No ano de 1532 chegou ao Brasil o primeiro luterano, Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Lutero, que aportou em São Vicente.
As primeiras comunidades de Luteranos no Brasil foi a de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro organizada em 1824. O Luteranismo estabeleceu e expandiu em solo brasileiro através da imigração alemã no Brasil principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Dessas comunidades surgiram vários sínodos luteranos que foram se aglutinando e hoje formam, especialmente duas igrejas: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.;
um abraço!
2007-02-03 01:59:14
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
2⤋
O Luteranismo é a primeira grande dissidencia ao catolicismo.
Martinho Lutero após visitar Roma onde se escandalizou com o que viu, ou seja, indulgencias sendo vendidas em praça pública, a relação promíscua de padres com prostitutas entre outras aberrações contra a sua fé.
Retornou a sua terra natal hoje Alemanha e sob a proteção de alguns fidalgos e de principes de sua região, que viram na sua revolta uma chance de se livrar dos grilhões que os prendiam a Roma e ao papa, publicou as enciclicas que questionavam a Igreja católica apostólica romana em suas ações consideradas por ele hereges, abusivas e absurdas.
Na verdade ele, deu o ponta-pé inicial para a criação do Protestantismo e foi seguido por outros movimentos célebres como o de Calvino.
Enfim amigo, o Luteranismo foi uma forma de dizer não ao poder de Roma e algumas das suas principais características foram a negação do poder papal e a exclusão do Sumo pontifice como principal representante de Deus na Terra.
O que para nós foi apenas mudar o nome desta coisa que cega os homens até os dias atuais que é a religião
2007-02-07 00:20:52
·
answer #2
·
answered by Sérgio D 5
·
2⤊
0⤋
eu sou evangelico de confiçao luterana no brasil e objetivo dele era que deus sempre nos amaria diante de qualquer coisa
2015-06-10 02:49:41
·
answer #3
·
answered by Paulo 1
·
0⤊
0⤋
lutero foi o fundador da igreja luterana.
caracteristicas:
queria uma igreja com poucos tributos e justa
a salvaçao so podia ser atraves da fe,e naum das obras,como dizia a igreja catolica
2007-02-03 02:05:38
·
answer #4
·
answered by Brenda 3
·
2⤊
2⤋
Lutero queria reformar o catolicismo e não criar uma divisão...excomungado pelo papa, ele partiu para criar a igreja luterana, cujas principais características são semelhantes às do protestantismo em geral:
-livre interpretação das escrituras
-a bíblia é a única regra de fé e conduta
-o homem não pode ser salvo pelas suas obras
-Só se é salvo pela graça em Cristo Jesus
-Batismo e ceia são os únicos sacramentos (espécie de obrigação do cristão).
2007-02-03 02:06:40
·
answer #5
·
answered by DeBarros 7
·
1⤊
2⤋
Eu, como um bom luterano, dou algumas dicas:
O Luteranismo e o per se o Protestantismo surgiu com Martinho Lutero, nascido em 1483 na cidade de Eislenben, no sul da Saxônia Anhalt -- Alemanha. Seus pais eram muito rigorosos com ele e ensinavam que Deus era um "Juíz servero que punia a transgressão de seu povo"; bom, este era o ensinamento que a Igreja Católica da época passava aos seus fiéis. No verão de 1505, ao voltar da casa paterna, pela campina Alemã de Erfurt, Lutero foi apanhado por uma tempestade e raios caíram bem perto dele, o atemorizando. Assim, Lutero faz uma promessa a Santa Ana, de que se saísse vivo se dedicaria totalmente a Deus e se tornaria um monge. Mesmo contrariando a vontade de seu pai, que sonhava com um filho advogado, em 1507 se tornou monge.
Contudo, Lutero percebeu que nem tudo o que a Igreja Católica da época pregava estava de acordo com a Bíblia, mas mesmo assim continuou como monge, conquistando vários títulos como Mestre em Artes e Doutor em Teologia. A partir de 1511, passou a ser padre da paróquia de Wittenberg e professor da Universidade da mesma cidade. E foi ali em Wittenberg que Lutero pôde "abrir olhos, idealizar mentes e mudar o mundo".
Em 31 de Outubro de 1517, cansado com a venda de indulgências na Alemanha, pregou na porta da Igreja de Todos os Santos do Castelo de Wittenberg suas 95 (ou 96) teses sobre Justificação, Salvação e Fé. Nelas também deixou bem claro sua oposição para com os erros da Igreja Católica Romana.
A reação do clero católico romano fez enfatiza ainda mais a doutrina Luterana, rejeitando a intermediação eclesiástica pela doutrina do Sacerdócio Universal dos Crentes, e recusando aceitar a Tradição e o Magistério da Igreja Católica Romana, ao invés aderindo somente às Escrituras.
Veja mais em Reforma.
[editar] Os Luteranos na Europa
A Igreja Luterana surgiu no centro da Europa, quando a nobreza implementou as reformas de Lutero nas igrejas sob seus controles. Protegido pelo Príncepe-Eleitor Frederico da Saxônia, Lutero faleceu pacificamente em 1546, aos 62 anos. Após sangrentas guerras, no ano de 1555 foi declarada a tão sonhada Paz Religiosa de Augsburg que reconhecia oficialmente a existência de duas Confissões Religiosas na Alemanha - A Católica e a Luterana. A partir daí a Igreja Luterana se expandiu conquistando boa parte da Alemanha e a Escandinávia. Em Portugal existe uma pequena igreja luterana, a Igreja Evangélica Luterana Portuguesa(IELP) desde 1954.
[editar] A música luterana
A Igreja Luterana é conhecida mundialmente como a Igreja da Música, ou a Igreja que canta por ter sido a partir dela que o povo passou a cantar. O própio Lutero foi um grande compositor e poeta, suas composições são entoadas até hoje em todas as igrejas luteranas ao redor do mundo. Além de Lutero, a Igreja Luterana despertou vários outros nomes da música mundial como por exemplo, Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Paul Gerhardt, entre outros. Atualmente a Igreja Luterana investe em coros e orquestras. Ainda, há um grande número de bandas, principalmente de rock, pop e blues -- os estilos mais cultivados pelos jovens Luteranos, principais produtores atuais da música luterana. A Igreja Luterana está se aproximando do seu aniversário de 500 anos de Música, uma data histórica do cristianismo mundial.
[editar] As confissões Luteranas
A doutrina Luterana está baseada inteiramente na Bíblia editada como exposição correta das Santas Escrituras nos livros confessionais Luteranos do século XVI, que são:
Confissão de Augsburg: 1530, a Mágna Carta da Igreja Luterana.
Apologia: 1531, uma defesa da Confissão de Augsburgo.
Catecismos Maior e Menor: 1529, as principais doutrinas da fé exposta de maneira simples e concreta.
Artigos de Esmacalda: 1537, por Martinho Lutero.
Fórmula de Concórdia: 1577, A confissão que sintetiza várias correntes teológicas dos primórdios do luteranismo.
Todas estas confissões juntamente com os três símbolos da fé: Apostólico, Niceno e Atanasiano foram reunidas em 1580 no Livro de Concórdia que é a coletânea de documentos confessionais da Igreja Luterana.
[editar] Os luteranos no Brasil
No ano de 1532 chegou ao Brasil o primeiro luterano, Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Lutero, que aportou em São Vicente.
As primeiras comunidades de Luteranos no Brasil foi a de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro organizada em 1824. O Luteranismo estabeleceu e expandiu em solo brasileiro através da imigração alemã no Brasil principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Dessas comunidades surgiram vários sínodos luteranos que foram se aglutinando e hoje formam, especialmente duas igrejas: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
O número total de luteranos no Brasil, atualmente, é de aproximadamente 1,067 milhão.
[editar] Distribuição de luteranos no Brasil
Rio Grande do Sul: 529 mil
Santa Catarina: 260 mil
Paraná: 91 mil
Espírito Santo: 85 mil
São Paulo: 28 mil
Rondônia: 21 mil
Minas Gerais e Rio de Janeiro: 17 mil
Região Centro-Oeste: 26 mil
Região Nordeste: 6 mil
Região Norte: 4 mil
[editar] Ligações externas
[1]
Mundo Luterano
Igreja Luterana na Alemanha
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunhão das Igrejas Luteranas Confessionais
Igreja de Missouri
Comissão Inter-Luterana de Literatura
Abraços,
Espero têlo ajudado.
Hoeckel
2007-02-03 02:03:10
·
answer #6
·
answered by Hoeckel 2
·
3⤊
4⤋
Luteranismo tradição teológica e eclesiástica baseada nos ensinamentos de Martinho Lutero (1483-1546), a quem se deve o início da Reforma na Alemanhã. A EXPERIÊNCIA DA TORRE que Martinho Lutero teve convece-o de que a essência do evangelho é o fato de a JUSTIFICAÇÃO se dar somente pela pelo dom da graça de Deus recebido pela fé. De acordo com Lutero, Deus declara o pecador justo por intermedio da morte de Jesus e não por meio de obras ou méritos humanos. A fé engloba a confiança e a aceitação do dom divino da SALVAÇÃO por meio dos MÉRITOS DE CRISTO.
2007-02-03 02:40:53
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
3⤋
Martinho Lutero revoltou-se contra os desmandos da Igreja Católica e decidiu romper com o hábito, iniciando um movimento conhecido por "reforma". A Igreja contra-atacou com a "contra-reforma", corrigindo alguns erros. A religião está cheia de maus exemplos de todos os lados, por exemplo, Lutero suicidou-se. As crônicas escandalosas por trás das paredes do Vaticano formam uma pilha mais alta do que o Corcovado... até recentemente, com a morte matada do Papa João Paulo I. No entanto, os fiéis não desistem. Por que? Por causa do medo da morte e do que espera do outro lado. Nada como o consolo de uma absolvição no leito de morte, certo?
2007-02-03 02:06:39
·
answer #8
·
answered by pestilpen3 5
·
1⤊
3⤋