Glossolalia (do grego γλώσσα, "glóssa" [língua]; λαλώ, "laló" [falar]) ou dom de línguas (o uso do nome depende da denominação religiosa) é um alegado fenômeno que presente em algumas religiões (como na antiga religião grega) e entre alguns grupos cristãos (tais como pentecostais, neopentecostais e a Renovação Carismática Católica), em que as pessoas têm a capacidade de falar em línguas desconhecidas ("estranhas") enquanto oram (ou rezam), tendo seu conteúdo inteligível apenas a outras pessoas que também estivessem em elevado estado espiritual. Tal costume teria origem diretamente nos apóstolos(Atos dos Apóstolos, segundo capítulo, versículos 1 a 13).
Antes do cristianismo, diversos grupos religiosos praticavam formas de glossolalia. No Oráculo de Delfos, a sibila (sacerdotisa do deus Apolo) falava com estranhos sons que se supunham ser mensagens do deus. Alguns textos gnósticos do período do império romano possuem fórmulas silábicas como "t t t t t t t t n n n n n n n n n d d d d d d d..." etc. Crê-se que tais seriam transliterações de sons feitos por glossolalia.
Atualmente religiões como o Espiritismo apresentam fenômenos semelhantes, incluindo manifestações de Xenoglossia. Fenômenos de glossolália são observados também no xamanismo, no vodu haitiano, em algums grupos judaicos hassídicos e entre os sufi muçulmanos.
2007-02-03 03:31:54
·
answer #1
·
answered by WebMaster 7
·
2⤊
0⤋
Glossolalia é uma palavra de origem grega
É um fenômeno que , segundo alguns cristãos as pessoas teriam a capacidade de falar em línguas desconhecidas enquanto rezam , tendo seu conteúdo inteligivel apenas a outras pessoas que também estivessem em elevado estado espiritual. Tal costume teria origem diretamente nos apóstolos.
2007-02-03 12:19:44
·
answer #2
·
answered by Ia Cabral 3
·
1⤊
0⤋
Acabei de ler e vi um monte de resposta teóricas. Glossolalia, ou "Dom de Orar em Línguas", está descrito em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, ou ainda em Romanos, capítulo 8, versículo 23. Quer saber mesmo como é? Vá à uma Grupo de Oração na Igreja Católica mais próxima de sua casa e descubra sozinha!
2007-02-03 12:02:24
·
answer #3
·
answered by Carol 1
·
1⤊
0⤋
É interessante notar a total ausência de conjunções, pronomes, preposições e outras coisas comuns a todas as línguas.
Tais línguas(sons estáticos) quando gravadas para estudo, demonstram que na verdade não são língua nenhuma.
Ou seja, não possuem as características básicas que todas as línguas possuem.
O número de vocábulos é extremamente reduzido sendo as (supostas) traduções ou interpretações totalmente incoerente com o que se pronuncia nas (supostas) línguas.
Palavras como "salalabashura" "calamanai" "provasnegue" são pronunciadas sempre com fonemas próprios do lugar onde São praticados.
Em países de língua inglesa tal prática já apresentaria fonemas típicos daquela língua como sons de W e Y por exemplo. E assim em relação a outros países.
É impossivel existir uma lingua com apenas dez vocábulos. Tente descrever os objetos e os acontecimentos à sua volta com apenas dez vocábulos.
Faça o teste.
Boa sorte.
2007-02-03 11:59:27
·
answer #4
·
answered by Souassim 4
·
0⤊
0⤋
O dom de falar em linguas dadas pelo espírito santo
2007-02-03 11:49:08
·
answer #5
·
answered by acrobat 5
·
0⤊
0⤋
Falar em línguas estranhas. É tido como uma marca distintiva de santos, profetas - ou de possessos, depende do ponto de vista =P.
2007-02-03 11:39:09
·
answer #6
·
answered by Drika 3
·
0⤊
0⤋
Fenômeno, que pode ocorrer em situação de exaltação religiosa, caracterizado pelo comportamento de certos indivíduos que começam, espontaneamente, a falar línguas desconhecidas, tidas como frutos de dom divino, mas que, geralmente, são línguas inexistentes.
Tais línguas, geralmente, não apresentam significado sistemático para palavras ou frases, têm poucas unidades estruturais previsíveis, muitas repetições na cadeia sonora, e os falantes não conseguem repetir os enunciados como os haviam pronunciado antes.
2007-02-03 11:36:11
·
answer #7
·
answered by Jos2010 6
·
0⤊
0⤋
Glossolalia é um alegado fenômeno que presente em algumas religiões, em que as pessoas têm a capacidade de falar em línguas desconhecidas ("estranhas") enquanto oram (ou rezam), tendo seu conteúdo inteligível apenas a outras pessoas que também estivessem em elevado estado espirtual. Pelo menos é o que alegam.
2007-02-03 11:33:34
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋