English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vi um comentário no orkut que me deixou bolado. Conheço razoavelmente bem "O livro dos espíritos", e nele os termos magnetismo e eletricidade são tratados com uma certa fascinação, tanto é que a palavra "magnetismo" aparece em quase todo o livro, sempre em tom misterioso para explicar algo muito fantástico. Realmente na época em que o livro foi escrito, o magnetismo e a eletricidade causava um grande fascínio em todo o mundo. Então, segundo o comentário, pode-se fazer um paralelo entre isso e a atual física quântica, em que há um fetiche muito grande em torno do assunto, e isto é usado quase tudo para explicar tanto os fenômenos materiais quanto espirituais e humanos. Não quero duvidar da autenticidade do livro dos espíritos, mas é certo que temos fascínio sobre o que não entendemos direito. Talvez daqui há 100 anos, esta física quantica já nao causa fascínio, e outros termos representem o misticismo. Comente.

2007-02-02 12:56:47 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

Isso sempre aconteceu e sempre acontecera , aconteceu com a Biblia ,com o Talmud com o tora e todos os outros "livros sagrados.

2007-02-02 13:02:47 · answer #1 · answered by jose b 7 · 0 0

Leia de novo o Livro dos Espíritos. Não há clima de fascinação nem mistério.

2007-02-02 21:02:05 · answer #2 · answered by ? 7 · 1 0

Cada religião é adequada a um povo e sua época, os mensageiros de Deus não trazem as mensagens por completo, pois nada adiantaria, ensinar coisas espirituais baseadas em física quantica à um Judeu de 2000 anos atrás..."muito mais lhe diria se fôsseis capazes de compreender", as interações eletromagnéticas são uma das forças da natureza (junto da gravitacional, nuclear forte e fraca) que explicam um pouco da natureza dos fenômenos espirituais, intangíveis para a matéria mas que podem causar fenômenos no mundo material, assim a analogia é plenamente aceitável, como também seria aceitável a analogia de um espírito com o ar por exemplo, um erro? Não uma explicação adequada para a época, não há como se compreender todos os mistérios, se explica um fenômeno desconhecido de forma satisfatória com os conhecimentos que se tem à época, isto é bastante natural.
O espiritismo é uma religião que tenta explicar seus fundamentos junto com os fenômenos naturais, nada existe fora das Leis de Deus, assim natural que evolua (não é uma crença fechada, dogmática) com a evolução do conhecimento humano...fique com Deus.

2007-02-03 05:04:45 · answer #3 · answered by Advicer 7 · 0 0

Se voce ler "O Colapso do Universo" ou qualquer outro livro que trate de fisica e mecanica, vai notar que magnetismo nao é apenas aquela força que prende o imã na sua geladeira...e eletrecidade, nao é apenas o termo usado para a energia que sai na tomada da sua casa ou que vem pelos relampagos, englobam uma serie de causa e efeitos diferentes, e muitos destes ainda nao fazem parte do nosso dia a dia. Entao, penso que em algumas passagens do livro, o sentido foi um pouco mais amplo...

Zennon

2007-02-02 21:42:48 · answer #4 · answered by ZENNON 1 · 0 0

Quando o magnetismo e a eletricidade provém de nós mesmos, e ,não de uma fonte , é que vemos o quanto podemos usar esta energia para o Bem. O Livro dos Espiritos pode ser lido e estudado em qq época q ele jamais contraria os principios da Fisica, Matemática ou outra ciência;Ele vai de encontro a elas mostrando que Deus não criou o mundo em um estalar de dedos; Mas, sim uniu a Inteligência à Moral cristã.Não adianta o Homem chegar à Marte, enquanto existem crianças passando fome.. Para que clonar um ser humano? Não seria mais justo prover o homem de tudo aque ele tem direito? Saude, Educação.

2007-02-02 21:17:33 · answer #5 · answered by trem-bala 4 · 0 0

O Livro dos Espíritos é um dos livros de estudos , muitas dúvidas são esclarecidas, pois ele é composto de perguntas e respostas e quando lemos devemos raciocionar.
Releia e tente se esclarecer com alguém que tenha mais conhecimentos sobre o assunto.

2007-02-02 21:08:27 · answer #6 · answered by Nenete 4 · 0 0

Comentar não é bem a expressão correta:
Decernir, uma experiencia propria, isto é mais plausivel;
57 anos, até agora muito bom da bola, isto é, porque coisa de espirito deixa você encucado.
Já bebi muito, sou ex-fumante (durante 30 anos), não fiz promessa nem para deixar de fumar, nem para deixar de beber, sou um cara que se apaixona (assim) de repente, e isso todo mundo sabe que é mal, mais sem incomodar nem um santo (sou catolico) me livro da paixão, facil, facil, sabe porque; nasci, vou morre, e quem é que tem poder de me livrar deste meu destino?
Ao que me toca o conhecimento, nem mesmo Deus, pois não tenho conhecimento de nem um ser vivo desde a criação.
O que me deixa com o direito e a razão de duvidar dos espiritos.
Jose Alberto do Nascimento.

2007-02-02 21:23:37 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers