sonho do faraó, sobre as sete vacas gordas e sete vacas magras, ganhou a graca do faraó e casou-se. Depois durante o periodo das vacas magras toda regiao, ficou sobre forte fome e seca. O que traz os seus irmaos, ate ele em busca de alimentos, pois o egito era o unico lugar que havia alimento. Quando no conhecimento de que tais pessoas eram, seus irmaos arma uma armadilha para que eles seja trazidos ate a sua presença. Apos feita a revelação aos irmao, pedem a eles que tragam os seus irmaos e seu pai Jaco. Setenta e poucas pessoas, que tornaram o berço do povo judeu. Apos alguns anos os egpcios vendo que o povo judeu era um povo que se multiplicava muito e eram resistentes aos trabalhos, passaram a usa-los como escravos. Inclusive comecaram a matar os homens quando bebes, foi por isso que a mae de Moises o colocou em uma cesta, para que fosse levado pelo rio e que fosse feita a vontade de Deus, mas esse mesmo menino foi adotado e ensinado de acordo com a nobreza egipcia.
Passado alguns anos 40 e poucos anos, esse homem presencia um egipcio agredinto um hebreu e o mata, mas houve duas testemunhas que viram o fato, e no dia seguinte quando eles estavam brigando entre-si, moises foi ao encontro deles para separar, foi entao que um deles perguntou se moises mataria um deles como teria feito ao egipcio na noite anterior, Moises com receio de que essa conversa fosse chegar aos ouvidos do faraó, foge. E passado alguns anos casa-se, tem a visao na sarca que se consumia, foi revelado a vontade de Deus para ele, para que ele libertasse o povo hebreu.. e ai vai.. Liderando a fuga, depois das dez pragas sobre o povo egipcio..
e depois vem os quarentas anos no deserto...
2007-02-03 16:35:48
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os Hebreus eram um povo nomade e despotas terriveis, matavava a tudo e a todos em nome de IAVÉ, ao contrário o povo Egípcio era um povo pácifico, não beligerante, com uma cultura elevada. As piramides cujas tem uma força telurica talvez foram construidas por eles. Nelas os alimentos não perecem e se conservam e as laminas de barbear não perdem o fio. Amenhotep também conhecido por Aminofis I marido da mais bela mulher Nefertite e pais de Tutancamon, criaram a primeira religião monoteista , mas foram assassinados pelos sacerdotes politeistas.
2007-02-03 16:17:55
·
answer #4
·
answered by branco 7
·
0⤊
0⤋
Só podia ser ele... Faraó era tirano... Igual o Bush
2007-02-03 16:12:55
·
answer #5
·
answered by Bruno E 2
·
0⤊
0⤋
Depende do ponto de vista, porque não livrou os egípcios do domínio hebreu???
2007-02-03 16:09:36
·
answer #6
·
answered by cunhatc 2
·
0⤊
0⤋
Alguma coisa aconteceu por lá. O jurídico deles não era muito bom, mas Deus interferiu.
2007-02-03 16:02:48
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
foi Moises quem livrou os hebreus dos egipcios, mas quem deu os poderes p/ q ele fizesse isso foi Deus sem duvida
2007-02-03 16:03:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Precisas de saber um pouco sobre a História desse Povo:
Os Hebreus são semitas que viviam em tribos nômades, conduzidas por chefes. Eles atravessam a Palestina na época de Hamurabi, penetram no Egito, retornam (o Êxodo) à Palestina e instalam-se aí entre os Hititas e os Egípcios, provavelmente nos inícios do século XII.
O Êxodo, fuga do povo hebreu da perseguição e da escravidão faraônica no Egito, foi comandado por Moisés, grande líder e legislador.
A época em que viveu Moisés, assim como o período histórico do Êxodo, ainda é um problema para os historiadores. Uma corrente defende que o faraó opressor dos hebreus teria sido Ramsés II e o faraó do êxodo, seu sussessor Menephtah, por volta de 1230 a.C.
O direito hebraico é um direito religioso. Religião moneteísta, muito diferente dos politeísmos que a rodeavam na antiguidade. Religião que, através do cristianismo que dela deriva, exerceu uma profunda influência no Ocidente.
O direito é dado por deus ao seu povo. O direito é desde logo imutável; só deus o pode modificar, idéia que reencontraremos no direito canônico e no direito mulçumano. Os intérpretes, mais especialmente os rabinos, podem interpretá-lo para o adaptar à evolução social; no entanto, eles nunca o podem modificar; Há uma espécie de aliança entre Deus e o povo que ele escolheu; o Decálogo ditado a Moisés é a Aliança do Sinai, o Código da Aliança de Jeová; o Deuterómio é também uma forma de aliança.
A Bíblia é um livro sagrado; contém a "Lei" revelada por Deus aos Israelitas. Compreende (na sua parte pré-cristã, isto é, o Antigo Testamento) três grupos de livros.
O Pentateuco tem para os Judeus o nome de Thora, quer dizer, a "lei escrita" revelada por deus; ela é atribuída, segundo a tradição judia, a Moisés, donde a sua denominação usual de "Leis de Moisés". Compõe-se de Cinco Livros: Génese (a Criação, a vida dos patriarcas); o Êxodo (estadia no Egito e volta à Canaã); o Levítico (livro de prescrições religiosas e culturais; os Números (sobretudo a organização da força material); o Deuterônómio, complemento dos quatro precedentes; os Profetas (que diz respeito, sobretudo, à história); os Hagiógrafos (sobretudo, costumes e instituições).
O Código da Aliança, conservado no Êxodo (XX, 22, a XXIII, 33); pela sua forma e pelo seu fundo, tem um texto que assemelha-se às codificações mesopotâmicas e hititas, nomeadamente ao Código de Hamurabi. A Thora conservou uma autoridade considerável, mesmo nos nossos dias; qualquer interpretação do direito hebraico apoia-se num versículo da Bíblia.
A Bíblia, além de fonte formal de direito, também ainda é a principal fonte histórica para conhecimento do povo hebreu.
Conforme se deduz da leitura do Levítico, o apedrejamento era o modo ordinário de se aplicar a pena capital, prescrita pela lei dos hebreus: "Fala aos filhos de Israel nestes termos: quem ultraja o seu Deus, suportará o castigo do seu delito. Aquele que proferir blasfêmeas contra o nome do Senhor, será punido com a morte e toda a congregação o apedrejará. Quer seja estrangeiro, quer seja natural do país, se proferir blasfêmeas contra o nome do Senhor, será punido com a morte" (24:15,16).
Os hebreus arrancavam todas as roupas do condenado á lapidação, exceto uma faixa, que lhe cingia os rins. Depois a primeira testemunha o arremessava ao solo, do alto de um tablado com dez pés de altura. E a segunda testemunha, lançando uma pedra, queria atingi-lo no peito, bem acima do coração. Se este ato não lhe desse a morte, as outras pessoas ali presentes o cobriam de pedradas, até o momento da morte do condenado.
Cumprida a sentença, o cadáver era queimado ou dependurado numa árvore.
Uma testemunha apenas não leva á pena de morte: "Todo homem que matar outro, será morto, ouvidas as testemunhas, mas uma só testemunha não pode em seu depoimento condenar." (Num. 35:30).
A lei mosaica também condenava a serem lapidados os que não guardavam o dia de sábado. O Números é o livro da Bíblia que relata a história do povo hebreu, desde os episódios do monte Sinai até o começo de sua fixação na "terra prometida", mas é também uma obra onde aparece, de modo eloquente, toda a severidade de Moisés na aplicação da pena de morte: "Durante a sua permanência no deserto, os filhos de Israel encontraram um homem a apanhar lenha, em dia de sábado. Os que o encontraram a apanhar lenha, condurizam-no à presença de Moisés e de Aarão, diante de toda a congregação. Meteram-lo em prisão, porque não fora ainda declarado o que se lhe deveria fazer. Então o Senhor disse a Moisés: 'Esse homem deve ser punido com a morte, toda a congregação o apedrejará fora do acampamento'. E toda a congregação o levou para fora do acampamento, apedrejando-o até morrer, como o Senhor tinha ordenado a Moisés (Num 15:32, 33, 34, 35, 36).
Outra forma de aplicar a pena de morte era o enforcamento, também descrito no Números: Quando os israelitas se estabeleceram em Sitim, perto das fronteiras de Jericó, eles cometeram os maiores excessos sexuais com as mulheres da terra de Moab. Ajoelharam-se diante dos ídolos dessas mulheres e renderam culto a Baal-Fagor (ou Baal-Peor), o deus da luxúria. Por causa disso, segundo informa o livro Números, "a cólera do senhor inflamou-se sobre Israel". E o Altíssimo ordenou a Moisés: "-Reúna todos os chefes do povo e manda-os enforcar, perante o Sol, em nome do Senhor, para que a ira divina se afaste de Israel" ; "Então Moisés disse aos juízes de Israel: Mate cada um os seus homens que se juntaram a Baal-Peor." (Num 25:1,2,3,4,5)
2007-02-03 16:01:44
·
answer #9
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
1⤋