Pentecostalismo é como se chama a doutrina de determinados grupos religiosos cristãos, originários no seio do protestantismo, que se baseia na crença da presença do Espírito Santo na vida do crente através de sinais, denominados por estes como dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas (glossolalia), curas, milagres, visões etc.
Origem
Tradicionalmente reconhece-se o início do movimento pentecostal no ano de 1906, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na Rua Azuza, onde houve um grande avivamento caracterizado principalmente pelo "batismo com o Espírito Santo", evidenciado pelos dons do Espírito (glossolalia, curas milagrosas, profecias, interpretação de línguas e discernimento de espíritos).
No entanto, o batismo com dons do Espírito Santo não era totalmente novo no cenário protestante. Existem inúmeros relatos de pessoas que clamam ter manisfestado dons do Espírito em muitos lugares, desde Martin Lutero (apesar de controversos quanto a veracidade) no século XVI até de alguns protestantes da Rússia, no século XIX.
Devido à projeção que ganhou na mídia, o avivamento na Rua Azuza rapidamente cresceu e, subitamente, pessoas de todos os lugares do mundo estavam indo conhecer o movimento. No começo, as reuniões na Rua Azuza aconteciam informalmente, eram apenas alguns fiéis que se reuniam em um velho galpão para orar e compartilhar suas experiências, liderados por William Seymour (1870-1922).
Rapidamente, grupos semelhantes foram formados em muitos lugares dos EUA, mas com o rápido crescimento do movimento o nível de organização também cresceu até o grupo se denominar Missão da Fé Apostólica da Rua Azuza. Alguns fiés não concordaram com a denominação do grupo.
Surgiram grupos independentes que emergiram em denominações. Também algumas denominações já estabelecidas adotaram doutrinas e práticas pentecostais, como é o caso da Igreja de Deus em Cristo.
Mais tarde, alguns grupos ligados ao movimento pentecostal começaram a crer no unicismo em vez da triunidade (trindade). Com o crescimento da rivalidade entre os que criam no unicismo e os que criam na trindade, ocorre um cisma e novas denominações nasceriam como a Igreja Pentecostal Unida (unicista) e as Assembléias de Deus (trinitária).
Pentecostalismo Brasileiro
No Brasil, o Pentecostalismo chegou em 1910-1911, com a vinda de missionários originários da América do Norte: Louis Francescon, que dedicou seu trabalho entre as colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil, originando a Congregação Cristã no Brasil; Daniel Berg e Gunnar Vingren, que inciaram suas missões na Amazônia e Nordeste, dando origem às Assembléias de Deus.
O movimento pentecostal pode ser dividido em três ondas. A primeira, chamada pentecostalismo clássico, abrangeu o período de 1910 a 1950 e iniciou-se com sua implantação no país, decorrente da fundação da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus até sua difusão pelo território nacional. Desde o início, ambas as igrejas caracterizam-se pelo anticatolicismo, pela ênfase na crença no Espírito Santo, por um sectarismo radical e por um ascetismo que rejeita os valores do mundo e defende a plenitude da vida moral.
Em 1932 em Mossoró-RN iniciou-se a Igreja de Cristo no Brasil sendo a primeira denominação evangélica nordestina e diferente das demais da época com ênfase na doutrina da perseverança dos salvos.
A segunda onda começou a surgir na década de 1950, quando chegaram a São Paulo dois missionários norte-americanos da International Church of The Foursquare Gospel. Na capital paulista, eles criaram a Cruzada Nacional de Evangelização e, centrados na cura divina, iniciaram a evangelização das massas, principalmente pelo rádio, contribuindo bastante para a expansão do pentecostalismo no Brasil. Em seguida, fundaram a Igreja do Evangelho Quadrangular. No seu rastro, surgiram O Brasil para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Casa da Bênção, Igreja Unida e diversas outras menores.
A terceira onda, a neopentecostal, teve início na segunda metade dos anos 70. Fundadas por brasileiros, a Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1977), a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (Brasília, 1992) e a Renascer em Cristo (São Paulo, 1986) estão entre as principais. Utilizam intensamente a mídia eletrônica e aplicam técnicas de administração empresarial, com uso de marketing, planejamento estatístico, análise de resultados etc. Algumas delas pregam a Teologia da Prosperidade, pela qual o cristão está destinado à prosperidade terrena, rejeitando os tradicionais usos e costumes pentecostais. O neopentecostalismo constitui a vertente pentecostal mais influente e a que mais cresce. Também são mais liberais em questões de costumes.
Paralelamente ao Pentecostalismo, várias denominações protestantes tradicionais experimentaram movimentos internos, com manifestações pentecostais, assim foram denominados "Renovados", como a Igreja Presbiteriana Renovada, Convenção Batista Nacional, Igreja do Avivamento Bíblico e Igreja Cristã Maranata.
A doutrina de renovação do Pentecostalismo ultrapassou até mesmo as fronteiras do Protestantismo, surgindo movimentos de renovação pentecostal Católica Romana e Ortodoxa Oriental, como a Renovação Carismática Católica.
Neo Pentecostalismo:
O neopentecostalismo é uma vertente que congrega denominações oriundas do pentecostalismo clássico ou mesmo das igrejas cristãs tradicionais. Surgiram sessenta anos após o movimento pentecostal do início do século XX, ambos nos Estados Unidos da América.
Em alguns lugares são chamados de carismáticos, tendo como exceção o Brasil, onde essa nomenclatura é reservada exclusivamente para um grupo dentro da igreja Católica que se assemelha aos neopentecostais, chamada Renovação Carismática Católica.
No Brasil as principais igrejas que representam os neopentecostais são: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Evangélica Cristo Vive, Missão Cristã Pentecostal e Igreja Pentecostal de Nova Vida.
Valoriza a libertação do indíviduo contra as opressões que são tidas como diabólica: pobreza, doença, problemas familiares
Ou seja uma igreja da Nova Era!
2007-02-02 04:24:31
·
answer #1
·
answered by Isis Naura 3
·
1⤊
0⤋
Pentecostal é aquela igreja que admite a vinda do "Espírito Santo" durante o culto! Eles falam línguas e modificam o comportamento! Digamos que é algo semelhante a um "encosto benigno e divino".
Agora não me pergunte o que é neo pentecostal ,pois consigo pensar somente que tudo que tem neo na frente é pior que coisas sem o neo. Mas neo seria algo oque é novo!
2007-02-02 12:12:58
·
answer #2
·
answered by Nabosantos 7
·
2⤊
0⤋
É um nome bonito e uma fonte de riqueza para seus pastores.
2007-02-02 12:08:44
·
answer #3
·
answered by Ricardão 7
·
1⤊
0⤋
Tenho receio dessa gente...
2007-02-02 12:05:43
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
CarÃssimo Bruno.
O Pentecostalismo é um movimento religioso surgido da filosofia daqueles mais zelosos pela tradicionalidade das doutrinas teológicas que apregoam os milagres, o batismo como a a purficação e a santificação das pessoas, o exorcismo do demônio, uma segunda vinda de Jesus ao estrépido do sonido das trombetas de sua legião de anjos para salvar os justos e eleitos para o reino de Deus.
Partindo da constatação de que os metodistas estavam se afastando dos ensinamentos de seu fundador, iniciou, no século XIX, o movimento chamado “Holiness” (santidade), que visava reavivar a fé de seus membros. Ensinava que, para a salvação, era necessária a conversão e, em seguida, uma nova e mais profunda experiência religiosa: o “batismo no EspÃrito Santo”.
Apregoa uma "irrepreensÃvel" conduta de seus adeptos e rigorosa disciplina de comportamento social para agradar a Deus, como a importância dada à revelação direta do EspÃrito Santo, que consistiria em graças concedidas à s pessoas para entenderem as verdades e os mistérios da fé contidos nas Escrituras; a prática de batizar somente adultos, na premissa de que as crianças nascem puras; a crença numa iminente segunda vinda de Cristo; um rigor moral que proÃbe o que pode parecer fútil e mundano, como beber, fumar, dançar, assistir à televisão e, sobretudo para as mulheres, a frivolidade no vestir, no corte dos cabelos, o uso de calças compridas, etc; grande facilidade em interpretar como avisos ou revelações divinas certos acontecimentos da vida;visão das doenças como punições divinas pelo pecado. Não que Deus envie diretamente a doença, mas permite que o diabo a cause como castigo para o crente; a busca da cura da doença especialmente pela oração, a ponto de evitarem de ir ao médico ou de tomar remédios; a freqüente presença de Satanás e, como cura, a prática do exorcismo e a glossolalia (suposta capacidade de falar lÃnguas desconhecidas quando em transe religioso como no milagre do dia de Pentecostes).
O movimento neopentecostal, teve inÃcio na segunda metade dos anos 70, surgido no Brasil e difundido mais intensamente pelas Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1977), a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (BrasÃlia, 1992) e a Renascer em Cristo (São Paulo, 1986) que hoje mais reunem adeptos, devido sua estratégia de utilizar-se de canais de TV via satélite atingindo os quatro rincões do paÃs e seu planejamento estratégico de responsabilidade social, tudo conforme as ações de uma moderna empresa voltada para a análise de resultados.
Conhecidas hoje por igrejas da Teologia da properidade, em sua filosofia o Neo-pentecostalismo apregoa que a Igreja é a mediadora entre Deus e os homens para a formulação de um contrato onde o homem submete-se ao compromisso de pagar a Deus um dÃzimo e Deus se obriga a atender todos os desejos materiais através do sucesso profissional, como caaminho para a sua properidade na terra e a garantia da salvação da pessoa em Cristo.
Fico feliz se pude ajudar, Bruno.
Um abraço.
2007-02-02 12:59:51
·
answer #5
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
O Certo é PENTECOSTAL
Pentecostal, quer dizer : Um Pente prá coçar as costas.
Neopentecostal é a mesma coisa, só que o pente tem neon.
Klatu Barada Niktu.
2007-02-02 12:08:11
·
answer #6
·
answered by Ummita 2
·
1⤊
2⤋
só conheço pentecoste que é o afivamento do Espirito Santo.
2007-02-02 12:04:43
·
answer #7
·
answered by pescador de almas 4
·
0⤊
1⤋
Pra mim é tudo tomador de dinheiro e fanáticos!
2007-02-02 12:02:53
·
answer #8
·
answered by peraxica 5
·
1⤊
2⤋
NEOPETENCOSTAL é o PETENCOSTAL que ainda não se converteu por inteiro, desculpe a brincadeira,tem outra NEOPETENCOSTAL,são os que estão no meio,eu por exemplo creio na manifestação do ISPÍRITO SANTO,com ordem e decência,esse são os NEO,com gritaria são os PETEN...A piada do meio convertido ouvi de umPETENCOSTAL.
2007-02-02 12:17:34
·
answer #9
·
answered by Leilinha 2
·
0⤊
2⤋